ATPS De Psicologia
Trabalho Escolar: ATPS De Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RenatadePaiva • 5/10/2013 • 4.812 Palavras (20 Páginas) • 331 Visualizações
Curso: Pedagogia
Disciplina: Psicologia da Educação
Deila Fernanda Barbosa- RA-4717915689
Lucimara Cristina Barbosa- RA-5567148896
Marcus Vinicius Ruffino - RA-5721154835
Maria Auxiliadora Dos Santos Braga - RA-5560122130
Rafaela Cristina Dos Santos- RA-5534124510
Renata De Paiva - RA- 5303946599
ATPS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Profª: Maria Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
18/09/2012
Indice:
1 – Introdução..................................................................................................................03
2 - Apresentação:.............................................................................................................04
2.1 – Sigmund Freud.......................................................................................... 04
2.2 – Jean Piaget..................................................................................................06
2.3 – Henri Wallon...............................................................................................08
2.4 – Lev Vigotski...............................................................................................14
3 - Conclusão:..................................................................................................................17
4 – Bibliografia................................................................................................................19
Introdução:
Este trabalho consiste na apresentação da biografia dos filósofos renomados que contribuíram para o entendimento da psicologia da educação, sua importância na história e contribuições para a educação, suas considerações e reflexões pessoais sobre cada ser humano.
Apresentação:
SIGMUND FREUD (1856 – 1939)
Médico, neurologista e fundador da psicanálise, apresentou ao mundo o inconsciente e explorou a mente humana. Freud ficou conhecido como um dos maiores pensadores do século xx e o pai demuitas das teorias psicanalistas. Freud explorou a psique, desenvolveu uma teoria de personalidade, estudou histeria, neuroses e sonhos, entre tantos trabalhos.
Sua vida:
Sigmund Freud nasceu em 1856 na cidade de Freiburg, na Morávia. Seu pai Jacob era comerciante e sua mãe, Amália, era a terceira esposa de Jacob. Freud nasceu em uma família judaica.
Aos três anos de idade sua família se mudou para Viena, devido aos preconceitos aos judeus. Freud sempre foi brilhante nos estudos, o primeiro da classe.
Em 1873, aos 17 anos ingressou na faculdade de Medicina da Universidadede Viena. Nos anos de faculdade trabalhou em um laboratório de neurofisiologia, até sua formatura, em 1881.
Em 1882, Freud se apaixona por Martha Bernays, e em 1886 se casão, Freud já possuía um consultório particular, tiveram seis filhos, sua filha mais nova segue o exemplo do pai, se tornou uma emitente psicanalista.
Alfred Adler e Carl Jung se reunirão com Freud semanalmente, famosos psicanalistas que acabaram se desligando de Freud para desenvolver suas próprias linhas. Freud se decepcionou com o desligamento de Jung, pois achava que ele daria continuidade em transmitir seu trabalho.
A primeira guerra mundial teve um grande impacto em Freud e no movimento psicanalítico. Viena sofria de fome, frio e desespero. Voltaram a epidemias mortais com tuberculose e gripe. Em 1920, Freud perdeu sua segunda filha vítima de uma epidemia. Abalado com a morte de sua filha e com a guerra, Freud escreveu “Além do Principio do Prazer”.
Em 1923, Freud passa por uma cirurgia para retirar um câncer na boca. Em 1938 Freud sendo judeu teve que sair de Viena, porque os nazistas entraram. Freud foi para Londres com sua família.
Sua contribuição para Educação:
Trabalhou no desenvolvimento de forma que atingisse as emoções reprimidas (histeria). Desenvolveu a livre associação uma técnica psicanalítica onde o paciente fala tudo que vem a mente. (a descoberta do inconsciente).
Sexualidade infantil a importância do impulso, ou libido. Nos primeiros 4 e 5 anos de vida. Os sentimentos. Id é o inconsciente, ego é o mediador entre o id e o superego, e o superego é o consciente. Essa é a considerada teoria de Freud , segundo Maxproview de nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil.
Foi talvez Stefan Zweig, em 1942, quem redigiu um dos relatos mais realistas de Freud: “Não se podia imaginar um indivíduo de espírito mais intrépido. Freud ousava a cada instante expressar o que pensava, mesmo quando sabia que inquietava e perturbava com suas declarações claras e inexoráveis; nunca procurava tornar sua posição menos difícil através da menor concessão, mesmo de pura forma. Estou convencido de que Freud poderia ter exposto, sem encontrar resistência por parte da universidade, quatro quintos de suas teorias, se estivesse disposto a vesti-las prudentemente, a dizer “erótico” em vez de “sexualidade”, “Eros” em vez de “libido” e a não ir sempre até o fundo das coisas, mas limitar-se a sugeri-las. Mas, desde que se tratasse de seu ensino e da verdade, ficava intransigente; quanto mais firme era a resistência, tanto mais ele se afirmava em sua resolução. Quando procuro um símbolo da coragem moral- o único heroísmo no mundo que não exige vítimas – vejo sempre diante
...