ATPS COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL
Artigos Científicos: ATPS COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: magdabsi • 15/6/2013 • 1.937 Palavras (8 Páginas) • 345 Visualizações
Polo de Apoio Presencial: Uberlândia/MG – Unieducação
Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – EAD
Atividades Práticas Supervisionadas – Comportamento Organizacional
Tutor à distância: Irma Macário
Nomes: Célia Pereira Souza – RA 433021
Claudio Siqueira – RA 333939
Magda Bonfim Silva – RA 432280
Vera Rodrigues de Souza Almeida – RA 43191
Uberlândia, 20 de abril de 2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO___________________________________________________________3
CAPÍTULO 1 – Comportamento Organizacional__________________________________4
CAPÍTULO 2 – Inovação x Tecnologia_________________________________________6
CAPÍTULO 3 – Trabalho em equipe___________________________________________7
CONCLUSÃO____________________________________________________________8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS__________________________________________9
INTRODUÇÃO
Uma organização não é composta apenas por bens materiais. Seu maior patrimônio são os seus colaboradores. Colaboradores e não funcionários, assim, são denominadas as pessoas que contribuem e são responsáveis pelo crescimento de uma organização bem sucedida. Na maioria dessas organizações existem gestores que estudaram e colocaram em prática conceitos da nova disciplina ‘ Comportamento organizacional’, que nada mais é que o estudo do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações com o intuito de alcançar maior produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
CAPÍTULO 1
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente corporativo é denominado de Comportamento Organizacional. Pode-se afirmar que este processo gera uma melhoria no ambiente de trabalho, pois age diretamente na gestão de pessoas. Ou seja, o Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações. Isso impacta de forma positiva na motivação, produtividade, absenteísmo, entre outros.
O Comportamento Organizacional visa aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, melhorar as relações interpessoais, a cultura, ética, etc..
Segundo Stephen, no passado os executivos sabiam da importância das habilidades interpessoais, mas somente a partir da década de 90, é que começaram a incluir nas grades de estudos escolares, juntamente com as matérias de economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos, temas como comportamento e habilidades interpessoais, O comportamento refere-se aos atos e atitudes das pessoas na organização, é uma área que estuda três variáveis do comportamento das organizações, os indivíduos, grupos e estrutura, têm como propósito de utilizar esse conhecimento para promover e melhoria da eficácia organizacional, para que se trabalhe de forma eficaz e construtiva.
De forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm focado os comportamentos relativos às funções, trabalhos, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o CO incluem tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Stephen Robbins define CO como uma melhoria continua para o desenvolvimento das empresas e dos colaboradores e é uma ferramenta fundamental para o crescimento da empresa.
Para Chiavenato CO é voltada para a própria cultura das empresas e colaboradores e dificilmente consegue ser mudada ao longo do tempo, mesmo que constituem uma característica própria de cada empresa. Para esse Autor a cultura organizacional pode ser dividida em um nível visível e outro invisível. “No Nível visível estão os padrões e estilos de comportamento dos empregados.
No nível como Um iceberg invisível, estão os valores compartilhados e crenças que permanecem durante Um longo período de tempo.“ Este nível é mais difícil de mudar. ”
Existe ainda a definição da cultura organizacional holística que apresenta uma concepção diferente dos aspectos pragmáticos encontrados na literatura da área administrativa, no entanto concorda com o fato de que a cultura organizacional é mutável.
Na definição “uma cultura organizacional holística é um conjunto de valores conhecimentos e costumes ligados a uma visão não fragmentada”.
Do mundo em que a organização é considerada um organismo vivo em constante movimento, constituindo um sistema de eventos com uma constante interação e interdependência de sistemas maiores ou menores.
QUADRO COMPARATIVO: SISTEMA ABERTO E FECHADO
Sistema Aberto Sistema Fechado
Apresenta um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuos com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Não apresenta nenhuma interferência com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influência do ambiente e por outro lado não influenciam.
Capacidade de crescimento, mudança e adaptação ao ambiente e até auto reprodução. Não recebe nenhum recurso externo e nada produz que seja enviado para fora.
Podemos citar a matemática como exemplo, pois nunca sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, pois sempre 1+1 será 2.
CAPÍTULO 2
INOVAÇÃO X TECNOLOGIA
As inovações melhorem
...