ANALISE DE RISCO
Por: PAULOROBSON • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.799 Palavras (8 Páginas) • 337 Visualizações
Sumário
1-0 - Introdução
2.0 - Analises de Riscos
2.1 - Risco
3.0 – Técnicas de Analises de Risco
3.1 - Analise Preliminar de Risco
3.2 - Método de Analise Preliminar de Risco
3.3 - Identificação dos Agentes agressivos
3.4 - Inspeção Planejada
4.0 - Avaliação de Risco
4.1 - Métodos de Avaliação de Risco
4.2 - Aceitabilidade dos riscos
5.0 - Metodologia e Analises de Prevenção de Acidentes
5.1 - What If
5.2 - Analises de Arvore de Falhas ( AAF )
5.3 - Técnica do Incidente Critico (TiC)
5.4 - Métodos de Analises Corporativas.
5.5 - Método de Analise do Registro de Ocorrência
6.0 - Conclusão
1-0 - Introdução
O tema segurança no trabalho é muito complexo em relação a metodologias de analises e critérios para avaliações e interpretações de diversas ocorrências, em plena atualidade em que estamos vivendo, a condição em que as empresas estão se colocando no mercado a respeito destes itens, esta cada vez mais valorizada. Com isso o campo de desenvolvimentos de técnicas destinadas a estes fins são de crescimento e inovações constante, o que cabe a nos tomarmos conhecimento o mínimo possível de algumas destas técnicas.
Veremos de uma forma resumida algumas destas técnicas de analises, seus processos de avaliação e alguns tipos de metodologias aplicadas neste conceito, a fim de estabelecer uma condição mais segura e cômoda para execução de trabalhos cada vez mais complexos que determinam nossos processos industriais.
Veremos trechos de texto explicando de forma dissertativa algumas destas técnicas, conceito em que após realizada a pesquisa o que tomamos consciência de cada técnica e sua metodologia, impostas atualmente na maioria dos centros industriais.
2.0 - Analises de Riscos
Primeiramente determinaremos o que se entende como risco, e o que leva uma pessoa a correr algum tipo de Risco direto ou indiretamente,
2.1 - Risco - E a probabilidade de perdas ou danos a uma pessoa, ou até mesmo a equipamentos em função de um determinado período de tempo, e da frequência de ocorrência de um acidente. O risco é um efeito adverso constituído de morte, doenças, danos ambientais, danos materiais e até mesmo a danos psicológicos.
Retirado de : https://osha.europa.eu/pt/topics/riskassessment/definitions.eu
Acesso em 02/05/2014
3.0 – Técnicas de Analises de Risco
3.1 - Analise Preliminar de Risco
Analise preliminar de risco ( APR ) Consiste em uma investigação antecipada e detalhada de todas as fases do trabalho, afim de detectar possíveis problemas que poderão vir a acontecer durante a execução da atividade.
Retirado de : http://segurancadotrabalhonwn.com/ acesso em 02/05/2014
3.2 - Método de Analise Preliminar de Risco
E possível utilizar esta analise antes de outros métodos mais detalhados de identificação de riscos, que muitas vezes são utilizados no decorrer da vida útil de uma planta.
A Analise Preliminar de Risco (APR) sua utilização é indicada na fase inicial, ou seja, de desenvolvimento das plantas de processo, esse método não exclui a necessidade do uso de outras avaliações de Risco, As principais vantagens da APR são: Identificar e conscientizar a equipe de trabalho ou de projetos dos perigos em potencial e identificar e desenvolver diretrizes e critérios para a equipe de desenvolvimento de processos dar continuidade aos projetos, dessa forma os principais perigos podem ser eliminados, minimizados e controlados.
Para realizar a APR é necessário uma listagem dos perigos associados aos elementos que compõe o sistema, como é definido no inicio do projeto. Os elementos que são definidos neste estagio são:
- Matérias primas, intermediários e finais
- Equipamentos de processo
- Interface entre componentes
- Ambiente operacional
- Operações ( teste, manutenção, procedimentos de emergência )
- Instalações ( prédios e Terrenos )
- Equipamentos de Segurança ( EPC )
Retirado de : Delta Segurança do Trabalho http://www.deltasegurancadotrabalho.com/
Acesso em 02/05/2014
Temos varias técnicas que auxiliam a APR, como citamos acima a melhor aplicação da APR é propriamente dito em um START UP de uma planta, veremos algumas dessas técnicas auxiliares , seus métodos de aplicação e suas bases de analises.
3.3 - Identificação dos Agentes agressivos
Para uma analise construtiva de riscos é primordial a analise e identificação dos agentes agressivos que podem ser os seguintes riscos:
- Mecânicos
- Gravitacionais
- Elásticos
- Térmicos
- Biológicos
- Ergonômicos
- Sonoro
- Radiante
3.4 - Inspeção Planejada
A inspeção planejada é uma das melhores ferramentas técnicas para identificar os perigos e avaliar seus riscos, antes que acidentes ou situações piores ocorram.
A inspeção consiste em uma analise de equipamentos materiais e ambientes de acordo com os padrões estabelecidos pela empresa, também pode identificar praticas de trabalhos inseguras fora de padrões, ou parâmetros de processo.
...