ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS
Ensaios: ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelamms • 3/3/2015 • 681 Palavras (3 Páginas) • 576 Visualizações
Universidade Cruzeiro do Sul
Licenciatura em Pedagogia
“ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS”
Angela Maria Miranda Silveira
Mogi Guaçu
2014
Angela Maria Miranda Silveira
“ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS”
Trabalho desenvolvido para a disciplina Pensamento, Linguagem e o Desenvolvimento da Criança. Como parte da avaliação referente ao curso de Licenciatura em Pedagogia. Professor (a): Thailla Lopes
Mogi Guaçu
2014
ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS
A inclusão de crianças aos seis anos de idade no Ensino Fundamental é uma determinação do governo federal. O Ministério da Educação (MEC) considera um avanço para esse número de alunos, trazendo como proposta a melhoria no desempenho escolar ao longo da vida estudantil.
A lei 11274 de 2006 foi alterada de oito para nove anos o Ensino Fundamental, e a emenda Constitucional n°59/09 determina que até 2016 crianças entre quatro e cinco anos deverão estar matriculadas na pré-escola integrando a Educação Infantil à Educação Básica.
Na transição de uma fase para outra, a criança encontra uma situação bem diferente ao que era acostumada. Correr, brincar, ir ao parque, e ter mais liberdade para ir ao banheiro e beber água, serão situações mais controladas. É preciso que haja um processo significativo para que transcorra com harmonia levando em conta o bem estar do aluno.
A importância de um espaço adequado para brincadeiras e interações sociais deve fazer parte do cotidiano. Sendo possível compreender a garantia do acesso escolar, configura-se que tal objetivo é melhorar a progressão da alfabetização e letramento desse público. Para que a mudança possa ser positiva além das modificações estruturais, é preciso focar no ser humano como um todo, valorizando seu aprendizado, sua imaginação, a expressão e a convivência com os demais, para que seu desenvolvimento não fique prejudicado.
No entanto, é necessário destacar que, a mudança para ser positiva além da modificação de caráter estrutural, a formação do professor é extremamente importante para que ele cresça profissionalmente trazendo resultados no desenvolvimento cognitivo do educando.
Conclusão em resposta às questões propostas diante do tema:
Toda mudança em si traz medo e ansiedade, porém os profissionais envolvidos devem estar preparados para recebê-los, respondendo não só as expectativas destes, mas também aos pais que sofrem tanto quanto eles. A criatividade, o cuidado e o espírito crítico do docente junto ao currículo pedagógico deverão ir de encontro daquilo
...