ASPECTOS ECOFISIOLÓGICOS NA DINÂMICA DE TROCAS LÍQUIDAS DE CO2 (NEE), CH4, EVAPOTRANSPIRAÇÃO E DE ENERGIA NO PANTANAL MATO-GROSSENSE
Por: Bruno Vieira • 29/5/2022 • Artigo • 3.647 Palavras (15 Páginas) • 82 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT
INSTITUTO DE FÍSICA
EFEITOS DA RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL INCIDENTE NA
TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO PANTANAL MATO-
GROSSENSE
BRUNO MARTINS MENDES VIEIRA
http://lattes.cnpq.br/7835889977638259
Orientador: Prof. Dr. Leone Francisco Amorim Curado
CUIABÁ-MT, outubro de 2020
RESUMO
O Pantanal de Mato Grosso, tem sido objeto de muitas pesquisas científicas referentes ao clima, visto sua dinâmica sazonal peculiar em função das inundações que ocorrem nessa região, dentre as diversas variáveis envolvidas no clima, a radiação solar, a umidade relativa e a temperatura do ar são de importância fundamental, pois revela a dinâmica da água e de energia na atmosfera. Este trabalho foi realizado no intuito de entender quais são os efeitos do comportamento da radiação solar sobre a temperatura e umidade na região do Pantanal mato-grossense, no período entre 2013 e 2014. Para obter os dados foram utilizado um termo-higrômetro, para obter os valores da temperatura e da umidade, e um piranômetro, para obter os valores da radiação solar. Utilizando as médias diárias e mensais dos dados, a fim de comparação entre períodos sazonais, pode-se perceber que mesmo em anos distintos os efeitos da radiação solar, se for comparado as médias mensais, foram os mesmos, tendo um padrão entre as ambas as épocas, mas apresentando uma grande variação durante o decorrer de cada ano. É possível observar as variações entre os meses do ano devido a inúmeros fatores, como por exemplo as queimadas na época de agosto fazendo com que o clima fique mais seco, as temperaturas aumentam e
o índice de umidade relativa do ar tenha um valor menor, ou também a variação da radiação solar que teve um menor valor em julho devido as entradas de frentes frias vindas do Sul nesse período, o que causa a diminuição de radiação solar, e as frentes frias fazem com que haja queda abrupta na temperatura do ar.
Palavras – Chave: Radiação, Pantanal, queimadas, umidade, temperatura.
ABSTRACT
The Pantanal of Mato Grosso has been the object of many scientific researches regarding the climate, given it’s peculiar seasonal dynamics due to the floods that occur in this region, among the various variables involved in the climate, solar radiation, relative humidity and temperature of the air are of fundamental importance as they reveal the dynamics of water and energy in the atmosphere. This work was carried out in order to understand the effects of the behavior of solar radiation on temperature and humidity in the Pantanal region of Mato Grosso, in the period between 2013 and 2014. To obtain the data, a thermo-hygrometer was used to obtain the values of temperature and humidity, and a pyranometer, to obtain the values of solar radiation. Using the daily and monthly averages of the data, in order to compare seasonal periods, it can be seen that even in different years the effects of solar radiation, if the monthly averages are compared, were the same, with a pattern between both conditions. seasons, but showing a great variation during the course of each year. It is possible to observe variations between the months of the year due to numerous factors, such as the fires in August causing the climate to become drier, temperatures increase and the relative humidity index of the air has a lower value, or also the variation of solar radiation that had a lower value in July due to the entrance of cold fronts coming from the south in this period, which causes a decrease in solar radiation, and the fronts Cold weather causes an abrupt drop in air temperature.
Keywords: Radiation, Pantanal, fires, umidity, temperature.
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Pantanal matogrossense, clima tropical úmido apresentando características de verão quente e úmido com temperaturas média de 32°C, inverno seco e temperaturas média de 21°C, tendo ocorrências ocasionais de “friagens” nos meses de julho e agosto. A precipitação pluviométrica anual está entre 1.000 e 1400 mm, com o período chuvoso entre os meses de outubro a março, com alagamento entre março e abril e período seco de maio a setembro. O Rio Paraguai como sendo o principal escoadouro, possui declividade praticamente expressiva, em média 1 cm a cada Km.
O Pantanal é um Bioma de característica peculiar, tendo como força motriz da dinâmica energética, as inundações que ocorrem sazonalmente. Apesar de sua posição estratégica e com uma dinâmica ecológica muito rica, o Pantanal ainda é uma região com poucos estudos, no diz respeito a compreensão das dinâmicas de massa e energia que norteiam os fatores microclimáticos dessa região. Dessa forma, urge necessidade de estudos que contribuam para a maior e melhor compreensão desse Bioma, tão importante para o nosso estado.
Dentre as variáveis que norteiam o microclima de uma região, a radiação solar, a temperatura e a umidade relativa do ar são fundamentais na dinâmica energética de uma região, pois essas variáveis interferem diretamente nos padrões de fluxos de água e energia e troca energética entre a superfície e a atmosfera. De forma que, a radiação solar global é a principal fonte de energia para os ecossistemas e a temperatura e a umidade relativa do ar tornam-se fatores fundamentais para a compreensão das dinâmicas sazonais e anuais de um determinado local ou região. Processos como evapotranspiração, fluxos de energia e matéria, produtividade da vegetação são dependentes da temperatura e da umidade relativa do ar.
...