ALGORITHM ATPS O conceito fundamental de programação
Projeto de pesquisa: ALGORITHM ATPS O conceito fundamental de programação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafavpedroso • 4/12/2014 • Projeto de pesquisa • 818 Palavras (4 Páginas) • 351 Visualizações
Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas
Engenharia de Controle e Automação
Anhanguera FAC3
Conceito Fundamental de Programação
10 / 2014
Curso: Engenharia de Controle e Automação
Disciplina: Algoritmo e Programação
Título do Trabalho: Conceito fundamental de Programação
Professor: Regina Atmanandi
Turma: 1º Semestre Noturno
Alunos:
Lucas Evandro de Freitas RA: 8870412151
Marcelo Gonçaves Vidal RA: 9025455700
Introdução
Este trabalho tem por finalidade entendermos um pouco sobre Algoritmos e Programação, onde foi apresentado o desafio de mostrar o Conceito de Algoritmo sua linguagem em referência a língua humana que simplesmente são passos bem descritivos para se comandar uma operação, exemplo é um livro de receitas.
ATPS ALGORITMO
Conceito Fundamental de Programação
1. Noção de Algoritmo
Um algoritmo é um esquema de resolução de um problema. Pode ser implementado com qualquer sequência de valores ou objetos que tenham uma lógica infinita, ou seja, qualquer coisa que possa fornecer uma sequência lógica. Embora tenhamos que usar um algoritmo prévio na nossa língua não esquecemos a lógica que queremos dar ao programa e será menos comum o aparecimento de erros. Por exemplo, linguagem humana, "Se for verdade isso, acontece isto, senão acontece aquilo"), linguagem da máquina, IF isso; THEN isto; ELSE aquilo.
2. Pseudolinguagem
Emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos. Português Estruturado obedece ao que está definido no diagrama de blocos, pois é ele a representação gráfica da lógica de um programa. Porém, sempre deverá ser relacionado com todas as variáveis que serão utilizadas dentro do programa. Este relacionamento, além de definir os tipos de dados que serão utilizados, define também o espaço de memória que será necessário para manipular as informações fornecidas durante a execução de um programa. Tipos Básicos: Inteiro, Real, Caracter, String, Lógico.
3. Estrutura de um programa
O andamento de um programa depende do tipo de linguagem utilizada para fazer o programa. Contudo, mais ou menos todas as linguagens de programação se baseiam no mesmo princípio:
O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por conseguinte, de cima para baixo) até encontrar uma instrução (chamada às vezes instrução de ligação) que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa e este parar.
Exemplo:
Início (Aqui alertamos onde começa as instruções)
Var (Aqui colocamos as variáveis para inserir seus valores e relacionar aos comandos)
X, num1, num2: real (variáveis que participaram dos comandos)
Num1(10) + num2(20) = x(30) (conceito da visão de algoritmo quando interpretado pelo compilador)
Fim (se encerra os comandos)
4. Tipos Primitivos para representação de dados variáveis
Variável, como o nome indica, é um dado que tem a possibilidade de variar, ou seja, ter seu valor alterado durante a execução do algoritmo. As variáveis do tipo caracter sempre devem ser colocadas entre aspas ("). Exemplo: "Isto é uma variável caracter".
5. Operadores
...