ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS
Casos: ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosemery • 7/4/2014 • 323 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
O filme retrata a vida de um operário consumido pelo capital e cujo trabalho consome sua vida, que se passa na década de 70, cujo período foi de grandes transformações no capitalismo do mundo todo.
O resultado seria que muitos dos direitos conquistados seriam postos a prova pela burguesia da época, que com intuito de diminuir os custos introduzem inovações tecnológicas poupadoras de força de trabalho e o papel do trabalhador na geração de riqueza passa a ser questionada.
A crise capitalista faz com que a organização dos trabalhadores se depare com o aumento de desemprego. O filme tem como cenário principal uma fábrica que produz peças para motores e lá eles utilizam o sistema de metas de produção, sendo que o desenvolvimento tecnológico que leva ao aumento da produção não acompanha o crescimento salarial.
Lulu é o nome de um operário-padrão da fábrica, que sofre um acidente na máquina que esta operando, e é hostilizado por seus companheiros. E com isso vai evidenciando cada vez mais na cabeça de Lulu que o homem tem que se adaptar com a máquina.
Após este ocorrido Lulu adota uma atitude crítica ao modelo de exploração no trabalho ao sentir na pele, com a perda do dedo, o preço do “desamor” da máquina de produção. Então ele desenvolve interesse em participar do movimento sindical da cidade e lutar pelos direitos do trabalhador. O preço que Lulu paga por suas facetas politizadas é alto, é demitido da fábrica e sua esposa deixa a casa por não aceitar o comunismo.
Ao passar todo o conflito Lulu é outra pessoa , finalmente acordou para realidade do mundo, e ao analisar as mercadorias inúteis que comprou por muito anos de trabalho faz contas de quantas horas de trabalho se dedicou a gastar com o consumismo supérfluos.
Lulu batalhou com o sindicato, conseguiu melhoria no sistema de metas de produção, diminuição de carga horária e conseguiu seu emprego de volta na fábrica.
...