ATPS CIENCIAS SOCIAIS
Pesquisas Acadêmicas: ATPS CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SolOrtiz • 21/10/2014 • 2.557 Palavras (11 Páginas) • 321 Visualizações
CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSOR EAD – Ma. CLÁUDIA REGINA BENEDETTI
TUTOR PRESENCIAL – CLARA CORTEZ ERVILHA
TUTOR EAD - HELENROSE APARECIDA DA SILVA PEDROSO COELHO
BAURU/SP
2012
Solange Corrêa Ortiz
Introdução
Análise das Teorias da Administração, o desenvolvimento tecnológico e da economia monetária, o crescimento quantitativo das tarefas administrativas nas organizações desde Henry Fayol.
ETAPA 1
A teoria da Administração na realidade tem pouco mais de cem anos e é um resultado histórico da contribuição humana desde a pré-história. Referências Egípcias na pré-história acerca das construções da época apontam a capacidade e a existência de administradores capazes de planejar e guiar milhares de trabalhadores.
Apesar dos progressos da humanidade a Administração como ciência iniciou-se apenas o inicio do século XX, pois antes era uma atividade empírica sem nenhuma teoria. Era apenas uma intuição e para que surgisse a TGA foram necessários estudos e observação de vários acontecimentos históricos e recebeu várias influências como de filósofos como Confúcio (551a.C.- 479 A.C.), Sócrates (470 A.C.-399 A.C.), Platão (429 A.C. – 347) e outros, existiu ainda a influências baseadas na organização católica e Militar a influência da física tradicional de Isaac Newton, a influência do método cartesiano de René Descartes com a tendência a análise e a divisão dos trabalhos.
No final do século XIX e início do século XX o mundo passava pela revolução industrial e consequentemente o surgimento das fabricas e a invenção da máquina a vapor. Surgiam então novas formas de trabalho, mudando profundamente os padrões sociais e econômicos, principalmente nos países mais desenvolvidos.
Neste período as teorias passaram a ter sua importância reconhecida, pois a necessidade de produzir em grande quantidade principalmente nos países onde a produção de bens era uma realidade. Surgiram desde então várias teorias que foram marcantes desde então. Com ênfase nas tarefas, objetivando o aumento na eficiência ao nível operacional, surgiu à teoria chamada te Tayloismo de Frederic Taylor. Taylor foi considerado pai da Administração científica. Em 1911 foi publicado o livro Princípios da Administração Cientifica onde Taylor propõe que administrar uma empresa deve ser tido como uma ciência, dividindo as funções dos trabalhadores e a racionalização dos trabalhos, criticando a administração por incentivo e iniciativa. O argumento de Taylor concentra-se na eficiência do trabalho com máxima economia de esforço e realizar as tarefas de modo mais inteligente, sendo necessário para isso selecionar corretamente os trabalhadores e adestra-lo em função especifica e com propostas de melhores salários aumentando assim a produção e levando a prosperidade tanto de patrão como dos empregados. Varias teorias foram criadas para melhora do sistema, todas de grande importância para o desenvolvimento da Administração.
Fragmentando o trabalho e especializado os trabalhadores Henry Ford alcançou a produção em massa na montagem de veículos padronizados e popularizando seus preços. Com a teoria funcionalista, Henry Faiol, teórico clássico enfatizava a teoria organizacional que visava além de comandar, organizar, coordenar, prever e controlar as empresas de cima para baixo.
Max weber, quarto integrante da escola clássica: sintetizava pontos comuns e só não considerando a variabilidade humana. Max foi um dos fundadores do estudo moderno da sociologia com influencia na ciencia politica e na adminstração. Max identificou nas organizações as disfunções Burocráticas, ou seja, o seguimento rigido das regras que levava em conta a variabilidade humana. Em decorrencia de problemas enfrentados com pensamentos clássicos, onde as pessoas não eram negligenciadas por tais teorias más eram consideradosrecursos de processos produtivos foi necessário a adoção de métodos que considerasse as pessoas comofator principla e primordial para o processo, passando então o enfoque a ser comportamental.
O fato é que existe um efeito cumulativo nas diversas teorias estudadas desde os inicio até os dias de hoje elas foram criadas para melhorar o sistema, sendo importantíssimas para o desenvolvimento da administração existindo sim um meio termo entre organizações mecanicistas e organizaçoes flexiveis: existiria um meio termo.
Uma analise critica do sistema num todo podemos dizer que as diferentes teorias não si perderam com o tempo, cada uma teve sua contribuição no desenvolvimento e se completaram, existe ainda um meio termo entre as organizações mecanicistas e as organizações flexíveis, por que ainda hoje são necessários os dois modelos de administração e elas visam atender as necessidades das organizações. Não podemos descartar a antiga teoria, gessada onde o homem não tinha valorização, era uma simples engrenagem no sistema, pois hoje ainda temos empresas que necessitam desses métodos e podemos dar como exemplo, empresas que trabalham em linha de produção, onde cada homem é responsável por um item ou parte do trabalho. Nessa teoria, considerada como clássica as pessoas são consideradas apenas como recurso no processo.
Nos dias de hoje temos a era da Informação que traz para as organizações desafios novos e nunca como agora, as teorias se fez tão necessária para o sucesso de uma administração das organizações. Hoje a concorrência é de escala mundial e de postura agressiva. Rapidez na entrega, preços adequados, qualidade, melhores produtos e serviços são exigências dos clientes e, as empresas que queiram competir e ganhar mercado deve investir em conhecimentos e preparação de pessoas para enfrentar os novos desafios.
ETAPA 2
Teoria Clássica:
A teoria clássica surgiu no século XX, os responsáveis pelos primeiros trabalhos na
...