ATPS Ergonomia
Pesquisas Acadêmicas: ATPS Ergonomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: arianecentenaro • 24/9/2013 • 321 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
Escolhemos cinco pessoas, no qual algumas são graduadas em distintas áreas, e fizemos a seguinte pergunta: O que você sabe sobre Ergonomia?
Por motivos do termo Ergonomia ainda não ser muito conhecido, ficamos surpresos com as respostas obtidas.
Dentre os entrevistados, tinha programador, administrador, e estudantes universitários. Todos conceituaram ergonomia de uma forma coerente. Alguns limitaram a ergonomia como se ela fosse somente aplicada no ambiente físico do trabalho, porém tiveram os que expôs a Ergonomia sendo aplicada tanto no ambiente físico do trabalho como no ambiente psicológico.
É a área da ciência que estuda maneiras de facilitar nossa relação com objetos e máquinas. "Seu objetivo central é adaptar o trabalho ao ser humano, evitando que ocorra o contrário", diz o engenheiro e doutor em ergonomia Laerte Idal Sznelwar, da Universidade de São Paulo (USP). O naturalista polonês Wojciech Jastrzebowski foi a primeira pessoa a usar o termo ergonomia - que em grego significa "princípios do trabalho" - num texto chamado The Science of Work ("A Ciência do Trabalho"), escrito em 1857. Um exemplo de aplicação dos princípios ergonômicos são os telefones com teclas. Os números não são dispostos por acaso em quatro fileiras com três botões cada. Antes de esse formato ser lançado, foram testados modelos com teclados circulares, diagonais e horizontais com duas fileiras de botões. Venceu a configuração que os estudiosos perceberam ser a mais confortável para os usuários.
A ergonomia atual vai ainda mais longe e não fica só no desenho de objetos: as telas dos caixas eletrônicos, por exemplo, são projetadas com ícones grandes e fáceis de localizar. Por causa da variedade de aplicações, o trabalho em ergonomia é feito por vários profissionais, como engenheiros, arquitetos, médicos, fisioterapeutas e psicólogos. Nos últimos anos, os estudos nessa área ganharam destaque na criação de objetos que diminuam os riscos de lesões por esforços repetitivos, as famosas LER, que atacam, por exemplo, quem vive sentado diante do computador a maior parte do dia.
...