GESTÃO E PLANEJAMENTO DO MEIO AMBIENTE
Seminário: GESTÃO E PLANEJAMENTO DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelkarpov • 29/1/2014 • Seminário • 3.068 Palavras (13 Páginas) • 500 Visualizações
UNIVERSIDADE DE ITAÚNA
GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
PROF. HELBERT GERALDO DE QUEIRÓZ
7
Página 11-20
CASO: VAQUEIROS OPERÁRIOS
• Nas margens do rio São Francisco, em pleno agreste, geólogos de uma fábrica de refratários situada no Sul do país descobriram uma importante jazida de magnesita. Inicialmente, foram construídas próximo a um vilarejo instalações industriais simples com o fim de extrair e dar uma primeira queima no minério antes de embarcá-lo. Com isso, surgiram oportunidades de trabalho, que passaram a ser uma verdadeira salvação para aqueles sertanejos sujeitos a uma vida de subemprego crônico na atividade pecuária extensiva ou na agricultura marginal.
• Para as minas foi enviado um gerente sulista com sua capacidade de direção e organização já demonstrada, mas sua administração foi tão falha que nem ele sabia qual a razão de tantos erros. Seu substituto foi ainda mais bem selecionado, mas teve a mesma sorte do antecessor. Foram então mandados dois gerentes, um administrativo e outro técnico, porém o pouco que conseguiram produzir era irregular e de baixa qualidade. Um geólogo, contratado para estudar o problema da qualidade do minério, ao chegar, encontrou ambos bêbados e completamente entregues ao desânimo por não terem conseguido fazer pessoas ávidas por emprego a ser produtivas.
• Aconteceu que, sendo natural do sertão de um Estado do Nordeste, o geólogo percebeu que o não-entendimento dos valores e os costumes dos habitantes da região impediam o relacionamento satisfatório administração-empregados, não obstante os trabalhadores estarem interessados no serviço. Assim, as coisas simples como o apito para iniciar e terminar a jornada diária não tinha o menor significado para aqueles sertanejos que nunca tiveram hora para o trabalho. Por outro lado, esperavam que o gerente, tal qual faziam os donos de fazendas, os atendesse em seus problemas financeiros, de saúde e até familiares.
• Depois que os gerentes compreenderam tais aspectos peculiares e sem alterar a estrutura organizacional, foram feitas adaptações nas práticas administrativas, por exemplo, o número de horas de trabalho por dia deixou de ser fixo, pois o apito somente soava no caso de tudo estar efetivamente em condições para o início da jornada ou no fim do turno, se a descarga do forno tivesse sido completada. Com essa e outras medidas, as minas tornaram-se produtivas.
UNIVERSIDADE DE ITAÚNA
GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
PROF. HELBERT GERALDO DE QUEIRÓZ
CAP. 1- Uma Ponte entre a Sociologia e a Administração
Página 11-20
CASO: Vaqueiros Operários
COSTUMES- DEFINIÇÃO
• Normas que especificam comportamentos de importância considerada vital para a sociedade e que englobam seus valores morais básicos, cuja transgressão é sujeita a sanções severas.
• Ex.: Costume da Sociedade Ocidental – obrigação dos pais sustentarem os filhos
Caso: Vaqueiros Operários
• Diversidade nos Costumes de duas Regiões
CONCLUSÃO:
• Não basta o administrador conhecer técnicas de planejamento, de estruturação e outros assuntos relativos á organização do trabalho, é preciso entender as pessoas, a principal matéria-prima com que lida diariamente, não só, como indivíduos que são, mas principalmente como grupo, já que os serviços são levados a efeito coletivamente.
SOCIOLOGIA GERAL
• O homem sempre viveu em coletividades/ associações de pessoas
• Psicologia => Enfoca os comportamentos individuais
• Sociologia => aborda os comportamentos coletivos
• As pessoas agem diferentemente quando associadas, porque os comportamentos de uma pessoa são influenciados pelos das demais.
• Ciência voltada para a explicação dos fenômenos sociais – conhecimento do homem e de suas atitudes quando inserido na coletividade.
• SOCIOLOGIA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA A VIDA SOCIAL HUMANA (Horton & Hunt)
• Exs.: 1- CULTURA DAS SOCIEDADES – o que diferencia a nordestina sertaneja dos vaqueiros da sulista urbana dos gerentes.
2- DIVISÃO EM CLASSES SOCIAIS – que diferencia o operariado da elite detentora do poder econômico e político
• Além de fornecer explicações sobre fenômenos sociais, a SOCIOLOGIA também sugere medidas para intervir na sociedade, seja para fazer ajustamentos, seja para provocar mudanças. (Fernandes, 1960)
CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES
1- Associações produtoras de bens e prestadoras de serviços.
Exs.: Hospitais, escolas, fábricas, escritórios, lojas, supermercados, clubes, igrejas, teatros, cemitério
OBJETIVOS DA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
1-Realizar pesquisas/ estudos para o melhor conhecimento dos fenômenos que ocorrem nas associações de pessoas.
2-Estudar as diferenças nos comportamentos dos indivíduos quando estão sozinhos dos manifestados quando em grupos.
3-Fornecer explanações para entender os comportamentos dos grupos sociais que formam organizações sugerindo medidas para administrá-los com sucesso.
4-Aprender a coordenar (COMPREENDER e PREPARAR-SE) o trabalho de pessoas reunidas em grupos, equipes, comissões e unidades administrativas de empresas.
...