ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO NO DOMÍNIO DO AMBIENTE
Projeto de pesquisa: ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ro_mala • 5/6/2014 • Projeto de pesquisa • 492 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
CONCEITO
Essa norma ISO 14063 define Comunicação Ambiental como "processo que uma organização conduz para fornecer e obter informação e para estabelecer um diálogo com partes interessadas, internas e externas, a fim de encorajar um entendimento compartilhado sobre questões, aspectos e desempenho ambientais" (ABNT, 2009).
Esta Norma fornece a uma organização as diretrizes sobre princípios gerais, política, estratégia e atividades relacionadas com a comunicação ambiental, tanto interna quanto externa. Utilizando abordagens comprovadas e reconhecidas para a comunicação e adaptadas às condições específicas existentes na comunicação ambiental, se aplica a todas as organizações que, independentemente de seu porte, tipo, localização, estrutura, atividades, produtos e serviços, tenham ou não um sistema de gestão ambiental implantado.
A NORMA
A norma expõe que há muitas formas de realizar a comunicação ambiental e existem muitas razões pelas quais uma organização opta por informar suas ações ambientais. Dessa forma, a norma não prescreve a maneira de como uma organização deva realizar a sua comunicação ambiental, mas sim, oferece orientações sobre o que deve ser considerado no desenvolvimento de um programa de comunicação ambiental, fornecendo fontes de informações para a elaboração.
A norma auxilia uma organização no processo de desenvolvimento de uma comunicação ambiental, através de princípios que incluem a identificação das partes interessadas, a eficiência do processo, transparência dos dados, esclarecimento da agenda, prazos para as decisões planejadas de comunicação e comprometimento de alocação dos recursos adequados para sua implantação. A norma também proporciona informação sobre as técnicas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento da comunicação ambiental (EMBRAPA, 2001).
As atividades de comunicação ambiental são divididas em cinco passos de implementação, estes enquadrados no ciclo PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Agir). São eles: Planejamento da atividade de comunicação ambiental, seleção de ferramentas e abordagens de comunicação ambiental, execução de atividades de comunicação ambiental, avaliação da comunicação ambiental e análise da comunicação ambiental e planejamento de revisões (PEREZ, 2011).
PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL
O planejamento constitui a primeira etapa, na qual a empresa promove a análise da situação atual, define metas, seleciona o público-alvo, estabelece abrangência geográfica e identifica as informações ambientais pertinentes à sua comunicação ambiental, levando sempre em consideração as consequências de não se comunicar.
Assim, a empresa deve atentar-se a identificação e entendimento das questões de interesse dos stakeholders (público estratégico), a imagem pública da empresa, as questões ambientais mais relevantes relacionadas às atividades, produtos e serviços da organização e aos meios de comunicação e as atividades que se provaram mais efetivas para esta finalidade anteriormente.
Logo após definem-se as metas ambientais e são selecionados os principais stakeholders, para que a comunicação ambiental seja a eles direcionada, atentando-se aos detalhes
...