ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Artigos Científicos: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2013MLAS • 27/9/2013 • 7.882 Palavras (32 Páginas) • 279 Visualizações
SUMÁRIO
Conteúdo
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO DAS EMPRESAS 3
OBJETIVO ECONÔMICO E FINANCEIRO 3
ANÁLISE, PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO 4
MÉTODOS DE TRIBUTAÇÃO 6
SIMPLES NACIONAL – Super Simples 6
LUCRO PRESUMIDO 7
LUCRO REAL 8
COMPENSAÇÃO DE PREJUÍZOS 10
TIPOS DE NEGÓCIOS 11
Sociedade Simples 11
Sociedade em Nome Coletivo 12
Sociedade em Comandita Simples 12
Sociedade por Ações 13
Sociedade Cooperativa 13
Sociedade Limitada 14
ORÇAMENTO DE CAPITAL 18
TIPO DE GASTO DE CAPITAL 19
MÉTODOS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: SEM RISCO 20
TAXA MÉDIA DE RETORNO (TMR) 20
PERÍODO DE RECUPERAÇÃO DE INVESTIMENTO (PAYBACK) 22
VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) 24
ÍNDICE DE LUCRATIVIDADE (IL) 27
TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 28
CONCLUSÃO 30
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31
INTRODUÇÃO
A Administração Financeira está estreitamente ligada à Economia e Contabilidade. A Administração Financeira pode ser vista como uma forma de economia aplicada que se baseia amplamente em conceitos econômicos. A Administração Financeira também aproveita certos dados da Contabilidade, outra área da Economia aplicada.
OBJETIVO DAS EMPRESAS
Para administração financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado.
O investimento feito por proprietários de empresas devem produzir um retorno compatível com o risco assumido.
A geração de lucro e caixa é importante para que uma empresa cumpra sua função social
OBJETIVO ECONÔMICO E FINANCEIRO
Maximização de seu valor de mercado com a geração contínua de lucro e caixa,
executando atividades inerentes ao seu objetivo social e gerenciando (planejando e controlando) adequadamente os investimentos.
Atividades Empresariais
Segundo a natureza:
> operações
> investimentos
> financiamentos
Atividades de operações: existem em função do negócio da empresa.
Atividades de investimentos: relativas a aplicações de recursos em caráter temporário ou permanente.
Atividades de financiamentos: refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos.
Funções do administrador financeiro
a) análise, planejamento e controle financeiro
b) tomadas de decisões de investimento
c) tomadas de decisões de financiamentos
ANÁLISE, PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações.
Decisões de Investimentos
Destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes, considerando a relação adequada de risco e retorno.
Decisões de Financiamentos
Captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos, considerando a combinação adequada dos financiamentos de curto e à longo prazo e a estrutura de capital.
Regime de Competência e Regime de Caixa
Regime de Competência: as receitas são reconhecidas no momento da venda, e as despesas, quando incorridas; coincide com o ciclo econômico.
Regime de Caixa: as receitas são reconhecidas no momento do efetivo recebimento, e as despesas, no momento do efetivo pagamento.
Ao longo do tempo, todas as receitas e despesas (operacionais e não operacionais) serão recebidos pagos em dinheiro ou foram antecipadamente recebidos ou pagos.
Regime de Competência: o registro do documento se dá na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, não importando quando vou pagar ou receber). A Contabilidade se utiliza do Regime de Competência, ou seja, são contabilizados como Receita ou Despesa, os valores dentro do mês de Competência (qdo Gerados), na data onde ocorreu o fato Gerador, na data da realização do serviço, material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando vou pagar ou receber, mas sim quando foi realizado o ato.
Regime de Caixa: diferente do regime de competência o Regime de Caixa, considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária.
Porém para se medir os resultados de uma companhia, recomendo que se utilize do Regime de Competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas, as despesas realizadas, também considera-se a depreciação, que no Regime de Caixa não se considera.
E talvez a depreciação do bens parece não ser importante, mas é, uma vez que no futuro você precisará repor esse bem, por isso há necessidade de averiguar se o que você ganha hoje, o seu lucro, cobre também essa depreciação.
...