ATPS -PSICOLOGIA
Por: 197441 • 7/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.822 Palavras (8 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Polo: Senhor do Bonfim – Bahia
Curso: Serviço Social
Acadêmicos (as):
Márcia Maria Bispo Nascimento RA: 421589
Vanessa Simões de O. Araújo RA: 417414
Nayara Cristina Vilas Boas RA: 409249
Sílvia Batista da Silva RA: 416520
Rodrigo Araújo Cavalcante RA: 425201
Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)
Disciplina: Psicologia e Serviço Social II
Tutor EAD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
SENHOR DO BONFIM.
Setembro de 2014
Analise do filme Tropa de Elite
Introdução
Neste relatório trazemos uma analise do filme Tropa de Elite (BOPE), que deixa bem claro o alto índice de desigualdade social que afeta a população brasileira como um todo. Tendo em vista que isso acontece devido à má distribuição de renda, levando em conta que não só vemos isso no filme como também na nossa atual realidade, que enfatiza alguns dos mais fortes conflitos sociais, bem como: a guerra do tráfico, onde traficantes lutam pelo poder entre eles, aliciando crianças e adolescentes. Visando também a corrupção que acontece de forma clara e vergonhosa, entre policiais militares e autoridades que tem o dever de manter a ordem e a segurança da população. No filme, o grupo do BOPE luta com garra, fervor, honestidade e violência no intuito de banir de uma vez por todas os traficantes e a corrupção, males que afetam a população que quer viver em paz e com segurança.
O que é cultura?
Cultura vem do latim “colere” que significa cultivar e trata-se de um conjunto de conhecimento, costumes, crenças, a moral, hábitos entre outros que o ser humano adquire na sociedade e no meio familiar que é o primeiro contato social que a pessoa tem em sua vida.
Cada povo e cada pais tem sua própria cultura como por exemplo no Brasil a cultura é marcada pela alegria e descontração de um povo e isso se reflete na forma de vida de pessoas trabalhadoras, comunicativas e festeiras, independente de classe social ou religião, pois todos tem o sua forma de comemorar alguma coisa.
A cultura também é definida em ciências que abrange conjunto de ideias e costumes que vai se moldando a modificando através da vida em sociedade ou seja é acumulativo porque mudam de geração pra geração ganhando e perdendo novos aspectos por novas maneiras de pensar.
Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme?
[pic 2]
No filme Tropa de Elite fica bem nítida as formas culturais de manifestações, como o interesse do estado de proteger os mais favorecidos financeiramente dando um suporte de segurança muito superior ao que as pessoas de classe inferior recebiam, essas pessoas intituladas muitas vezes grosseiramente de favelados, nesses redutos de trabalhadores de classe media à baixa o estado não da o amparo adequado e é onde acontecem as formações de milícias que são militares que vendem segurança em troca de propina ou ate policiais que expulsão traficantes de morros para assumir o poder e o trafico de drogas naquela região onde assim eles conseguem extrair muito dinheiro. Tem também suas festas bem típicas como os bailes funk onde seus moradores que por não terem tido muitas oportunidades na vida ou ate mesmo por escolha própria ingressam na vida do crime como vendedores de drogas abastecendo esses bailes que muitas vezes são frequentados por pessoas usuárias de droga com um bom poder aquisitivo.
No filme aparece também a justiça do poder paralelo, ou seja, a justiça dos traficantes conhecida como o tribunal do crime, onde traficantes impõe vereditos julgados por eles mesmos, castigando e até eliminando pessoas que de alguma forma os traíram.
A Guerra do Tráfico e a Corrupção
Durante o filme Tropa de Elite aparecem conflitos bastante interessantes que mostram a necessidade do poder publico em intervir de alguma forma, um deles é a guerra do trafico, onde cada vez mais as crianças são marginalizadas e ingressam para esse mundo do crime e o uso de drogas. Outro conflito é a corrupção dentro da própria policia, onde no dito popular é “cobra engolindo cobra”. Policias em troca de status financeiro e também em busca de ter uma boa posição de poder na hierarquia militar se submetem a varias formas de corrupção.
Nesses casos o estado deveria implantar planos de evitar isso, como uma vigilância maior, criação de novas normas e leis para punir e intimidar esses atos e reaver a questão da remuneração desses profissionais evitando que eles busquem uma forma suja e imoral de ganhar dinheiro para seu sustento e de seus familiares.
É de extrema importância que para um país seguir a diante aja o bom funcionamento de suas instituições porque assim, o país terá dificuldades em se desenvolver estando sempre em um ciclo vicioso de crimes impunes causando um efeito dominó, por exemplo, se existe o analfabetismo existira também o desemprego, a fome e pessoas recorrendo a uma vida fora da lei, ignorância, a falta de informação e entre outras coisas mais. O Brasil é dos países onde mais se paga impostos, esse dinheiro deveria ser destinado aonde realmente se necessita como a saúde e a educação que tem varias ramificações. (Autoras da ATPS)
A importância do serviço social em conflitos da sociedade?
[pic 3]
No inicio dos grandes centros urbanos conforme o país crescia, crescia também os seus problemas de desemprego fazendo acontecer a fome, a falta de acesso a educação e as diferenças de classes sociais. Foi então preciso existir um órgão competente para administrar e dar coesão a estes novos aspectos da sociedade.
Foi aonde o serviço social veio para fazer a diferença e arrumar a casa. O serviço social funciona em prol da sociedade, dando amparo e orientação à população em situação de fragilização social, ou seja, que precisam de indicações de saúde, alimentação, de moradia, de educação, de segurança, entre outras necessidades. O profissional desta área o assistente social planeja e executa políticas públicas e programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e também para a integração do individuo na sociedade.
...