ATPS 3 ETAPA CONSTITUCIONAL
Exames: ATPS 3 ETAPA CONSTITUCIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandagata • 13/9/2014 • 1.147 Palavras (5 Páginas) • 387 Visualizações
Etapa 3
Aula-tema: Introdução à Macroeconomia; Macroeconomia: o lado real da economia;
Macroeconomia: o lado monetário da economia.
Passo 1: O conceito de Macroeconomia, destacando seus princípios objetivos.
Os objetivos da política monetária são:
Alto nível de emprego
Pode-se dizer que as discussões sobre desemprego, a partir dos anos 1930, permitam um aprofundamento da analise macroeconômica. E o livro de John Maynard Keynes, Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, de 1936, forneceu os governantes os instrumentos necessários para que a economia recuperasse seu nível de emprego ao longo tempo.
Estabilidade de preços
Define-se inflação como o aumento continuo e generalizado no nível geral de preço. Por que a inflação é um problema? A inflação acarreta distorções , principalmente sobre a distribuição da renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos, sobre o mercado de capitais, sobre o balanço de pagamentos, e acaba afetando o crescimento econômico do pais.
Distribuição equitativa de renda
A economia brasileira foi a que mais cresceu no mundo desde os anos 1930 até pelo menos a década de 1980, Apesar disso, verificou uma disparidade muito acentuada de nível de renda, tanto entre os diferentes grupos socioeconômicos ocorrido entre 1967 e 1973.
Crescimento econômico.
Se existe desemprego e capacidade ociosa, pode-se aumentar o produto nacional por forma de políticas econômicas de curto prazo que estimulem a atividade produtiva. No entanto, feito isso, há um limite à quantidade que se pode produzir com as tecnologias e os recursos disponíveis (o chamado produto potencial).
Esses são os objetivos de política macroeconômica:
• Alto nível de emprego;
• Estabilidade de preços;
• Distribuição de renda socialmente justa;
• Crescimento econômico.
Plt: Fundamentos da Economia Pgs. 125 á 127
Passo 2: Política Fiscal; Política Monetária; e Política Comercial.
Política Fiscal
Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos (política tributaria) e controlar suas despesas (política de gastos). A política tributaria, alem de influir sobre o nível de tributação, para estimular (ou inibir) os gastos de consumo do setor privado.
Se o objetivo da política econômica for reduzir taxas de inflação, as medidas fiscais normalmente adotadas são a diminuição de gastos públicos e ou o aumento de cargas tributarias (o que inibe o consumo). Logo, essas medidas visam, diminuir os gastos da coletividade. Se o objetivo for maior crescimento e emprego, os instrumentos fiscais são os mesmos, mais em sentido inverso, para elevar a demanda agregada.
Política Monetária
Refere-se á atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia. Os instrumentos disponíveis por tal são:
• Emissões;
• Reservas compulsórias (percentual sobre os depósitos que os bancos comerciais devem colocar a disposição do Banco Central);
• Open market (compra e venda de títulos públicos);
• Redescontos (empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais);
• Regulamentação sobre créditos e taxa de juros.
Assim, por exemplo, se o objetivo for o controle da inflação, a medida apropriada de política monetária seria diminuir (“enxugar”) o estoque monetário da economia (por exemplo, aumento da taxa de juros, aumento das reservas compulsórias ou venda de títulos no open market). Se a meta for o crescimento econômico, seria o inverso: redução da taxa de juros e da taxa de compulsório, compra de títulos no open market, aumentando a liquidez da economia.
Políticas Cambial e comercial.
São políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia.
A política cambial refere-se á a atuação do governo sobre a taxa de câmbio.
As autoridades monetárias podem fixa a taxa de câmbio (regime de taxa fixa de câmbio) e permitir que ela seja flexível e determinada pelo mercado de divisas (regime de taxas flutuantes de câmbio).
A política comercial diz respeito aos instrumentos de incentivo as exportações e/ou ao estimulo e desestímulo ás importações, ou seja, refere-se a estímulos fiscais (credito – prêmio do ICMS, IPI etc.) e creditícios (taxa de juros subsidiadas) ás exportações e ao controle das importações (via tarifas e barreiras quantitativas sobre importações).
Plt:
...