APS 1 SEMESTRE
Artigo: APS 1 SEMESTRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: baldinianderson • 22/2/2015 • 425 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
O biólogo alemão Ludwig Von Bertanffy elaborou por volta de 1950 uma teoria indisciplinar para solucionar os problemas de cada ciência, e proporcionando princípios gerais (físicos, biológicos, entre outros) e modelos gerais para todas, de modo que as descobertas efetuadas em cada uma pudessem ser utilizadas nas demais.
A teoria criada foi denominada Teoria Geral dos Sistemas (TGS), e demonstra o isomorfismo das ciências, permitindo a eliminação das fronteiras e preenchimento dos espaços em branco entre elas.
A TGS é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser compreendidos isoladamente em partes. Essa teoria é baseada na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e a necessidade de integração.
Os ramos de conhecimento desde a criação da TGS passaram a ser tratados como um sistema.
ABORDAGEM CLÁSSICA
A Teoria Geral da Administração passou por um a forte e crescente ampliação do seu enfoque desde abordagem clássica (passando pela humanística, neoclássica, estrutural e behaviorista) ate a abordagem sistêmica. Na sua época a abordagem clássica havia sido influenciada por três princípios intelectuais dominantes em quase todas as ciências no inicio do século passado : reducionismo,o pensamento analítico e o mecanismo).
• REDUCIONISMO: é o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais simples, que constituem as suas unidades indivisíveis. O Reducionismo desenvolveu-se na física (estudo dos átomos), na sociologia (indivíduos sociológicos. O Taylorismo na administração é um exemplo clássico do reducionismo. O Reducionismo faz as pessoas raciocinarem como se cada raciocínio estivesse dentro de um compartimento intelectual apropriada para cada tipo de problema ou assunto. È graças a ela que existem diversas ciências.
• PENSAMENTO ANALÍTICO: é utilizado pelo reducionismo PA explicar as coisas ou tentar compreender-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, tanto quanto possível nas suas partes mais simples, que são mais facilmente solucionadas ou explicadas, para posteriormente agregar essas soluções parciais em uma solução do todo. As soluções do todo constituem a soma ou resultante das soluções das partes. O conceito de divisão do trabalho e de especialização de operário são manifestações do pensamento analítico. O pensamento analítico provém do método cartesiano de Descartes (1596-1650) tradição ocidental quando á metodologia de solução de problemas.
• MECANICISMO: é o principio que se baseia na relação de causa – e – efeito entre dois fenômenos. Um fenômeno constitui a causa de outro efeito (fenômeno), quando ele é necessário e suficiente para provocá-lo. Como a causa é suficiente para provocá-lo nada alem dela será cogitado para explicá-lo. Essa relação utiliza o que hoje chamamos sistema fechado causa e efeito não prevê exceções.
...