ATIVIDADE FINAL PLI
Casos: ATIVIDADE FINAL PLI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janibelo • 24/10/2014 • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 3.574 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
Um bom projeto educacional exige do professor constante atualização, com uma prática que se apropria da realidade como instrumento pedagógico e que utiliza os variados materiais didáticos disponíveis, incluindo o livro didático. O Programa do Livro Didático (PLI) tem por objetivo dar suporte ao trabalho pedagógico dos professores e muitas vezes, é a única referência para o trabalho do professor, assumindo até mesmo o papel de currículo e de norteador das estratégias de ensino.
Por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica, o Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) garante grande melhoria na qualidade da educação e a permanência do aluno na escola, já que muitos pais não teria possibilidade de adquirir o material por conta do alto custo do mesmo. O livro didático representa importante ferramenta para o ensino e aprendizagem contribuindo de forma substancial tanto para o trabalho do professor quanto para a aprendizagem do aluno. Para que suas possibilidades sejam aproveitadas ao máximo, o livro didático deve estar adequado às necessidades da escola, do aluno e do professor.
A conservação e a devolução do livro didático são de suma importância para o sucesso do programa e exige a participação e comprometimento de todos os envolvidos.
A escolha dos livros didáticos na escola ocorre com o envolvimento de todos os professores reunidos para a escolha dos mesmos e após a solicitação é feita pela SME (Secretaria Municipal de Educação) através da internet, pois os programas trouxeram mais agilidade, segurança e redução dos custos.
2- PROBLEMA
O livro didático tem o tempo de uso de três anos, o que fazer para que este chegue aos usuários finais em bom estado de uso.
3- OBJETIVOS
a) abordar os pontos positivos e negativos do programa do livro didático na instituição escolar;
b) refletir sobre o papel do livro didático na escola.
4- JUSTIFICATIVA
O MEC faz campanha na TV para a conscientização quanto à conservação e devolução do livro didático distribuído através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que prevê a durabilidade de três anos e seja repassado ao próximo aluno durante os anos letivos enquanto em uso. O objetivo da campanha é chamar atenção para a importância do cuidado com o livro dentro da sala de aula. A escola, o aluno, sua família ou responsáveis precisam estar engajados nas ações que busquem a boa conservação através das campanhas promovidas pela direção, coordenação e professores.
5- DESENVOLVIMENTO
A finalidade deste trabalho é compreender como acontece o programa do livro didático em uma das escolas do município de Nova Aurora, no Paraná.
Através do estudo do módulo PLI (programa do livro) que faz a distribuição do livro didático gratuitamente às escolas públicas, adquiriram-se conhecimentos importantes para melhor compreensão e valorização do programa que confere melhor qualidade do ensino público e fomentação à leitura. Na escola pesquisada, o objetivo do programa vem sendo contemplados, a maioria dos alunos recebem os livros didáticos no momento em que o professor solicita.
A escolha é feita obedecendo a critérios e necessidades dos professores, geralmente a escola recebe a primeira opção de escolha e se reúnem para análise, discussão e escolha final. Os aspectos negativos na hora da escolha, na maioria, é a exigência do programa de escolher todos os livros de uma mesma coleção para todas as disciplinas e às vezes o livro de uma disciplina preenche as necessidades do professor, mas de outra disciplina não, trazendo descontentamento em relação à escolha.
A respeito da não devolução dos livros por parte dos alunos, na escola pesquisada, tem sido satisfatória, ficando a não devolução por conta de algumas famílias que se mudaram repentinamente para outra cidade sem avisar a escola. Nesse caso a escola conta com a reserva técnica através do SISCORT (Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica), um recurso com a finalidade de atender novas escolas, novas turmas e novos alunos, mas que atende também aos déficits de livros causados pela má conservação ou não devolução dos livros didáticos reutilizáveis. Para que as escolas públicas
...