ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DESAFIO COLABORATIVO
Por: Julio Abrantes • 16/8/2021 • Trabalho acadêmico • 612 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Jocilene Dias dos Santos
Matrícula 03246161
Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmético
Instruções:
Um professor da disciplina de metodologia da pesquisa solicitou aos seus alunos a elaboração de um Paper, abordando o seguinte tema; dificuldade de escrita e uso das normas da ABNT por alunos de universidades brasileiras. Ao receber as devolutivas dos alunos, o professor percebeu que seus próprios alunos apresentavam dificuldade em usar as normas da ABNT e principalmente em elaborar um parágrafo com qualidade. Com base nas dificuldades apresentadas pelos alunos, o professor sugeri estratégias para saná-las.
Com base no contexto apresentado acima, reflita e depois elabore um texto seguindo o que se pede nos itens 1, 2 e 3 as seguir:
- Por que alguns universitários em anos iniciais, assim como no caso acima, apresentam dificuldade na hora de escrever (elaborar) um trabalho científico?
R= No Brasil, quase ninguém que esteja no meio academico tem acesso ao conhecimento científico e não conhece como ele é feito, por isso muitos alunos universitários têm tanta dificuldade para elaborar um trabalho científico.
- O que é um parágrafo? Como deve ser a estrutura interna do parágrafo?
R= É um conjunto de frases que relacionando com o tópico de argumento desenvolvido, ele precisa ter preposições para ligar as orações e usar adjunto para ligar as frases.
- Apresente estratégias que podem ser utilizadas pelos alunos para organizarem as suas ideias e elaborarem melhor seus trabalhos científicos.
R= Assim que você pegar o tema, anote ao lado a sua tese, e do lado da tese, os seus argumentos, assim ficará mais fácil para elaborar um trabalho científico.
Observação:
Após realizar a reflexão, segue abaixo um pequeno texto, expondo minha argumentação, acerca do solicitado.
Argumentação
Diante do exposto, podemos considerar que dificuldade da escrita e produção de texto pode estar associada a dois fatores que julgo importante, ensino de qualidade x dedicação do aluno.
Quando digo ensino de qualidade, lembro da minha base de conhecimento e infelizmente não recordo de tutores incentivando a criação de redação e muito menos criando ambiente favorável para construções de texto e pensamento. Lembro bem da cultura da formatação do pensamento, decora, faz a prova e busca a nota. Não ficava claro o que devíamos fazer e por que estávamos fazendo, simplesmente as disciplinas eram entregues/apresentadas como metas a serem superadas e não absorvidas ou internalizadas.
No entanto e sendo justo lembro bem do segundo item “dedicação do aluno”, mesmo sem haver incentivo o tema era abordado e assumo que faltou dedicação de minha parte. Poderia e se tivesse condições na época de custear um reforço ou buscar por uma escola que pudesse proporcionar condições melhores de ensino. Acredito que podemos ser desafiados e que assim podemos alcanças melhores resultados.
Porém em minha defesa, explicou e não justifico que alguns fatores podem colaboras para aumentar o grau de dificuldade na construção de pessoas com capacidade de leitura, escrita e construção de texto. Digo, dupla jornada, dividindo-se muitas vezes entre trabalho e estudo, ausência de apoio em caso, este não por falta de vontade da família más pela escassez de tempo. Em minha lembrança e por muitas vezes fiquei várias horas dedicando tempo noturno buscando melhorar minhas notas, médias muito vezes associadas a trabalho e leitura. Porém, não houve inclusive no último ano uma preparação para fins acadêmicos, como redação, formatação e regras da ABNT. Estes só foram estimulados no preparatório para provas de ingresso a faculdade.
...