APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E DO SISTEMA DE GESTÃO NA INDÚSTRIA "PARTE FUERTE"
Trabalho acadêmico: APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E DO SISTEMA DE GESTÃO NA INDÚSTRIA "PARTE FUERTE". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: spirro • 6/10/2014 • Trabalho acadêmico • 3.940 Palavras (16 Páginas) • 597 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO
ENGENHARIA DA PRODUÇÃO ENGENHARIA DE QUALIDADE E NORMALIZAÇÃO
ATPS
IMPLANTAR UM SISTEMA DE GESTÃO E CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA “PEÇA FORTE”
Santa Barbara D´Oeste - SP
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO
ENGENHARIA DA PRODUÇÃO
ENGENHARIA DE QUALIDADE E NORMALIZAÇÃO
Maike de Morais Souza – RA 3226024525
Marco Antonio Nogueira Rodrigues – RA 9855493526
ATPS
IMPLANTAR UM SISTEMA DE GESTÃO E CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA “PEÇA FORTE”
Trabalho realizado para avaliação parcial da disciplina de Engenharia de Qualidade e Normalização do curso de Engenharia da Produção.
Santa Barbara D´Oeste – 2014
RESUMO
Neste trabalho fomos contratados pela empresa “Peça Forte”, com o objetivo de implantar um Sistema de Gestão e Controle de Qualidade nesta indústria. Realizou-se um estudo de caso, com todas os dados que nos foi informado, utilizando-se das aplicações das ferramentas básicas da qualidade e das ferramentas de planejamento da qualidade, para que pudéssemos ter todo o controle dos processos produtivos, e uma definição dos indicadores da qualidade, com o objetivo de tornarmos a empresa “Peça Forte”, aceita como fornecedoras por empresas de auto peças e montadoras, apenas adotando uma nova política de Gestão de qualidade que atende as normas e padrões exigidos.
SUMÁRIO
RESUMO.................................................................................................................................03
1 ETAPA 1 “FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE”..........................................05
2 DEFINIÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA EMPRESA “PEÇA FORTE”.................10
3 PLANO DE AÇÃO ESTRUTURADO................................................................................11
4 ETAPA 2 “FERRAMENTAS PARA O PLANEJAMENTO DA QUALIDADE”...........14
5 FERRAMENTAS UTILIZADAS NA EMPRESA ANDINA RP “COCA-COLA”...........16
6 FERRAMENTAS PLANEJAMENTO NA EMPRESA “PEÇA FORTE”..........................19
7 CONCLUSÕES ..............................................................................................................20
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................20
1- ETAPA 1 “FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE”
As Ferramentas Básicas da Qualidade são recursos que auxiliam a administrar um Sistema de Gestão da Qualidade. Estas ferramentas foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. São muito úteis em atividades de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas ou oportunidades de melhoria que eventualmente são encontrados.
A busca pela correta solução dos problemas, no ambiente, empresarial é um grande desafio, pois este processo exige alocação de recursos com eficácia e eficiência, utilização de dados e fatos e possibilitar uma visão total do sistema, o que permite que outras áreas da organização contribuam com o processo.
Por isso, as organizações devem desenvolver uma sistemática para que os esforços em busca da melhoria e soluções de problemas sejam conduzidas, para a mesma direção e que o progresso destes esforços sejam acompanhado.
As ferramentas são simples para sua aplicação. Deve-se tomar cuidado para escolher a ferramenta mais apropriada para cada problema ou etapa da investigação. Estas ferramentas são conhecidas por: Brainstorming, Folha de Verificação, Histograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Gráfico de Controle, Diagrama de Dispersão.
Abaixo estão descritas cada uma delas e suas aplicações:
Broinstoming: Tempestade cerebral ou Tempestade de idéias. Consiste em estabelecer um método que permita a equipe gerar idéias, de forma criativa e rápida, buscando a solução de um problema ou a melhoria de processos.
Quando usar:
• quando queremos encorajar e fazer com a que a equipe de trabalho solte a criatividade no desenvolvimento de idéias, desprendendo-se dos padrões existentes;
• quando queremos estimular a participação de todos na geração de idéias e evitar situações de domínio ou omissão excessivas;
• quando queremos que toda equipe desenvolva a criatividade em conjunto durante a solução de um problema.
Folha de Verificação: Serve para registrar e compilar dados coletados, facilitando a identificação de tendências e principais anomalias do processo. Para aplicar a Folha de Verificação é importante responder as seguintes questões:
• Que dados queremos coletar?
• Quem será o responsável pela coleta?
• Qual o período e a frequência da coleta?
• Onde
...