ATPS FISICO-QUIMICA
Monografias: ATPS FISICO-QUIMICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 6658393522 • 27/3/2014 • 370 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Em 1928, um proprietário de laboratório farmacêutico norte-americano, visitou uma edição de um jornal e observou que os funcionários não estavam doentes devido um surto de gripe que atingiram a população, pois utilizavam uma mistura de analgésico /acido nítrico e bicarbonato de sódio, começou então o estudo para melhorar esta formula, após 3 anos de pesquisa os químicos desenvolveram o primeiro comprimido efervescente, deste então sua formula vem sendo aprimorada.
Comprimidos efervescentes são concebidos para darem rapidamente origem a uma solução, com liberação de dióxido de carbono. Normalmente, estes comprimidos são preparados por compressão das substâncias ativas com misturas de ácidos orgânicos (ex. ácido cítrico ou ácido tartárico) e bicarbonato de sódio. Quando um comprimido é colocado em um copo com água inicia-se uma reação química entre o ácido e o bicarbonato de sódio para formar um sal de sódio do ácido, dióxido de carbono e água.
Em princípio, qualquer ácido sozinho junto ao bicarbonato poderia produzir a efervescência, como ácido ascórbico, ácido cítrico, ácido málico, ácido fumárico ou ácido tartárico, porém normalmente utiliza-se uma mistura de 1:2 de ácido cítrico e tartárico. Essa mistura oferece uma efervescência consistente e de evolução controlada.
A razão pela qual se usa uma mistura de ácidos é simples: as partículas de ácido cítrico são relativamente mais duras e densas que as partículas de ácido tartárico. Por esse motivo, ao serem adicionadas à água, as partículas de ácido cítrico tendem a ir para o fundo do recipiente, produzindo borbulhas que se propagam do fundo para a superfície, dissolvendo se de modo mais lento e produzindo uma efervescência mais lenta e controlada. Já as partículas de ácido tartárico tendem a ficar mais na superfície, reagindo rapidamente, produzindo uma efervescência rápida e intensa. Estes dois efeitos combinados proporcionam uma mistura homogênea do fármaco. Para que haja uma reação eficaz de efervescência é necessário calcular a quantidade em proporções corretas destes dois ácidos e do bicarbonato de sódio.
O cálculo é feito para que ocorra completa reação entre os ácidos e o bicarbonato de sódio. Para o ácido cítrico são necessárias três moléculas de bicarbonato de sódio para uma molécula de ácido cítrico, conforme cálculo estequiométrico apresentado no Esquema 01:
3 NaHCO3 + C6H8. H2O → 4 H2O + 3CO2 + Na3C6H5O7
...