ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Artigo: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nelcael • 27/3/2015 • 1.381 Palavras (6 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP INTERATIVA
ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
PROF. WAGNER LUIS VILLALVA
EDSON FERREIRA DANTAS RA 373496
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Desenvolvimento de um Relatório com os riscos e os impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas da inflação.
CURRAIS NOVOS
2014
Sumário
1 - INTRODUÇÃO 3
2 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 4
3 - ÊNFASE EM FLUXO DE CAIXA 4
4 - INSTITUIÇÕES E MERCADOS FINANCEIROS 5
5 - INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 5
6 - MERCADOS FINANCEIROS 5
7 - RISCO E RETORNO 6
8 - ANÁLISE DE INVESTIMENTO 7
9 - ANÁLISE ENTRE PROJETOS DE INVESTIMENTOS 7
10 - CONCLUSÃO 8
11 - BIBLIOGRAFIA 10
1 – INTRODUÇÃO
A avaliação das finanças de qualquer empresa expõem qual é a real situação financeira. O conhecimento de finanças é ou deve ser de interesses de todas as áreas da empresa, desta maneira o processo de decisões futuras poderá maximizar a riqueza ou o valor total do negocio.
Neste trabalho será possível observar alguns conceitos que um administrador financeiro precisa saber sobre o mercado financeiro e como analisar os impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas da inflação.
2 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Visando o desenvolvimento e o crescimento das atividades empresarias, a administração financeira ajuda a empresa a conduzir sua situação financeira para assim evitar gastos desnecessários.
Como isso seu principal objetivo é a maximização de seu valor de mercado, pois os seus proprietários esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados, econômicos e financeiros. Acima de tudo busca o controle da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros.
Suas principais atribuições são:
- Analisar, Planejar e Controlar a área financeira
- Tomada de decisões de Investimentos e Financiamentos
Para isso cada atribuição deve ser rigorosamente analisada utilizando informações que estão nos demonstrativos abaixo;
- Balanço Patrimonial
- Demonstração do Resultado do Exercício
- Fluxo de Caixa
3 - ÊNFASE EM FLUXO DE CAIXA
A ênfase em fluxos de caixa é uma das funções do administrador financeiro, ele deve ter a capacidade de planejar os fluxos de caixa para que a empresa cumpra suas obrigações e adquira os ativos necessários para alcançar seus objetivos e obter um fluxo de caixa suficiente para saldar suas obrigações.
Os administradores financeiros avaliam as demonstrações contábeis, produzem dados adicionais e tomam decisões com base em sua avaliação dos retornos e riscos correspondentes.
Qualquer que seja a atividade, uma empresa é avaliada como tomadora de grandes decisões. E para cada tomada de decisão financeira apresenta: Risco e Retorno, e fundamentos de decisão.
Um retorno de um investimento é medido como o total de ganhos ou perdas dos proprietários durante um determinado período de tempo, ou seja, maior ou menor o risco, na mesma proporção será o retorno.
Tanto o retorno quanto o risco devem ser aferidos pelo administrador financeiro ao avaliar as alternativas de decisão.
E seus fundamentos estão baseados nas decisões financeiras: Investimentos, Financiamento e Lucro.
4 - INSTITUIÇÕES E MERCADOS FINANCEIROS
Grandes empresas necessitam de fundos permanentes. E elas podem obtê-los através de três fontes externas:
1) Instituições Financeiras: recebem as poupanças e transferem para os que necessitam de recursos.
2) Mercados Financeiros: os ofertantes e demandantes de fundos de diversos tipos podem transacionar entre si.
3) Colocações Fechadas: Empresas fazem empréstimos para outra que esteja necessitando de recurso, sem fazer abertura de serviço financeiro como as Instituições e o mercado financeiro.
5 - INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Atuando como intermediarias as instituições financeiras promove a canalização das poupanças de indivíduos, empresas e órgãos do governo para empréstimos ou aplicações.
6 - MERCADOS FINANCEIROS
Os mercados financeiros são fóruns nos quais os fornecedores e demandantes de fundos podem transacionar diretamente. Ao contrário das instituições financeiras que os empréstimos e aplicações são feitas sem o conhecimento dos fornecedores de findo
(poupadores), no mercado financeiro eles conhecem o destino dos seus empréstimos e aplicações.
Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.
Resposta: O administrador financeiro analisa cada investimento a fim de maximizar o capital da empresa, devendo ter a convicção de que se tudo ocorrer como o esperado á segunda opção trará um retorno maior, porém de acordo com o risco esperado o preço das ações poderão
...