ATPS CIENCIAS SOCIAIS
Trabalho Escolar: ATPS CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jucimarazw • 16/9/2013 • 3.228 Palavras (13 Páginas) • 691 Visualizações
POLO PARCEIRO DE SANTA ROSA - RS
ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS SOCIAIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CIÊNCIAS SOCIAIS
Camila Karkow RA 382617
Jucimara Zwirtes RA 385230
Simone Henzel RA 385226
Scheila Cristina Pasa RA382613
Vander Knuppe RA 385229
Prof.ª Maria Cláudia Regina Benedetti
SANTA ROSA, novembro de 2012.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................. 3
CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE................................................................. 4
RELATÓRIO DO FILME A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO..................... 7 RELATÓRIO DOS DOCUMENTÁRIOS "ILHA DAS FLORES" E "BUMBANDO"..........................................................................................................10
RELATÓRIO DO DOCUMENTÁRIO "PAJERAMA".................................................12 CONCLUSÃO................................................................................................................ 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................... 15
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentará as definições de cultura, sociedade e indivíduo; sobre o que é cultura, como é adquirida, como o indivíduo transmite cultura (valores, normas, crenças, etc.) a outras pessoas e como se dá as interações sociais, e o que a socialização proporciona ao indivíduo.
Apresentaremos também um relatório e reflexão sobre o filme “A Classe Operária vai ao Paraíso”, onde o homem torna-se um apêndice da máquina. Não é mais a ferramenta que é construída para adaptar-se a mão do homem, é o homem que tem de adaptar-se à máquina, dá o homem seu sangue ao trabalho, e, contudo é prejudicado, desgastado.
Além destes assuntos, apresentaremos três documentários, “Bumbando” e “Ilha das Flores”; documentários que aborda a desigualdade social, fome, miséria, fatos que nos faz questionar, Onde está “Deus”?
Para concluir, o documentário “Pajerama” mostra a intervenção humana no habitat indiano, relatando a falta de respeito à cultura devido à destruição do meio ambiente provocada pela Revolução Industrial para a urbanização das cidades.
CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.
A palavra “Cultura” tem como senso comum, o significado de conhecimento e saber. O entendimento de significado de cultura da relatividade aos hábitos, costumes, valores e crenças, arte, moral, ideologias, e outras capacidades adquiridas pelo homem na sociedade.
Construída e compartilhada pelos membros de uma “sociedade” (grupo de pessoas que ocupam um território comum, que tenham uma cultura comum e possuem uma sensação de sociedade compartilhada de seus propósitos, gostos, preocupações, costumes, etc.).
Sociedade é o modo de organização social, um grupo utilitarista, instituído para atender a determinados interesses. Caracterizado pela competição entre seus membros, pelo interesse individualista, pela busca da eficiência e da especialização, e dos contatos pessoais e informais.
É com relativa segurança que a vida em grupo, transforma o animal homem em ser humano, que o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social.
A cultura converge para três aspectos essenciais:
• É transmitida pela herança social; o indivíduo aprende a cultura no grupo social e não como herança biológica. Cada geração transmite às gerações seguintes a cultura do grupo.
• Compreende a totalidade das criações humanas; tudo que foi criado pela humanidade, tanto material como não material, ideias e valores, etc.
• É uma característica exclusiva das sociedades humanas; os animais são incapazes de criar cultura.
Todas as culturas apresentam alguns elementos básicos que são: as crenças, os valores, as normas e sanções, os símbolos, o idioma e a tecnologia.
• Em um conjunto de crenças, todas as culturas são fundamentadas, compartilhando conhecimento e ideias sobre a natureza da vida.
• Valores são concepções coletivas do que é considerado, bom ou ruim, desejável ou indesejável, certo ou errado, bonito ou feio, em uma determinada cultura. Os valores influenciam o comportamento das pessoas e servem como critérios para avaliar as ações de outros.
• Normas traduzem crenças e valores, declara aquilo que pode ou não ser feito.
• Sanções são as punições ou recompensas, para as normas a serem seguidas.
• Símbolo carrega um significado particular de uma determinada cultura.
• Idioma, elemento chave da cultura; sejam sinais, sons e gestos para compreensões.
• A Tecnologia, como parâmetro para a cultura e socialização.
Podemos acrescentar ainda, que a cultura se manifesta por meio de tudo aquilo que produz o ser humano para satisfazer suas necessidades e viver em sociedade. O indivíduo só é humano por possuir cultura e em contrapartida só a encontramos junto a outros seres humanos.
Todos os seres humanos possuem cultura, e não podem ser melhor nem inferior à outra pessoa, serão somente diferentes. É comum a afirmação no cotidiano, de que “fulano” é um homem culto, ou de que moradores da “roça” são pessoas sem cultura, ou de que os índios apresentam uma cultura inferior à dos brancos.
É importante
...