ATP's Engenharia Economica
Artigos Científicos: ATP's Engenharia Economica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1901 • 23/9/2014 • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 474 Visualizações
INTRODUÇÃO
Estamos hoje rodeados por problemas que impactam diretamente ou indiretamente sobre nós, e que temos de tomar decisões para que os mesmos sejam solucionados da melhor maneira possível, trazendo os melhores resultados possíveis, é claro que temos problemas de diversos níveis básico, intermediário e avançados.
Devido aos níveis de dificuldades dos problemas surge ai a engenharia econômica e sua área de análise, mas que tipos de problemas podem ser resolvidos com a analise na engenharia econômica? Bem praticamente todo e qualquer problema econômico, pois a mesma analisa todos os níveis do básico ao avançado trazendo formas de soluções para os mesmos.
Com o estudo da engenharia econômica, passa-se a entender como realmente funciona o sistema econômico do país, através de estudos sobre como é feito as cobranças de diversas formas de pagamentos de financiamentos, empréstimos etc. Vê-se também sobre inflação e é feito o monitoramento e acompanhamento da mesma, suas causas e impactos sobre a economia do país e o que poderia ser feito e o que é feito para ameniza-la para que a cada possa haver um aumento na valorização da moeda.
Etapa 1: O processo de tomada de decisão
Passo 1:
Pesquisa sobre tomada de decisões e conceitos diversos como:
A) Problema simples, Problemas Intermediários e Problemas Complexos.
Problemas Simples:
Geralmente é aquele tipo de problema que nem sempre encaramos como tal, na verdade, como por exemplo: “Que roupa devo usar hoje?” ou como “ O que irei almoçar hoje?”.
Problema Intermediário:
Já nesse nível de problema, temos basicamente questões econômicas que envolvem decisões que podem criar outras questões como, a compra de uma maquina, por exemplo, se essa maquina for automática custara mais caro, por outro lado dispensa a mão de obra de um ou mais operários gerando assim uma redução na folha de pagamento da empresa.
Problemas Complexos:
O conceito de problemas complexos já envolve problemas que afetam diretamente populações de países inteiros e até populações mundiais como: planejar o orçamento anual de uma nação tal que dependendo desse orçamento pode-se prejudicar ou favorecer alguns países que tenham relacionamento direto com o país em questão. Ou como, o direito de poder desativar uma base militar que diminuiria os gastos desse país, mas poderia ter sérias consequências com a segurança e desagradar parte da população desse país.
B) O papel da analise na engenharia econômica:
O papel da analise se justifica mais adequadamente nos problemas intermediários, já que nos problemas simples não existe necessidade de se formar de certa forma uma “comissão” para resolver se como pão integral com margarina ou com requeijão.
Nos problemas Complexos que envolvem esferas humanitárias também não se justifica a analise na engenharia econômica.
Já nos problemas intermediários o papel da analise se dá com uma grande importância, pois é necessário na resolução do problema um estudo econômico, já que no caso exemplificado: a compra de uma maquina automática ou manual, as consequências podem acarretar em prejuízo para a empresa, por isso se faz necessário uma comissão que fará um estudo econômico para se tomar uma decisão acertada.
C) O processo de tomada de decisão:
Podemos definir de certa forma que o processo de tomada de decisão é escolher entre caminhos alternativos de ação para a resolução do problema.
Existe também a tomada de decisão racional que é um processo complexo que envolve vários elementos essenciais, podemos definir o processo de tomada de decisão racional como:
1° Reconhecimento de um problema.
2° Definição do objetivo.
3° Coleta de dados relevantes.
4° Identificação de alternativas variáveis.
5° Escolha dos critérios de julgamento da melhor alternativa.
6° Construção de inter-relações entre os objetivos, alternativas, dados e os critérios.
7° Predição dos resultados para cada alternativa.
8° Escolha da melhor alternativa para atingir o objetivo.
Etapa 2: Juros e Equivalência.
Passo1:
Pesquisa sobre conceitos e descrição dos seguintes itens:
A) Juros Simples:
Define-se como juros o rendimento que se obtém quando se empresta dinheiro por um período determinado. Os juros são para o credor uma compensação pelo tempo que ficara sem utilizar o dinheiro.
B) Juros Composto
Juros compostos são os juros de um determinado período somado ao capital para calculo de novos juros nos períodos seguintes.
C) Taxa de Juros Equivalentes:
A conceituação de equivalência de taxa estabelece que duas taxas, referentes a períodos distintos de capitalização, são equivalentes quando produzem o mesmo montante no final de um determinado tempo, pela aplicação de um capital inicial de mesmo valor.
Passo 2: Pesquisa sobre instituições financeiras.
1° FINANCIAL CRED LTDA.
Situada no Estado de São Paulo na cidade de Bauru, tem como missão a satisfação do cliente.
Empréstimos a partir de R$ 3000,00 até R$ 500,000 mil, pessoa física ou jurídica e parcelamento em até 120 parcelas fixas com a 1° parcela com vencimento em 60 dias.
Com varias formas de pagamentos como, boleto bancário, carne, descontos em folha e debito automático.
Taxas de juros oferecida pela instituição em questão no tipo crédito direto ao caixa (CDC) é a partir de 0,69% (12 meses) 0,49% (com 50% de entrada, em 48 meses) e 1,09% (60 meses) prazo máximo de 120 meses.
2° BANCO CACIQUE.
Banco cacique com sede em São Paulo capital tem como missão atender de melhor forma seus clientes, com honestidade
...