APLICAÇÃO DE REAÇÕES DE ÓXIDO-REDUÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Ensaios: APLICAÇÃO DE REAÇÕES DE ÓXIDO-REDUÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sassa2104 • 21/11/2014 • 2.264 Palavras (10 Páginas) • 977 Visualizações
“APLICAÇÃO DE REAÇÕES DE ÓXIDO-REDUÇÃO
NA ÁREA DA SAÚDE”
SUMÁRIO
1. REAÇÕES QUÍMICAS 04
1.1 Equações Químicas 05
1.2 Tipos de Reações 06
2. REAÇÃO DE OXIRREDUÇÃO 08
2.1 Numero de Oxidação 09
3. APLICAÇÃO DAS REAÇÕES REDOX NA AREA DA SAÚDE 10
4. CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14
1. Reações Químicas
Uma reação química é um processo que leva à transformação de um conjunto de substâncias químicas para o outro, A digestão, o crescimento de uma criança, a produção de polímeros a partir do petróleo são resultados de reações químicas muito comuns no dia.
Classicamente, as reações químicas abrangem as mudanças que envolvem apenas as posições dos elétrons na formação e quebra de ligações químicas entre os átomos, sem alteração dos núcleos (sem alteração para os elementos presentes), e muitas vezes podem ser descrita por uma equação química.
As substâncias inicialmente envolvidas em uma reação química são chamadas de reagentes. As reações químicas são geralmente caracterizadas por uma alteração química, e estas produzam um ou mais produtos, que têm geralmente propriedades diferentes dos reagentes.
Reações geralmente consistem de uma seqüência de sub-etapas individuais, as chamadas reações elementares, e as informações sobre o curso de ação exato é parte do mecanismo de reação. As reações químicas são descritas com equações químicas, as quais apresentam graficamente os materiais de partida e os produtos finais e, por vezes, os produtos intermediários e as condições reação. As reações químicas acontecem a um ritmo de reação característica a uma determinada temperatura e concentração de produtos químicos, e reações rápidas são freqüentemente descritos como espontâneas, sem necessidade de entrada de energia extra que não seja a energia térmica. Reações não-espontâneas acontecem tão lentamente que exigem a entrada de algum tipo de energia adicional (tal como o calor extra, luz ou eletricidade), a fim de acontecerem em escalas de tempo humanos, sendo esse, o processo no qual uma ou mais substancias se convertem em outras substancias.
1.1 Equações Químicas
No nosso dia a dia usamos vários símbolos para representar idéias, informações, conteúdos, obrigações, ordens e leis de forma mais simplificada; como, por exemplo, as notas musicais, os sinais das placas de trânsito, os símbolos matemáticos e assim por diante. Na Química isso também ocorre. As reações químicas, ou fenômenos químicos, em que há a mudança da constituição da matéria, são representados por Equações Químicas.
Na equação química, colocamos os elementos que estão envolvidos na reação, de forma abreviada, e como ela aconteceu, através de símbolos já padronizados. As equações químicas representam a escrita usada pelos químicos e de forma universal, ou seja, é a mesma em qualquer país.
As substâncias que participam da reação química são chamadas de produtos ou reagentes na equação química.
Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir sofrer a transformação.
Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química.
Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio formando duas moléculas de água.
2H2 + O2 → 2 H2O
reagente → produto
O H2 e o O2 são reagentes e H2O é o produto.
Para representar a reação química, utiliza-se uma seta apontando para o lado direito, indicando a transformação.
Equação Química: 2 H2 + O2 → 2 H2O
Coloca-se como símbolo de cada substância a sua fórmula molecular, em que o número subscrito do lado direito do número é denominado índice e indica a quantidade de átomos de cada elemento que está presente naquela molécula.
Além disso, indica-se também a proporção em que essas substâncias reagem por meio dos coeficientes estequiométricos, ou seja, dos números escritos antes das fórmulas. Quando o índice ou o coeficiente é igual a 1, não é necessário escrevê-lo.
1.2 TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS
Existem quatro principais tipos de reações químicas, sendo eles:
• Reação de Síntese ou Reação de Adição
Em uma reação de síntese, uma ou mais substancias se combinam para formar uma substancia mais complexa.
Ex: 8Fe + S8 → 8FeS
• Reação de Decomposição ou Reação de Análise
A reação de decomposição é o oposto de uma reação de síntese, onde uma substancia mais complexa se decompõe, para se formar duas substancias mais simples.
Ex: 2H2O → 2H2 + O2
• Reação de Simples troca ou Reação de Deslocamento
Em uma reação de simples troca, um único elemento não combinado substitui o outro em um composto, ou seja, um elemento troca de lugar com outro elemento em um composto.
Ex: Mg + 2H2O → Mg(OH)2+ H2
• Reação de Dupla Troca
Em uma reação de dupla troca, os cátions e ânions de dois compostos trocam de lugar e formam dois compostos completamente diferentes.
Ex: Pb(NO3)2 + 2KI → PbI2 + 2KNO3
2. REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO
As Reações de Oxirredução (oxidação-redução) são muito comuns no mundo em que nos rodeia. Um exemplo básico da oxirredução é a combustão de combustíveis
...