ATPS PROCESSOS
Exames: ATPS PROCESSOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/8/2013 • 1.301 Palavras (6 Páginas) • 350 Visualizações
ATPS – PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Passo 1
Iniciar a confecção de um relatório que apresente as definições ( o que é ) e os tipos de Planejamento.
O planejamento é dos principais alicerces de uma empresa. É a forma como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou buscar melhorá-los para alcançar seus objetivos.
A falta de planejamento resulta em decisões precipitadas, tomadas de forma imediata e que será sentida a médio prazo ou longo prazo, comprometendo a existência desta empresa no mercado.
O planejamento hoje pode ser considerado o GPS ou a Bússola de uma empresa. O planejamento mostra o caminho certo a ser seguido, diminuindo as incertezas e os erros nas tomadas de decisão. Há três tipos de planejamento, sendo eles:
Planejamento estratégico: ele é elaborado pelos donos e/ou diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo. O planejamento estratégico é o que define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para que esse objetivo seja atingido. Com isso, é possível diminuir as incertezas quanto ao futuro da empresa.
Planejamento Tático: é elaborado por gerentes (nível médio) , que tomam as decisões de médio prazo. O planejamento tático cria hipóteses, possibilidades a respeito da realidade atual e futura da empresa. É necessário que haja uma boa comunicação interna na empresa para que seja possível a criação do planejamento tático.
Planejamento Operacional: O planejamento operacional é aquele que diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada dentro da empresa no seu dia-a-dia. Está submetida a um processo de sistema fechado, desenvolvido a curto prazo.
1.1 Faça uma pesquisa comparativa destas definições, confrontando com o que apresenta outras duas fontes bibliográficas de Administração, disponíveis na biblioteca de sua unidade.
Livro: Teoria Geral da Administração:
Autor: Antonio Cesar Amaru Maximiano (6ª Edição)
Para Maximiano todos os planejamentos passam por etapas:
Na primeira: é feita a aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização.
Na segunda: O processamento dos dados de entrada transforma informações para produzir novas informações.
Na terceira: Há a preparação de um plano (idéias).
E depois de ter passado por essas três etapas, escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes, o Plano Estratégico que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente, o Plano Funcional também chamado de administrativo, que traduz os planos estratégicos em ações especializadas: marketing, operações, recursos humanos e finanças e o Plano Operacional que define atividades e recursos que possibilitam a realização dos objetos estratégicos ou funcionais.
Comparação: no livro PLT cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de duração para o planejamento, já referente ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, para atingir a conclusão do planejamento precisa-se seguir todas as etapas e muda também os nomes dos níveis de planejamento. No PLT o planejamento é mais voltado a decisões a serem tomadas no futuro já no livro de Maximiano referem-se a atividades a serem cumpridas para cada setor.
Livro: Administrando em Tempos de Grandes Mudanças
Autor: Peter F. Drucker.
Para Drucker o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política. O planejamento é uma previsão baseada em probabilidades. Ou seja, é tentar visualizar o futuro, tendo como parâmetro aquilo que vemos hoje. Os planejamentos são criados pelos executivos que tomam decisões que comprometem o futuro, recursos correntes, de tempo e dinheiro. As durações desses compromissos estão crescendo sem parar em: estratégias e tecnologia, marketing, manufatura, desenvolvimento de colaboradores, etc. Ao se fazer o planejamento devemos antes nos perguntar: “O que é mais provável que aconteça?” e “O que já aconteceu que irá criar no futuro?”
Comparação: no livro PLT existem três níveis diferentes para se fazer um planejamento e três cargos diferentes responsáveis por sua produção. Enquanto para Drucker, o planejamento é exclusivamente dos executivos que o fazem pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre os acontecimentos do passado, presente e futuro, existindo apenas um maneira de planejar.
Passo 2
2.1 – Analisar Criteriosamente os artigos indicados:
De acordo com o Professor Paulo Barreto dos Santos, o verdadeiro empresário procura manter o foco. E para isso, se faz necessário o planejamento. Quando toma a iniciativa de começar a planejar seus negócios, o empresário tem que ter ciência que nem sempre é possível acertar tudo, mas sim diminuir as decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior eficiência e eficácia nos projetos e processos futuros.
O planejamento ocorre em todos os campos da atividade humana, seja na vida pessoal, onde se reveste de considerável relevância, ou vida profissional, dentro de uma organização onde se torna indispensável dada a magnitude, complexidade e riscos envolvidos. Ao se planejar ocorre uma junção de coisas necessárias e suficientes para se atingir objetivos.
http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-e-controle-751/artigo/
acesso em 29/05/2013.
O professor Roberto Shinyashiki diz em seu texto que um empresário que visa obter sucesso precisa, antes de mais nada, ter a capacidade de enxergar o que está escondido nas entrelinhas. E a partir disso, se antecipar, tornando-se desta forma, um verdadeiro empreendedor.
De acordo com Shinyashiki , Essa capacidade visionária faz com que o indivíduo esteja sempre alerta para aproveitar as oportunidades. Pois ele consegue ver além do horizonte. Ele enxerga como o mundo poderia ser e acaba assumindo riscos calculados, gerenciando as crises e avaliando as reais chances de sucesso.
O empreendedor com visão faz a diferença transformando algo de difícil definição, abstrato, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade.
Quando as pessoas não enxergam adiante têm de pagar por sua falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem.
http://www.planestrategico.com.br/planejamento-estrategico/shinyashiki2.html
acesso em 29/05/2013.
2.2 - Considerações Finais.
Lendo os dois trechos acima, podemos concluir que um empresário de sucesso necessita entre outras coisas, ter a capacidade de enxergar no presente aquilo que poderá ocorrer no futuro. E que é preciso também ocorrer um planejamento de cada decisão que será tomada, visando evitar possíveis surpresas indesejáveis, e que caso elas ocorram, o empreendedor vai estar preparado para assumir seu fracasso, bem como buscar uma retomada de ações para dar a volta por cima, mantendo o otimismo.
O planejamento dentro de uma empresa é fundamental para alcançar os objetivos traçados. Sem o planejamento, a empresa futuramente estaria comprometida no mercado. Ele se faz necessário para que as decisões sejam tomadas de forma mais clara diante de qualquer problema.
Existem três tipos de planejamento, sendo eles:
O planejamento estratégico que são as decisões de longo prazo. Ele define onde se pretende chegar e o que deve ser feito; o planejamento tático que são decisões de médio prazo. Nele se cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, sendo fundamental uma boa comunicação interna na empresa; e
o planejamento operacional que é o que diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada no dia-a-dia, e que estão submetidos a um processo de sistema fechado, voltado a curto prazo.
O livro de Maximiano define que todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, devem seguir uma sequência. Enquanto no livro PLT há a definição de que cada tipo de planejamento tem um determinado setor que responsável por sua produção e um determinado tempo de duração.
De acordo com o Professor Paulo Barreto dos Santos, todo empresário necessita de planejamento para seus negócios. Mas já tendo ciência que nem sempre é possível ser bem sucedidos em suas ações. Mas sim diminuir as decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos e processos futuros.
Desta forma, podemos concluir que para ser um empresário de sucesso, é preciso planejar, estudar cada decisão tomada, tentando evitar surpresas indesejáveis. É necessário enxergar no presente um possível cenário futuro.
...