ATPS Tecnicas De Negociação
Artigos Científicos: ATPS Tecnicas De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: piuloco • 4/9/2013 • 1.820 Palavras (8 Páginas) • 280 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos demonstrar nosso conhecimento adquirido em sala de aula, sobre o conceito de negociação, atividades básicas da negociação, sobre o modo de arbitragem.
Sobre o modo de negociação incluímos aplicações voltadas para questão: o que é negociar? Procuramos analisar as questões que envolvem esta pergunta. Sobre as questões básicas da negociação sobre o modo arbitrário, identificamos as variáveis básicas para o processo de negociação, poder fluir sem nenhum problema, pois uma negociação se da entre duas ou mais partes e devemos estar preparados para resolver os problemas de uma forma que satisfaça ambas as partes. Demos um enfoque sistêmico sobre as variáveis básica da negociação, pois as mesmas não devem ser estudadas separadamente, mais como um todo, pois só assim poderemos realizar uma negociação com sucesso.
Conceito e Características da Negociação
• Desde muito tempo, o ato de negociar já fazia parte do cotidiano do ser humano, onde em uma negociação, este ato era bom para ambas às partes.
• E com o passar dos tempos, as condições e oferta de negociações foram se expandindo, as mudanças foram dinâmicas alguns fatores se tornam essenciais para o ato de negociar, isto é, estar atentos aos meios de comunicações contribui muito para as bens sucedidas negociações.
• A negociação é o objetivo de interesse entre duas partes, onde neste processo pode haver conflitos, divergências e antagonismos de interesses, o que é relevante. O bom negociador não deve evitar conflito e nem encara-lo, deverá sim gerencia-lo. A pressa de um resultado na negociação, é um fator negativo, ser paciente é imprescindível para um bom negociador. Muitas vezes o prazo de uma reunião de negociação se estende muito ao proposto, mais isto pode ser compensador objetivam.
O Processo de Negociação
O grupo chegou a um conceito que a comunicação, é essencial para uma boa negociação. Podemos dizer também que ouvir faz parte do processo de comunicação, e que um bom planejamento pode definir uma boa negociação.
É muito bom saber sobre a importância que a comunicação tem no processo de negociação. Segundo Macedo e Velten, cerca de 90% dos problemas das empresas resultam de falha na comunicação. Por isso é que muitas organizações não alcançam seus objetivos. A comunicação não é apenas enviar uma informação, mas ela só é se o comunicante falar e o comunicado ouvir, compreender e interpretar. Uma das habilidades que serão citadas é a de saber ouvir e falar, o negociador deve saber respeitar a fala do seu oponente e estar preparado e seguro sobre as informações que ira transmitir.
(Acuff, 1993) “Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes ideias e necessidades”.
Para haver um bom planejamento o negociador deve avaliar os caminhos e processos.
Uma das principais ferramentas pra uma boa negociação é o planejamento. Segundo o dicionário Aurélio planejamento é o ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiros de métodos determinados, planificado. Elaboração por etapas, com base técnicas de planos e programas com objetivos definidos; planificados.
Importantes aspectos que o negociador de observar:
A importância do conhecimento do negociador
Conhecimento do ambiente e as expectativas da negociação
O processo do conflito
Ética na negociação
Conceito em uma negociação.
Para Steele, Murphy e Russill, existem cinco conceitos básicos:
Acordo barganha coerção emoção e raciocínio lógico
Para eles acordo e barganha são considerados como “honestos” de se chegar ao fechamento do negocio.
Coerção, emoção e raciocínio logico são considerados conceitos “desleais”.
Mais que essencial a Negociação também é inevitável nas nossas vidas, percebemos que todos os dias, negociamos com amigos, família, clientes e muitas das vezes auto negociamos, isto é, a negociação é uma habilidade fundamental,
Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização entre as partes, para que todos os envolvidos possam ser beneficiados. é necessário tomar decisão sobre algo que os direitos dos nossos oponentes estão envolvidos, devemos evitar conflitos pessoais prontamente para chegar a um acordo amigável de princípios.
Habilidades essenciais para os negociadores
Só podemos ter sucesso em uma negociação, se tivermos uma boa preparação. A análise inicial permite esclarecer o que se quer conseguir e o que precisa a contraparte. Desta maneira, pode-se ter em mente que concessões se podem fazer para que o acordo funcione.
Ir direto aos pontos principais para solucionar conflitos; focar sempre na estratégia de negociação, evitando desvios; Apresentar alternativas a outra parte; Ser objetivo na resolução dos problemas: falar somente o necessário; Apresentar propostas concretas e principalmente saber falar e saber ouvir, colocando – se no lugar da outra parte.
Um bom negociador não deve acreditar que um aperto de mão ou um contrato assinado é o que levam ao “sim”. Além da mentalidade de negociador que consiste em fechar um acordo devemos ir mais além e termos também a mentalidade de implementador, ou seja, acreditar que negociar vai gerar valores para empresa depois que o acordo for ganho.
Conseguir o melhor resultado, nem sempre quer dizer que se fez o melhor acordo possível, de modo a buscar uma negociação que traga um resultado positivo para todas as partes envolvidas. Para alcançar sucesso o negociador deve fazer uso de certas habilidades. Essas habilidades não nascem com os negociadores, elas podem ser estudadas e adquiridas ao longo da vida, por estudos teóricos e experiências de vida. As características
...