AS CURVAS DE NÍVEL E COTA MÉDIA
Por: leonardoroscete • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.192 Palavras (13 Páginas) • 310 Visualizações
UNIDADE SESI SENAI CATALÃO
CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO
ADRIANO ROSSI VASCONCELOS
ALCIDES SANTANA NETO
CALIXTO ISAC
LEONARDO PATRIK ROSCETE
SEBASTIÃO UBALDINO DE FREITAS JÚNIOR
CURVAS DE NÍVEL E COTA MÉDIA
CATALÃO
2014
ADRIANO ROSSI VASCONCELOS
ALCIDES SANTANA NETO
CALIXTO ISAC
LEONARDO PATRIK ROSCETE
SEBASTIÃO UBALDINO DE FREITAS JÚNIOR
CURVAS DE NÍVEL E COTA MÉDIA
RTC apresentado ao Curso Técnico em MINERAÇÃO da Unidade SESI SENAI Catalão, como requisito parcial à obtenção de nota na Componente PROJETO.
Orientador Instrutor: Marcos Vinicius Agapito Mendes
CATALÃO
2014
RESUMO
Inicialmente, foi realizado um estudo preliminar dos dados topográficos de um dado terreno, posteriormente foram feitos os cálculos de curva de nível e a cota média com base nestes dados apresentados.
Foram apresentados vários instrumentos topográficos mais antigos que eram utilizados na medição e análise topográfica de terrenos como: prumo ótico, bússola magnética, teodolito e nível. Em seguida, listamos os instrumentos topográficos, que com a ajuda da tecnologia e desenvolvimento de novas soluções, tornaram as medições topográfica mais modernas e precisas, como o teodolito digital e GPS (Sistema de posicionamento global).
Mencionamos as curvas de nível, que é uma linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude de uma região representada.
Foi proposto um comparativo entre corte e aterro, sendo que o primeiro são segmentos que requerem escavação no terreno natural para se alcançar a linha da altura média, já o segundo, constitui volumes de terra cuja implementação requer o depósito de materiais. Estes materiais se originam dos cortes e dos empréstimos.
Foi proposta uma solução para o cálculo do terreno proposto neste trabalho. Os resultados foram obtidos através de uma fórmula. Os perfis foram representados e são mostrados nas páginas seguintes.
Palavras-chave: Curva de nível, Cota média, Método dos volumes.
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
1.1. Objetivos
2. ESTUDO DE CASO
2.1. Instrumentos topográficos mais antigos
2.1.1. O prumo óptico
2.1.2. Bússola magnética
2.1.3. O Teodolito
2.1.4. Nível
2.2. Instrumentos modernos
2.2.1. Teodolito na medição eletrônica de distâncias
2.2.2. GPS – O sistema posicionamento global
2.3. Curvas de nível
2.4. Cortes e aterro
2.5. Soluções Propostas
2.6. Justificativa
REFERÊNCIAS
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
Uma curva de nível, numa planta topográfica, é caracterizada como uma linha imaginária que une todos os pontos de altitudes semelhantes de uma determinada região.
Neste estudo, é proposto calcular as curvas de nível bem como a cota média de acordo com os dados na figura a seguir.
Estão sendo utilizadas as fórmulas para o cálculo de curvas de nível com distância vertical acima ou abaixo e corte e aterro para determinar a cota média.
[pic 1]
Figura 1 – Representação do terreno
Objetivos
O objetivo deste trabalho é apresentar e demonstrar a utilização de recursos topográficos para realizar cálculos de cotas, corte e aterro afim de determinar a cota média, dada uma representação de terreno.
ESTUDO DE CASO
A palavra TOPOGRAFIA tem sua origem na escrita grega. O homem desde a antiguidade sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc. No princípio a representação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Cabe salientar que alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita. Com o tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para posterior representação. A Topografia foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições.
Etimologicamente a palavra TOPOS, em grego, significa lugar. E GRAPHEN descrição, assim, de uma forma bastante simples, Topografia significa descrição do lugar. A seguir são apresentadas algumas de suas definições:
“A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana”. DOUBEK (1989).
“A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre”. ESPARTEL (1987).
O objetivo principal é efetuar o levantamento (executar medições de ângulos, distâncias e desníveis), que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada. Às Operações efetuadas em campo, com o objetivo de coletar dados, para posteriormente serem trabalhas em escritório com Softwares específicos para topografia, sua representação denomina-se de levantamento topográfico seja ela em papel (plantas) ou em meio digital.
A Topografia pode ser entendida como ciência que tem por objetivo determinar a forma e dimensões de um terreno. Na Topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares), realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas calculam-se coordenadas, áreas, volumes, etc. Para tanto, é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação, técnicas de medição, métodos de cálculo e estimativa de precisão.
...