ATPS Fundamentos - ETAPA 1
Ensaios: ATPS Fundamentos - ETAPA 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissaganiel • 26/5/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
Etapa 1 – Psicologia
O que é cultura?
Cultura nada mais é que a herança social. Que inclui todo o conhecimento, a arte, as crenças, a lei moral, os costumes e todos os hábitos de aptidões adquiridos pelo homem em família, ou através da sociedade, e que é repassado de geração em geração.
Cada país tem influências que originam particulares em sua cultura, o que remete a comportamentos e conhecimentos cumulativos e socialmente transmitidos, e que se baseiam no aprendizado e imitações.
Para os antropólogos, a definição de cultura é um fazer tipicamente humano, na falta de algo que designe melhor o comportamento transmitido socialmente.
Alguns estudiosos contestam que os animais possuem culturas relacionadas à suas experiências ao longo de sua evolução. Pois cada espécie é fruto de um processo evolutivo particular e assim não podemos limitar somente a raça humano como detentora de cultura e sim buscar compreensão no modo de vida peculiar de cada espécie e tentar compreender as diferenças culturais e etnias. Para Eduardo Ottoni “já ultrapassamos há muito tempo a ideia de que só os humanos têm transmissão social de informação.”
Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme?
Todas as manifestações tem uma ação coletiva e em favor de uma causa. Temos dois casos de manifestações nesse filme, são eles :
- Bailes Funks ;
-Passeata na faculdade PUC- com o tema de paz sobre a morte da estudante pelos traficantes do Moro.
Os Bailes Funks , são identidades culturais de expressão nas favelas/comunidades. Onde expressão estraves da música seus descontentamentos da sua realidade social, da questão econômica e da politica. E onde fica evidente a visão de sociedade, conforme a sua realidade social.
A passeata na Faculdade demostra o descontentamento na classe média por meio de uma passeata pacifica apenas demostrando a insatisfação com o ocorrido. A morte da jovem, que realizada trabalhos comunitários em uma ONG na favela.
...