ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM SIGA-A E MOODLE
Por: Clara Maryanna • 17/7/2017 • Relatório de pesquisa • 1.472 Palavras (6 Páginas) • 412 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFOMAÇÃO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A EDUACAÇÃO A DISTÃNCIA
TUTOR Á DISTÂNCIA: DR. ANTÔNIO OSEAS
TUTOR PRESENCIAL: REINALDO ADRIANO MACÊDO
Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul
CEP 64001-280 – Teresina PI
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) SIGAA E MOODLE.
CLARA MARIANA SILVA SOARES
POLO:ELESBÃO VELOSO –PI
1. INTRODUÇÃO
Considerando o grande impulso do favorecimento ao acesso à educação e de diferentes níveis e formas de aprendizagem, a educação a distância (EAD) tem evoluído extraordinariamente nos últimos anos. Os processos estão cada vez mais, se articulando através dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), dando novas oportunidades para educadores e alunos no intuito de dá a esse acesso as informações e trabalharem de forma cooperativa.
De acordo com Almeida (2004), ambiente virtual relaciona-se a sistemas computacionais, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação. Estes ambientes permitem integrar múltiplas mídias e recursos, apresentam informações de maneira organizadas, proporcionam interações entre pessoas e objetos de conhecimento, visando atingir determinados objetos.
No contexto acadêmico, é óbvio que as tecnologias de informação e comunicação (TICs), na EAD têm contribuído muito para o melhor aproveitamento da aplicação das potencialidades dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. E esses têm como objetivos facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso, habilitando-os para enfrentar o mercado de trabalho.
Considerando o grande desafio de educar e, principalmente, o de educar a distância, torna-se imperativo que as instituições de ensino, independente de sua natureza, trabalhem em projetos de Educação a Distância focados na mudança de paradigmas e no surgimento de uma nova cultura sobre essa modalidade de ensino, que se apresenta como tendência consolidada em um processo irreversível.
Assim, a utilização desses recursos são necessários e eficazes, pois em se tratando do cenário tecnológico é fundamental tanto para alunos e professores terem conhecimento para realizar tarefas e desenvolver estratégias de aprendizagem por meio da tecnologia da informação e a utilização de AVAS.
Os AVAS podem ser empregados como suporte para sistema de educação a distância, bem como servir de apoio às atividades presenciais de sala de aula ou diferentes ambientais por meio da internet ou intranet. Na realização deste trabalho foram considerados os AVAS SIGAA e MOODLE nas seguintes seções a seguir.
2 REFRENCIAL TEÓRICO
2.1 Sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas-sigaa
O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) foi um dos sistemas da UFRN que surgiu no meado de 2006, para facilitar o acesso às informações das turmas, disciplinas e das atividades de sala de aula. Através deste sistema, alunos e professores interagem virtualmente tendo como opções fóruns de discussão e turmas virtuais, podendo ter acesso às informações disponíveis pelo sistema por meio de qualquer computador.
Além disso, pode ser usados por todos os discentes, docentes e servidores técnicos administrativos que apoiam atividades de ensino. E em 2009 começou a ser usado em outras universidades federais brasileiras através de convênios de cooperação, que deram início ao que atualmente é chamado de Rede de Cooperação IFES.
Faz parte do sistema de informação web corporativo que informatiza os procedimentos da área acadêmica através de módulos de graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil. É administrado em turma virtual, local no qual todas as informações de uma determinada turma são acessadas e gerenciadas, e tem como objetivo principal aumentar a interação entre alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem.
O SIGAA possui várias extensões e, é um dos mais modernos projetos acadêmicos em vigor no momento. Desde sua criação, tem angariado uma forte credibilidade, havendo a possibilidade de ser incorporado nos sistemas acadêmicos de outras universidades federais brasileiras.
2.2 MOODLE
O moodle é um ambiente virtual organizado em diferentes áreas de trabalho com distintas funcionalidades, permitindo que os usuários possam criar recursos, gerenciá-los e participar de maneira colaborativa na execução de trabalho, tarefas, pesquisas e projetos. Permite ainda à adequação das necessidades das instituições e dos usuários, isto acontece por ser um ambiente open source que ao ser utilizado e modificado por várias pessoas do mundo recebe contribuições de melhorias e novas ideias de funcionalidade, ajudando para o aperfeiçoamento do sistema.
Os alunos na educação à distância precisam ter hábitos diferentes dos alunos presenciais, eles devem possuir a cultura de participação, trabalho em grupo, em colaboração e interagir com os outros participantes. O tutor também tem uma grande responsabilidade na EAD, ele é responsável em configurar o ambiente a ser utilizado assim como orientar os alunos.
Funciona como um Software livre de apoio à aprendizagem, desenvolvido em php e com banco de dados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase, através da colaboração da comunidade virtual. Foi desenhado por um educador e informático, Martin Dougiamas criador e diretor de desenvolvimento -, baseando-se nos princípios do “construtivismo social”. Distribui-se sob licença Open Source: é livre para carregar, usar, modificar e até mesmo distribuir (sob a condição do GNU).
Conforme os autores Ribeiro e Mendonça (2007):
O AVA Modular Objet Orient Distance Leorning (Moodle) é uma plataforma, Open Souces, ou seja, pode ser instalado, utilizado, modificado e mesmo distribuído. Seu desenvolvimento objetiva, o gerenciamento de aprendizado e de tralho colaborativo em ambiente virtual, permitindo a criação e administração de cursos on-line, grupos
de trabalho e comunidades de aprendizagem.
Estes ambientes são utilizados para dar o apoio necessário no desenvolvimento de cursos a distância, a seleção do conjunto de funcionalidades de um AVA, configuradas pelo tutor para serem disponível em um curso, assim como a maneira de utilizar estas funcionalidades garante o sucesso do ambiente na educação a distância e permite a busca de novos domínios e novos públicos para a EAD.
...