APS - Logistica
Casos: APS - Logistica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: natanymartins • 21/10/2014 • 4.598 Palavras (19 Páginas) • 591 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Neste semestre abordaremos o tema: Logística empresarial. A logística teve seu inicio ligado às operações militares, quando os generais necessitavam ter sob suas ordens equipes que se deslocassem na hora certa, e que cuidassem do estoque de munição e equipamentos. Segundo PIRES (2004), até pouco tempo a logística tinha uma posição secundária nas empresas, sendo responsável apenas pela expedição de produtos ou pela contratação das transportadoras. Hoje se sabe que a logística vai muito além. Ballou (2009) afirma que:
A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. (BALLOU, 2009, p. 17)
A logística na atualidade faz parte das disciplinas que atuam na alta administração das empresas, incluindo toda a parte de movimentação de produtos e informações em toda a cadeia de suprimento, por isso é de fundamental importância que empresários e administradores busquem cada vez mais o aprimoramento nesse setor.
A melhor compreensão da necessidade de coordenar suprimentos, produção, embalagem, transporte, comercialização, finanças, e outros trazem para as organizações que conseguem obter eficiência na cadeia logística uma grande vantagem competitiva sobre as demais, pois ações de logística sempre existiram nas empresas, elas estão presentes o tempo todo dentro e fora das organizações, mas um profissional preparado para atuar especificamente nessa área ainda é novidade. Indústrias de qualquer setor precisam integrar atividades básicas dos processos logísticos, como, transporte, movimentação de carga, armazenagem e gerenciamento da cadeia de suprimentos. E daí nos vem a pergunta: Por que as empresas e as pessoas ainda não vêem a extrema importância da logística?
Alguns empresários, administradores e donos de empreendimentos não percebem o quão importante é a administração de materiais no seu negócio. Não importa o tamanho desta a logística se emprega até mesmo em nosso cotidiano, como por exemplo, a armazenagem de alimento em nossa casa, se não ocorrer de maneira correta é certo que aquele alimento não terá tanta qualidade ou até será inviável para consumo. É preciso compreender o porquê ser tão fundamental o desenvolvimento desse setor no meio empresarial hoje.
A presente pesquisa limita-se ao estudo da aplicação do tema apresentado a uma empresa real, e possui como objetivo geral conhecer os processos logísticos e estrutura da empresa em questão. Tem-se como objetivos específicos caracterizar a cadeia de suprimentos; descrever os fluxos dentro da cadeia; analisar a mesma para identificar possíveis deficiências; verificar as intenções de melhorias e até sugerir estas se for viável.
A primeira parte do trabalho apresenta a introdução com o tema Logística e uma breve apresentação deste possibilitando ao leitor se situar sobre o assunto que será estudado.
No segundo tópico trata-se da fundamentação teórica onde abrangemos a Logística Empresarial como um todo. Também neste tópico abrangemos a Administração de Compras, detalhando suas funções, conceitos e elementos. O tema está construído pela pesquisa bibliográfica, os problemas e os objetivos do trabalho utilizando citações dos autores indicados pelo Plano de Ensino.
A terceira parte descreve a metodologia utilizada para a construção da teoria e apresenta a classificação quanto ao objetivo, á natureza das informações e os instrumentos de coleta de dados.
A quarta parte se constitui do Estudo de Caso, onde através de visitas in loco na empresa Laboratório Analítico Farmacêutico – Lafarm foi feita a aplicação dos conceitos da fundamentação teórica e relacionamento os mesmos ao cotidiano da organização. Esta etapa do trabalho se divide em três tópicos principais que são: 4.1. Perfil da Organização; 4.2. Gestão de Suprimentos, Administração da Produção e Logística e 4.3. Avaliação e Sugestão de Melhoria.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. A LOGÍSTICA EMPRESARIAL
a) O que é logística?
Logística pode ser compreendida como sendo a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos.
Para que essas atividades funcionem, é imperativo que as atividades de planejamento logístico, querem sejam de materiais ou de processos, estejam intimamente relacionadas com as funções de produção e marketing.
Segundo Severo (2004), atualmente, o papel da logística no negócio aumentou tanto em escopo quanto em importância estratégica. A integração dos fluxos de materiais, produção e distribuição revolucionam não somente a forma de gerenciar as atividades logísticas das empresas, como também de gerenciar a organização como um todo.
Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja programa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (CARVALHO, 2002, p. 31).
Logística é a chave de muitos negócios por muitas razões, entre as quais se inclui o alto custo de operação das cadeias de abastecimento. Pode-se perceber que a tendência das organizações é a horizontalização, atividade em que muitos produtos até então produzidos por determinada empresa do fim da cadeia de fornecimento passam a ser produzidos por outras empresas, ampliando o número de fontes de suprimento e dificultando a administração desse exército de fornecedores.
Segundo Lambert (2003), "as atividades logísticas precisam estar integradas em suas diversas fases, iniciando-se no momento da aquisição, passando pela movimentação e finalizando no seu armazenamento".
Como se pode perceber, a atividade logística está inserida em diversos pontos da organização e sua correta aplicação se faz necessária para o bom andamento das atividades.
b) Partes da Logística
Pode-se caracterizar a logística por um processo que envolve três dimensões dentro da organização: Suprimentos, Produção e Distribuição.
Na dimensão
...