ATPS Saude Segurança No Trabalho
Artigo: ATPS Saude Segurança No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Babi_28 • 12/6/2014 • 2.337 Palavras (10 Páginas) • 489 Visualizações
Atividade Prática Supervisionada
(ATPS)
Saúde e Segurança do Trabalho
Belo Horizonte MG
2014
Saúde e Segurança do Trabalho
ATPS apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora EAD Carolina Guzmán.
Belo Horizonte MG
2014
RESUMO
No trabalho a seguir vamos nos familiarizar-nos como o conceito de segurança no trabalho, aspectos da higiene ocupacional. De equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de Ergonomia.
Vamos questionarmos também os elementos relativos ás segurança no trabalho que devem fazer parte de uma organização da qual a proposta seria uma a implementação de uma pizaaria.
SUMÁRIO
I. Conceito de Segurança do Trabalho
1.1. Elementos relativos á segurança, profissionais que atuam no setor de risco, prevenção.
II. Plano de Ação: Segurança do Trabalho
2.1. Ações que podem ser realizadas, para garantir a Saúde e Segurança do trabalhador, estando dentro das normas e Leis estipuladas pelos órgãos Competentes.
III. Riscos Ambientais
3.1. Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade
I. Conceito Segurança do Trabalho
Elementos relativos à saúde e segurança no trabalho deveriam ser considerados durante a implementação da pizzaria
1- Confecção do Mapa de Risco.
2- Implantação do EPIs utilizados conforme cada função.
3- Criações do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
4- Criação do PCSMO ( Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
Conceito: Acidente de Trabalho; profissionais que atuam em setor de risco.
Conceito de acidente de trabalho
De acordo com o artigo 19 da lei 8.213, publicada em 24 de julho de 1991, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, oupelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente". Essa lesão pode provocar a morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho. A lesão pode ser caracterizada apenas pela redução da função de determinado órgão ou segmento do organismo, como os membros.
Os acidentes de trabalho são caracterizados em três tipos:
Acidente típico – decorrente da característica da atividade profissional que o indivíduo exerce; Acidente de trajeto – acontece no trajeto entre a residência do trabalhador e o local de trabalho, ou vice-versa;
Doença profissional ou do trabalho – desencadeada pelo exercício de determinada função, característica de um emprego específico.
Equipe de funcionários que mais correm risco de acidentes do trabalho:
1- Cozinheiros:
Risco de queimaduras, cortes e quedas.
2- Lavadores de louças:
Risco de cortes, quedas e projeção de substâncias como sabão, corduras, etc.
3- Serventes de Limpeza:
Risco de quedas, intoxicação com produtos de limpeza e processos alérgicos a esses produtos.
4-Motoboy:
Risco de quedas, fraturas, colisões.
Prevenção:
Prevenção de acidentes A conscientização e a formação dos trabalhadores no local de trabalho são a melhor forma de prevenir acidentes. A isso devemos acrescentar a aplicação das medidas de segurança coletivas e individuais inerentes à atividade desenvolvida. Até porque, os custos dos acidentes de trabalho, para os trabalhadores acidentados e para a empresa.
Diálogo de Segurança- DDS O que é: É um programa destinado a criar, desenvolver e manter atitudes de prevenção na Empresa, através da conscientização de todos os empregados. Onde: Tem como foco principal a realização de conversações de segurança nas áreas operacionais, possibilitando melhor integração e o estabelecimento de um canal de comunicação ágil e transparente. Quando: Diariamente, antes do inicio da jornada de trabalho, com duração de 05 minutos, com leitura de temas relativos a segurança e saúde no trabalho. Como: Em reuniões setoriais, com a participação de cada setor crítico.
O empregador deverá solicitar uma avaliação de um profissional de Segurança do Trabalho regularmente, promovendo treinamentos, palestras e verificação dos EPIs se esses possuem certificação do MTE.
O empregador deverá não só evitar acidentes para os funcionários como também para os clientes. Deverá ser colocadas sinalizações em escadas e rampas, corrimão nas escadas, iluminação suficiente para que todos possa transitar dentro e fora do estabelecimento.
Durante a limpeza sinalizar quando
...