ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
Dissertações: ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegoapes • 27/3/2014 • 353 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Arrumando o Chão da Fábrica
O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. A preocupação original foi eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias e aumentar a produtividade. Foi iniciada pelo engenheiro Frederick W. Taylor, provocando uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época.
Taylor (1856-1915), nasceu na Filadélfia, EUA, inicio sua carreira como operário até chegar como engenheiro. (SHOP MANAGEMENT) Taylor começou por baixo, junto com os operário no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas e concluiu que se o operário mais produtivo percebe que o colega menos produtivo recebe a mesma remuneração, acaba se acomodando, e produzindo menos que sua capacidade. Daí a necessidade der criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Taylor diz que:
1. Pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.
2. Aplicação de métodos científicos que permitam o controle das operações fabris.
3. Selecionar cientificamente os empregados e colocá-los em postos com condições adequadas de trabalho.
4. Devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões.
5. A Administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores.
(THE PRINCIPLES OG SCIENTIFIC MANAGEMENT) Quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo. Taylor dizia que as indústrias de sua época padeciam de 3 males:
1. Vadiagem sistemática dos operários
• O engano de achar que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego.
• O sistema defeituoso de forçar a ociosidade no trabalho para proteger interesses pessoais.
• Os métodos empíricos ineficientes onde a desperdício de esforço e tempo dos operários.
2. Desconhecimento da rotina do trabalho por parte da gerência.
3. Falta de uniformidade das técnicas de trabalho.
Para acabar com esses males, Taylor idealizou a Administração Científica, que segundo ele é uma evolução e não teoria é uma combinação de: “ Ciência em lugar de empirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não individualismo. Rendimento máximo em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade.”
...