ASCAMONT VISITA TÉCNICA
Por: 2174505 • 2/5/2019 • Relatório de pesquisa • 1.392 Palavras (6 Páginas) • 133 Visualizações
DIAGNÓSTICO (VISITA TÉCNICA)
1 – HISTÓRICO
- A ASCAMONT teve seu início em 2009 como UTC. Há menos de 1 ano a UTC passou por um processo de mudanças para uma Associação (ASCAMONT), para se adequar às Legislações vigentes. Hoje eles trabalham com 19 associados.
- A área hoje que eles atuam, é da Prefeitura.
- O papel da ASCAMONT é fazer a triagem dos resíduos sólidos urbanos recolhidos diariamente em Montanha.
- Atualmente, a cidade gera de 10 à 12toneladas de resíduo sólido urbano por dia.
- O contrato que eles tem pela prefeitura é por tonelada de resíduos e não por período. (Ganham em cima do que produzem).
- A população da cidade faz uma separação de Lixo Seco e Lixo Umido. Mas isso é apenas a fase inicial da triagem, pois na ASCAMONT, só o lixo seco possui 43 tipos de separação diferentes!
- Hoje Montanha não possui aterro Sanitário, pois não é permitido por lei. (TAC)
2 - TRIAGEM
2.1 - LIXO SECO
1º Pátio de Resíduo: Onde ocorre a pré-separação dos resíduos em tambores. Separação da sacola que envolve o lixo do lixo em si.
Curiosidade: Cada tipo de sacola possui um valor diferente de acordo com sua cor.
2º Esteira: Nesta fase, o lixo seco passa por uma esteira onde é separado em 43 tipos diferentes. Atualmente a esteira não está funcionando por problemas mecânicos devido ao excesso de peso do resíduo. Os resíduos separados, são armazenados em BAGS.
O restante do lixo que não pode ser aproveitado, é armazenado e enviado para a Marca Ambiental. Ex: Sacola de café, sacola de chips/biscoito, garrafas de energético, garrafas de água da cor vermelha e rosa, alguns tipos de sacolas plásticas, etc.
Problema: Esteira com defeito.
3º Prensa: Os resíduos armazenados em BAGS são acumulados e posteriormente são destinados à prensa, onde serão prensados e vendidos. (5 a 8 BAGS equivalem a 1 fardo. Depende do material).
Problema: Os fardos de resíduos são vendidos para atravessadores, e não para os compradores diretamente, e isto faz com que a ASCAMONT perca dinheiro.
Problema: A ASCAMONT não é obrigada a receber pneus, inclusive tem uma lei que a ampara quanto a esta recusa de recebimento, todavia, a associação sabe que os moradores, ao terem seu rejeito negado, acabam jogando em qualquer lugar. A ASCAMONT relata à secretaria sobre este descarte indevido, quando ocorre.
Problema: Alguns resíduos ainda não possuem comprador. Logo, a ascamont armazena mas ainda não tem uma destinação. Ex: Vidro, isopor. Está sendo criada uma Rede da Diretoria das Associações com intuito de se unirem para realizarem um descarte único desdes resíduos com destinação mais complexa.
Curiosidade: Recentemente a ASCAMONT conseguiu um comprador de vidros de perfume (com spray), celulares e tonners de impressora!!! Mas eles ainda NÃO conseguiram compradores para vidro, pneu, isopor etc.
2.2 – LIXO ÚMIDO
1º Pátio de Resíduo: Onde ocorre a pré-separação dos resíduos em tambores. Separação da sacola que envolve o lixo do lixo em si.
O destino principal deste resíduo é a compostagem, para que ele seja “transformado” em adubo orgânico.
Curiosidade: Cada tipo de sacola possui um valor diferente de acordo com sua cor.
2º Esteira: Nesta fase, o lixo úmido passa por uma esteira onde é separado a matéria orgânica que será enviado para a compostagem, do lixo que não será utilizado. Atualmente a esteira não está funcionando por problemas mecânicos devido ao excesso de peso do resíduo. (Ex: Ossos, lixo seco, papel higiênico etc.)
3ºRepouso: O lixo é misturado com grama ou pó de serra (fonte de carbono) e depositado no solo, aos fundos da Associação, onde fica em repouso durante 4 meses, sendo revirado e irrigado de tempos em tempos.
4º Triturador: Nesta fase, o lixo úmido passa por uma triturador para diminuir a área de superfície do resíduo. Atualmente o triturador não está funcionando por problemas mecânicos no disjuntor. Sendo assim, esse processo está sendo manual.
Problema: Triturador com defeito.
5º Peneiramento: Nesta fase, o lixo úmido passa por uma peneira cujo trabalho é feito manualmente.
Problema: Peneira inadequada para atividade por demorar muito para realizar o processo. Uma peneira por gravidade e maior, seria ideal.
6º Doação: Terminado o processo de compostagem, o composto é doado para empresas, agricultores e instituições.
Curiosidade: O IFES em 2015 analisou o composto. E verificou que ele atendia as especificações técnicas. (Análises feitas: Metais pesados, Qu[imica, Física e Biológica).
Curiosidade: O papel higiênico é recolhido no dia do Lixo úmido, mas ele não é lixo úmido. Ele é lixo seco INUTILIZADO.
Problema: O Côco não vai direto para a compostagem pois demora mais tempo para se decompor. Por isso ele é armazenado, mas ainda está sem destinação específica. (Curiosidade: O IFES já fez uma pequisa que utilizava o substrato do côco para fazer muda)
3 – PROJETOS CONCOMITANTES A TRIAGEM
3.1 – PROJETO MOEDA DE TROCA
A ASCAMONT produz vassouras a partir de garrafas PET e sabão a partir de óleo usado. Estes materiais produzidos são destinados ao Projeto Moeda de Troca. As vassouras também são utilizadas pelos garis para a limpeza das ruas de Montanha.
A troca de resíduos recicláveis pelas vassouras e sabões, são realizadas na Secretaria do Município.
FÁBRICA DE VASSOURA
1º Escolhe-se a garrafa PET adequada (mais rígidas.) Obs: As garrafas de energético, que são inutilizadas, podem ser utilizada para confecção destas vassouras.
...