ANÁLISE DE INVESTIMENTO
Trabalho acadêmico: ANÁLISE DE INVESTIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amanda2121 • 17/5/2014 • Trabalho acadêmico • 1.321 Palavras (6 Páginas) • 213 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP
CENTRO EDUCACIONAL A DISTANCIA
POLO: ARAGUAINA-TOCANTINS
CURSO: CIENCIAS CONTABEIS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
ARAGUAINA-TO ABRIL – 2013
UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP
CENTRO EDUCACIONAL A DISTANCIA
POLO: ARAGUAINA-TOCANTINS
CURSO: CIENCIAS CONTABEIS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DISCIPLINA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
ALUNOS: LUMA DE SOUSA SILVA RA: 294586
ROSEILDO COSTA SANTOS RA: 339056
SILVIA NAOMI S MIAKE: 386073
WANDERLEILA MIRANDA DE SOUSA LIMA RA: 336871
Trabalho para avaliação na disciplina de Análise de Investimentos, do curso de Ciências Contábeis, turno Noturno, 5ª Série da Universidade ministrada pela Rozana Carvalho Pereira.
INTRODUÇÃO
Temos como objetivo principal a elaboração de cálculos econômico-financeiros dos demonstrativos contábeis da empresa, com a finalidade de desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando competência crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação.
A análise de um projeto de investimento, de uma empresa fictícia do ramo de alimentos (lanchonete), para que possamos efetuar os cálculos de analise de investimento, fim de percebermos se o projeto é viável ou não, com a concepção de conseguirmos o conhecimento necessário e constante nosso dia a dia. A compreensão destes quesitos é de grande importância a estruturação da análise e utilização das ferramentas, para o entendimento e desempenho profissional no mundo atual.
Apresentaremos ATPS em etapas, denominadas de “Passos”, que consiste numa definição resumida do conteúdo e conclusão evidente para a análise da empresa.
ETAPA 1: ANALISE DE INVESTIMENTOS - CONTEÚDO
1.1: O CONCEITO DE INVESTIMENTO
Investimento é a aplicação de capital o intuito de obter um retorno futuro superior ao aplicado em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva. (instalações, máquinas, transportes, infraestrutura), ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza a taxa de lucro sobre o capital supera ou pelo menos é igual à taxa de juros.
Investimento é toda a aplicação com objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
1.2: INVESTIMENTOS RELACIONADOS A APLICAÇÕES FINANCERAS
Com a expectativa de aumentar duas receitas a empresa faz aplicações no mercado de capitais afim de que os ativos adquiridos lhe tragam algum retorno financeiro no curto, médio ou longo prazo.
1.3 PRINCIPAIS APLICAÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL
As principais aplicações financeiras disponíveis no Brasil São:
CDB;
Caderneta de Poupança;
Debêntures;
Ações de empresas;
Fundos de investimentos;
Títulos públicos
Esses investimentos podem ser classificados em renda fixa ou renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável.
RENDA FIXA
A renda fixa são investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente. Ao contrário do que se pensa os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós-fixados. Exemplo:
• Aplicações pré-fixadas;
• Aplicações pós-fixadas;
• Taxa Selic;
• CDI.
RENDA VARIÁVEL
A renda variável são investimentos nos quais pode haver perda do montante inicialmente investido além da perda de juro ou rendimentos. Assim, são aplicações mais arriscadas que as de renda fixa.
1.4: TECNICAS DE ANALISE DE INVESTIMENTO
PAYBACK
- Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo;
Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de período de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade.
VPL é uma análise que te dá o retorno em valor real.
- Não considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes;
- Não considera os fluxos de caixa após o período de payback.
VPL
- Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA;
- Podem considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto*;
-
TIR
- Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA;
- Pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto*;
- Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de período de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade.
TMA
A Taxa Mínima de Atratividade deve representar o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto. Em geral, essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor ou, ainda, o custo das oportunidades perdidas, o chamado “custo de oportunidades”, já que esses recursos poderiam ser utilizados em outro investimento.
...