ATPS CARGOS E SALARIOS
Dissertações: ATPS CARGOS E SALARIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saramafra • 24/3/2014 • 5.657 Palavras (23 Páginas) • 560 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Professor EAD: Rosemeire Lopes da Silva Farias Professor Tutor Presencial: Cleita Carneiro de Souza
Professor Tutor a Distância: Monica Roberta de Moraes
Trabalho apresentado ao curso de graduação, tecnológica em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para obtenção de conhecimento e atribuição de nota na disciplina de Administração de Cargos, Salários e Benefícios.
São Bernardo do Campo / SP
2013
Sumário
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................04
SALÁRIO MOTIVA? ................................................................................................05
DEFINIÇÃO DE SALÁRIO E MOTIVAÇÃO...........................................................10
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ............................................................................11
COLETA DE DADOS..................................................................................................13
QUESTIONÁRIO PARA ANALISE DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS............14
DESCRIÇÕES DE CARGOS.......................................................................................15
QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA.........................24
REMUNERAÇÃO MODERNA/TIPOS DE REMUNERÇÃO ESTRATÉGICA........25
CONCEITOS..................................................................................................................27
SÍNTESE- REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA...........................................................28
CONCLUSÃO................................................................................................................29
BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................30
INTRODUÇÃO
Sabemos que existem princípios para proteger o trabalhador de distorções e instabilidade, ocorrida em remunerações – na verdade não são apenas princípios são leis (legislação).
O que dará sustentação ao estudo que desenvolvemos sobre a empresa LMS Soluções, Consultoria & Tecnologia que são coerentes considerando que existe muitas possibilidades de interpretação, por isso sintetizamos o estudo e citações de alguns dos principais autores sobre esta teme especifico.
Cavalcanti (2001, p. 67) diz que:
Capital intelectual - é capacidade, habilidade e atitude (ação) do indivíduo quanto ao seu conhecimento (formação) e como isso é utilizado e apresentado pelo individuo para organização.
Já Chiavenato (2003), capital intelectual significa, inteligência competitiva e representa um ativo intangível que a contabilidade moderna tem dificuldade em manipular por meio de seus procedimentos tradicionais. Um ativo intangível que está na cabeça das pessoas: são elas que pesam, interpretam, raciocinam, tomam decisões e agem dentro das empresas e diz que Gestão do conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.
Ante a inúmeras mudanças a gestão de recursos humanos possui um papel indispensável na administração de cargos e salários.
SALÁRIO MOTIVA?
Na realidade o salário nos permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto realização, mas se olhar só propriamente pro salário mesmo recebendo um salário muito bom o empregado depois de algum tempo o incorpora no orçamento e de certa forma viabiliza como normal e rotineiro. De acordo com a teoria dos dois fatores, os itens motivadores são aqueles que efetivamente causam satisfação: crescimento profissional, conhecimento, responsabilidade e reconhecimento (inclusive a premiação) uma gestão administrativa que programas de cargos e salários, plano de carreira ,treinamento e desenvolvimento ,avaliação de desempenho e potencial faz com que o profissional der mais valor ao ambiente de trabalho e se motive ,para alcançar suas metas e objetivos, afinal todo profissional procura um bom salário que é um ótimo meio de motivação ,mas uma promoção por merecimento ,uma valorização de seu trabalho na empresa ,bonificações ,aumentos ,bons meios de trabalho, etc. Fazem com que o funcionário não só motive mas também valorize seu ambiente de trabalho.
Aspectos Teóricos de Abraham Maslow – Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
Abraham Maslow, psicólogo humanista, propôs uma classificação diferente das necessidades. Para ele há cinco tipos de necessidades: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança íntima (física e psíquica), necessidades de amor e relacionamentos (participação), as necessidades de estima (autoconfiança) e necessidades de autor realização. Essa nova classificação permitiu uma nova visão sobre o comportamento humano, que não busca apenas saciar necessidades físicas, mas crescer e se desenvolver.
Maslow organizou as necessidades em uma pirâmide, colocando em sua base as necessidades mais primitivas e básicas. O autor descreve uma diferença qualitativa entre as necessidades básicas e mais elevadas: as primeiras são necessidades defectivas ou deficitárias, ou seja, baseadas na falta e devem, assim, ser saciadas para evitar um estado indesejável, enquanto as necessidades dos níveis mais altos da pirâmide são necessidades de crescimento. Estas necessidades não buscam ser saciadas para se evitar algo indesejável, mas para se alcançar algo mais desejável.
A organização piramidal das necessidades implica, em primeiro
...