ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Exames: ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 14141414 • 9/11/2014 • 316 Palavras (2 Páginas) • 528 Visualizações
ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
O Assédio Sexual se configura quando a vítima é induzida a praticar favores de ordem sexual a fim de que possa obter um emprego ou mantê-lo e até mesmo almejar uma promoção, frente a uma situação de abuso de poder ou o uso da posição hierárquica, para a prática de tal ato.
Conforme o entendimento de Ernesto Lippman:
...é o pedido de favores sexuais pelo superior hierárquico, com promessa de tratamento diferenciado em caso de aceitação e/ou ameaças, ou atitudes concretas de represálias no caso de recusa, como a perda de emprego, ou de benefícios.
O assédio Sexual no trabalho é sempre um ato de poder, sendo o assediador um superior hierárquico da pessoa assediada ou pode ser um subordinado fazendo chantagem contra o superior, quando, por exemplo, ele tenha alguma informação que poderia prejudicar o seu chefe. Trata-se de uma insinuação ou proposta sexual repetida e não desejada por uma das partes. Essa insinuação ou proposta pode ser verbal, subentendida, gestual ou física, podendo ser definida também como: atos de libertinagem e pornografia.
O Assédio via de regra, se repete, e é continuado. Talvez, porque, o assediador use a estratégia de convencer a vítima, pela insistência, de ganhar o que quer pela pressão. Mas o Assédio pode acontecer uma única vez, o que não alivia o constrangimento da pessoa atingida.
O Assédio Sexual é também uma forma de violência. Sendo assim, o Assédio sexual é considerado genericamente violência contra as mulheres, em razão de a maioria dos cargos de chefia serem ocupados por homens, portanto, com a profissionalização feminina, situações inversas tem ocorrido, por exemplo: a mulher assediar o homem, isto também é Assédio Sexual.
...