ANÁLISE CRÍTICA DE UMA OBRA ARQUITETÔNICA: FRANK LLOYD WRIGHT
Dissertações: ANÁLISE CRÍTICA DE UMA OBRA ARQUITETÔNICA: FRANK LLOYD WRIGHT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernanda2309 • 20/3/2015 • 817 Palavras (4 Páginas) • 1.813 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA – UNIFOR – MG
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
FERNANDA MAYARA DE ANDRADE
ANÁLISE CRÍTICA DE UMA OBRA ARQUITETÔNICA:
FRANK LLOYD WRIGHT
FORMIGA – MG
2012
FERNANDA MAYARA DE ANDRADE
Trabalho onde foi realizada uma análise crítica de uma obra arquitetônica do arquiteto Frank Lloyd Wright. Sendo o mesmo apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR- MG, com o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento e o interesse crítico sobre os arquitetos modernistas.
Orientador: Clésio Barbosa Lemos Júnior
FORMIGA – MG
2012
A casa Robie
Desenhado e construído entre 1908-1910, a Casa Robie para o cliente Frederick C. Robie e sua família foi um dos primeiros projetos de Wright. Influenciado pelo plano, a paisagem expansiva pradaria do Midwest americano onde cresceu, o trabalho de Wright redefiniu imobiliário americano com a casa de estilo Prairie. Segundo Wright, “A Prairie tem uma beleza própria e nós devemos reconhecer e acentuar essa beleza natural, o nível de seu silêncio. Assim, com telhados levemente inclinados, baixas proporções, as linhas de céu calmo, reprimida set-pesado chaminés e saliências abrigadas, terraços baixo e para fora de longo alcance seqüestro paredes jardins privados.
A Casa Robie cria um arranjo inteligente dos espaços públicos e privados, lentamente, distanciando-se da rua em uma série de planos horizontais. Com a criação de sobreposições de planos, com este gesto, permitiu o espaço interior expandir para o exterior enquanto continuava dando espaço a nível de gabinete. Este jogo de espaços privados foi solicitado pelo cliente, onde ele insistiu na idéia de “ver os seus vizinhos sem ser visto.” Wright abordou especificamente o pedido com um balanço sobre o enorme alpendre virado para o oeste que se estendiam para fora 3m do seu mais próximo elemento estrutural.
Como é visto em muitos dos projetos de Wright, a entrada da casa não se distingue claramente, à primeira vista, devido ao fato de que Wright acreditava que a procissão em direção à casa deve envolver uma viagem. Wright também expressou a importância do forno em uma casa com uma lareira que separava a sala de estar e de jantar que é aberta ao limite acima da lareira da sala de bilhar e sala de jogos. O programa da casa inclui uma sala de estar, sala de jantar, uma cozinha, uma sala de bilhar, quatro quartos, que são definidos ao mesmo tempo que flui para o outro.
Os quartos foram determinados através de um sistema de grade modular. Wright, entretanto, não usa a janela padrão em seu projeto, mas usou “telas de luz”, que eram compostos de pedaços de vidro transparente e colorido, geralmente com representações da natureza. O objetivo destas janelas foi permitir que a luz em casa e ainda dando uma sensação de privacidade. Existem 174 janelas de vidro da arte na Casa Robie feitas de chapa de vidro polido, vidro catedral, e cobre- Folheado cames zinco, que são as juntas de metal que prendem o vidro no lugar. As saliências das janelas na fachada
...