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ATPS De Empreendedorismo

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Por:   •  20/9/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

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A ideia de democracia racial no Brasil, as teorias raciais nem sempre se opunham à miscigenação. Ao contrário, o incentivo à imigração europeia foi feito com o objetivo de branquear a população. A cor branca passa, assim, a ter um valor social mais elevado e os conflitos não são tematizados em termos raciais. Na década de 1930, esse cenário se altera de modo mais radical, mestiçagem deixa de ser vista como um meio para atingir o branqueamento e passa a ser considerada não só em termos biológicos, mas também como uma mestiçagem cultural, é neste contexto, que Gilberto Freyre publica Casa- grande e senzala. A ideia de um Brasil mestiço passa a fazer parte do discurso oficial a partir dos anos de 1930. Entre os elementos apropriados como parte de uma identidade nacional estão, por exemplo, a feijoada, a capoeira e o samba. Essa imagem da democracia racial, que passa a vigorar com grande força, mostrava o Brasil como uma sociedade inclusiva capaz de integrar de modo harmonioso as diferenças. Esse mito foi, ainda, reforçado pelo fato de não ter havido no país o racismo institucionalizado, tal como houve nos Estados Unidos ou na África do Sul, Se no âmbito acadêmico, a ideia de democracia racial começa a ser posta em xeque nas décadas de 1950 e 1960, na sociedade, de um modo mais amplo, essa mudança se intensifica especialmente a partir da década de 1970, sendo tributária dos movimentos sociais, entre os quais o próprio movimento negro, mas também o movimento feminista e indígena. A partir de então, tanto os intelectuais como os movimentos sociais passam a se referir à questão como o “mito da democracia racial brasileira”

Discriminação, modo de abordar socialmente as diferenças, tratando-as com desigualdade. Étnico, relativo a um grupo associado a uma cultura, idioma ou costumes comuns. Fenótipo, manifestação visível de características genéticas, como, por exemplo, cor da pele ou formato do nariz. Genocídio, extermínio de um grupo étnico ou racial. Mito, narrativa simbólica que explica a origem de um fenômeno. A expressão “mito da democracia racial” pode ser usada para explicitar que a ideia de “democracia racial” é falsa e impede a ação política antirracista, também ser usada para destacar que um conjunto de ideias que, mesmo não tendo correspondente na realidade, têm efeitos práticos importantes. Raça, do ponto de vista antropológico, raça não se refere a uma diferença biológica. Historicamente o termo já foi usado para agregar indivíduos com base em idioma, costumes, fenótipo ou mesmo religião, usamos este e outros termos a ele associados (como cor, étnico, branco, preto, pardo) em itálico para destacar a controvérsia em torno de seu significado. Racismo, preconceito baseado na hierarquização das pessoas em termos de raça ou etnia. É também uma forma de explicar as diferenças sociais e culturais a partir de diferenças tomadas como naturais.

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