ATPS FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Por: Cleunete • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Guarulhos
Pedagogia
ATPS
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS
DA EDUCAÇÃO
Curso: Pedagogia - Licenciatura
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Alunas: Cleunete Biasi RA: 7929685203
Josinete de Souza RA: 7703629804
Mariana S. Tomim RA: 7988610667
Silvia Dos S. Rocha RA: 7543600968
Tutora Presencial: Thais Cristina Mateucci
[pic 2]
Guarulhos
11/2014
Introdução
Toda sociedade possui sua estrutura, seus próprios, meios e mecanismos, seu sistema familiar, sua cultura, suas normas, hábitos, costumes, a sociologia preocupa-se com o funcionamento dessa sociedade.
O significado de Sociologia e suas contribuições para a educação.
Sociologia é ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a sua comunidade ou aos diferentes grupos que formam uma sociedade. “A sociologia nos permite melhor entender a função de educação e sua relação com a sociedade cultura”. Dentro do âmbito educacional a sociologia para futuros educadores, possa a ser uma disciplina fundamental a instituição educacional.
A Sociologia da educação estuda fenômenos educacionais; educação como processo social global que abrange toda a sociedade, os sistemas escolares e suas estruturas, indo até as salas de aulas e incluindo o papel do professor, como formador de opiniões e futuros cidadãos cabendo a esse o respeito à condição social e ao meio a qual seu aluno pertence.
Definição de sociologia
*Ciências que estuda relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou dos diferentes grupos que formam uma sociedade.
*Ciências humanas, que tem como objetivo de estudo a sociedade e sua organização social, os processos que se interligam.
*Ciências humanas, que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações grupos e instituições.
*A sociologia estuda o comportamento do ser humano em função do meio em que vive.
Contribuições para educação
*Auxilia no entendimento do funcionamento de instituição.
*Na compreensão do sistema educacional como processo social, global que ocorre na sociedade.
*Na organização do sistema escolar, o conjunto de sua estrutura, de sustentação como parte social mais global.
*Entendimento de que a sala de aula é um subgrupo de ensino.
*Auxilia no papel do professor, como agente social e mediador de aprendizado.
*Estudar e analisar os padrões e interações da escola para a comunidade.
*Conhecimento do meio social.
Compartilhamento de opiniões
A sociologia da educação fornece a sociedade o levantamento de problemas pondo em discussões propondo soluções. A sociologia como ciência fornece ao educador, suporte para o entendimento de seus problemas cotidianos.
A sociologia da educação, nos mostra que nossa sala de aula é um subgrupo, que está inserido em um contexto social com suas diferenças, dando suporte para o educador entenda para conciliar. E o principal não ignorar o meio social de o qual pertence seu aluno se encontra.
Este grupo após discussão conclui que a sociologia como ciência, faz-se entender que o individuo para se tornar social, passa por um processo de socialização, pois sozinho o ser humano não vive esta implícito em sua natureza, sendo que o individuo sofre influencia através, de sua família, cultura e contexto social, ficando impossível sua socialização sem convívio e o contato com outras pessoas, no entanto torna-se necessário acatar regras que sejam comuns a todos. Segundo Durkeim, a convivência na sociedade e impossível sem educação, elemento adaptador na integração do individuo na sociedade.
A sociologia da educação nos mostra que a escola tem dois importantes papeis, ao mesmo tempo em que transmite a mora social, permite ao individuo conhecimento de especializações técnicas necessárias para a profissionalização futura. O educador passa a ser o mediador das duas funções, a sociologia permite através de estudos entender como funciona a sociedade e o papel da instituição dentro da mesma, sabendo-se que as realidades sociais são diferentes e o entendimento disso pode-se levar a transformação, assim como disse Paulo Freire: SE A EDUCAÇAO SOZINHA NÃO PODE TRANSFORMAR A SOCIEDADE TAO POUCO SEM ELA A SOCIEDADE MUDA.
Ensino, Cultura e Sociedade.
Os problemas enfrentados por uma sociedade, sua desigualdade sua relação entre os mais favorecidos e os menos privilegiados transpassam toda e qualquer fortuna como no filme a sociedade citada européia e bem sucedida, nem de longe poderíamos esperar tal semelhança com o terceiro mundo.
O que nos mostra que a divisão de uma sociedade capitalista torna-se igual independente de sua geografia. Onde imaginaria que um dos países mais culto sofreriam problemas escolares semelhantes aos nossos. Alunos desinteressados e violentos, conteúdos escolares que não causam interesse, educadores desmotivados e avaliações que rotulam os jovens. O papel do professor assim como no filme é despertar os alunos que a educação pode ser transformadora, apesar de ser difícil despertam em alunos que carregam tantos problemas sociais e familiares que o começo da solução para seus problemas encontra-se na escola.
...