AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO
Trabalho Escolar: AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunaSantana83 • 17/11/2014 • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 4.126 Visualizações
INTRODUÇÃO
O pedagogo pode exercer a docência em escolas que ofertam Educação Infantil, Educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental (escolarização de crianças, jovens e adultos, Educação Inclusiva), disciplinas pedagógicas para a formação de Professores, no nível Médio, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar.
Este trabalho apresenta, portanto como objetivos justamente analisar a atuação do pedagogo no âmbito escolar e relacionar com os conceitos das disciplinas “Comunicação e Linguagem”, “Educação e diversidade”, “Psicologia da Educação II” e “Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos”, estudadas no decorrer do 6º semestre do curso de Pedagogia da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná.
Foram escolhidas pelo grupo cinco atribuições do professor pedagogo. Estas cinco atribuições mais importantes foram relacionadas com as disciplinas citadas acima. Cada uma das disciplinas contribui para que o futuro pedagogo entenda como pode ser sua atuação efetiva e eficaz.
A realização da pesquisa trouxe uma reflexão da temática levantada, onde foram escolhidas e analisadas cinco atribuições julgadas as mais relevantes tomando como ponto de partida, aspectos relevantes que influenciaram a prática como o seu papel na organização e efetivação do trabalho pedagógico, com planejamento e articulação coletiva junto aos demais segmentos da escola.
DESENVOLVIMENTO
Em conjunto os componentes do grupo fizeram a análise da descrição das atividades genéricas do professor pedagogo nos estabelecimentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação profissional e Ensino Médio’ e cinco delas foram escolhidas pela sua importância.
Desta forma as cinco atribuições do professor pedagogo escolhidas são:
1. Coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto-político-pedagógico da escola e do plano de ação.
2. Organizar a realização dos conselhos de classe, de forma a garantir um processo coletivo de reflexão-ação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e em sala de aula, além de coordenar a elaboração de propostas de intervenção decorrentes desse processo.
3. Analisar os projetos de natureza pedagógica a serem implantados na escola.
4. Participar e intervir, junto a direção, da organizar do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação social.
5. Subsidiar o aprimoramento técnico-metodológico do coletivo dos professores da escola.
Durante o semestre a disciplina de Comunicação e Linguagem, abordou a importância da leitura, interpretação, análise e produção textual, além de questões ligadas à variação linguística presente na cultura e na regionalidade brasileira.
O pedagogo deve conversar com os professores e orientá-los sobre as formas mais fáceis de comunicar com os mais alunos, ou seja, capacitar o professor as diferentes formas de comunicação. Estes conceitos estudados ajudam o pedagogo em todas as atribuições escolhidas pelo grupo, pois em todas, a boa comunicação é fundamental.
Em Psicologia da Educação II, foram realizados momentos de reflexão ao enfocar a compreensão do processo de ensino e aprendizagem a partir do contexto cultural e social, ainda considerando a dimensão cognitiva, afetiva, ética e estética, em concomitância com as contribuições significativas das concepções teóricas. Paralelo a isso, foi enfocado a questão do Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho, ou seja, no espaço educativo. Esta base fornecida relaciona-se muito com as duas atribuições ‘Analisar os projetos de natureza pedagógica a serem implantados na escola’ e ‘Participar e intervir, junto à direção, da organizar do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação social’.
Em Educação e Diversidade as relações étnico-raciais, foram tratadas na perspectiva da inclusão, discriminação e educação voltada para o desenvolvimento humano, suas interações, bem como suas diferentes formas de se relacionar com os demais sujeitos. A atribuição escolhida pelo grupo ‘Participar e intervir, junto a direção, da organizar do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação social’ relaciona-se inteiramente com os conceitos estudados nesta disciplina. Com a vigência da LDB nº 9394/96 (BRASIL, 1996), que no seu capítulo V define educação especial como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para portadores de necessidades especiais, observou-se a necessidade de capacitar os professores, sendo assim em Educação e Diversidade foram fornecidos os primeiros conceitos necessários para a formação adequada
...