ATPS- PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Trabalho Universitário: ATPS- PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarianaMesquita • 29/10/2014 • 582 Palavras (3 Páginas) • 348 Visualizações
INTRODUÇÃO
Essa Atividade Prática Supervisionada nos dará uma oportunidade de compreendermos um pouco mais sobre Planejamento e controle de produção, esperamos concluí-la com exatidão, desenvolvendo as etapas de forma clara e correspondente com o que se pede. Esse desafio é de muita valia e importância no aprendizado do EAD.
Planejamento e Controle da Produção
o planejamento e controle da produção – P.C.P. – é a técnica ou processo utilizado para fins de gerenciamento da produção e dos processos de fabricação metalúrgicos. Porém, para um bom P.C.P. funcionar, deverá ter como fonte, um Departamento de Engenharia/Projetos altamente organizado e estruturado em termos de informações (Listas ou Estruturas de Engenharia) dos produtos a serem fabricados. Sem um bom projeto, organizado e correto, as chances de um bom planejamento, vêem-se reduzidas. Indiferente da perfeição ou não do planejamento e controle da produção de uma indústria, os acontecimentos nem sempre ocorrem conforme o que foi planejado.
Todas as indústrias, por mais que trabalhem em um mesmo segmento, possuem particularidades, Assim as empresas planejam e controlam sua produção de maneira totalmente ajustada e adaptada para sua realidade de trabalho.
Conceitos teóricos
Planejamento e controle da produção (P.C.P.)
O planejamento e controle da produção é um processo que envolve o planejamento e a organização de todos os processos de fabricação da produção, sendo de extrema importância para a obtenção de melhores resultados a nível de aumento da produtividade.
O P.C.P. apóia os departamentos de Vendas e Produção no planejamento e na
coordenação de suas ações, com a finalidade de que sejam cumpridos e atingidos todos os resultados previamente estabelecidos em termos de quantidade, qualidade, prazo e lugar.
. Funções do P.C.P. são:
- Definição das quantidades a serem produzidas;
- Gestão de estoques de matéria prima e insumos;
- Emissão das ordens de fabricação;
- Programação e controle das ordens de fabricação;
- Movimentação das ordens de fabricação da produção;
- Controle e acompanhamento da produção.
Gráfico de Gantt
Dentre todas as ferramentas que podem ser utilizadas no processo de planejamento e controle da produção, o gráfico de Gantt em geral é um dos mais utilizados pela maioria das indústrias metalúrgicas, principalmente para elaboração de cronogramas de planejamento e acompanhamento dos processos de fabricação.
O método de programação mais comum utilizado pelas empresas em seu planejamento da produção, é o gráfico de Gantt. Um gráfico de Gantt é uma ferramenta simples, inventada por Henry L. Gantt (1861-1919) no ano de 1917, que representa o tempo como barras num gráfico. Gantt ao se dedicar à organização de indústrias, percebeu a necessidade de um controle
...