AVALIAÇÃO DE UMA EMPRESA DO SETOR VAREJISTAS
Trabalho Escolar: AVALIAÇÃO DE UMA EMPRESA DO SETOR VAREJISTAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 9/3/2015 • 2.884 Palavras (12 Páginas) • 779 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Avaliação do Setor Varejista: como a empresa Alberto Miranda Costa 40550214615, trabalha o mix de marketing.
Coronel Fabriciano
2014
SUMÁRIO
1 RESUMO........... ............................................................................................3
2 INTRODUÇÃO...............................................................................................3
3 ESTUDO DE CASOS.....................................................................................5
3.1 Histórico da empresa...................................................................................6
3.2 Análise da Aplicação dos 4P’s.....................................................................6
3.2.1 Produto.....................................................................................................6
3.2.2 Preço .......................................................................................................7
3.2.3 Praça .......................................................................................................7
3.2.4 Promoção ................................................................................................8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................8
REFERÊNCIAS................................................................................................9
APÊNDICE 1: Roteiro de entrevista ................................................................10
APÊNDICE 2: Ata de reunião...........................................................................12
APÊNDICE 3: Foto de registro do dia em que foi realizada a entrevista........14 APÊNDICE 4: Foto do stand da empresa ........................................................15
1. Resumo
O presente trabalho a seguir foi realizado com o objetivo de descrever e avaliar as estratégias do Mix marketing utilizadas pela empresa Alberto Miranda Costa 40550214615 na cidade de Timóteo. Onde realizamos uma entrevista com o proprietário da empresa do setor varejista, a fim de obter informações que auxiliassem na analise de como a empresa trabalha os 4P´s, confrontando suas realizações com os conceitos aprendiso na disciplina. Os resultados apontaram que a empresa não utiliza todas as ferramentas do composto de marketing propostas, devendo modificar alguns itens, tais como, maior divulgação dos seus produtos, adaptação dos meios de comunicação com os clientes buscando a qualidade total de seus produtos e serviços entre outros.
2. Introdução
Também conhecido com o Mix de Marketing, os 4 P’s formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao marketing: Produto, Preço, Praça, e Promoção; que são essenciais para que uma empresa possa posicionar-se no mercado.
O primeiro “P” produto é tudo aquilo que uma empresa disponibiliza capaz de satisfazer um desejo ou necessidade do cliente. Compreende um conjunto de benefícios, com elementos tangíveis e intangíveis, resultando na soma da satisfação física e psicológica do consumidor quando realiza uma compra. Inclui bens, serviços, ideias, pessoas, organizações, ou a combinação destes elementos. O consumidor, ao tomar sua decisão de compra, leva em conta os aspectos tangíveis: o tamanho, a cor, o modelo, o estilo a embalagem, etc.; e os aspectos intangíveis: a marca, a imagem, os serviços agregados, garantias, etc.. A classificação de produtos distingue-se entre produto de consumo e produto industrial. Produtos de consumo são aqueles adquiridos pelo consumidor final, para consumo pessoal. A classificação destes produtos pode incluir: Produtos de conveniência, Produtos compra comparada e produtos de especialidade. Produtos industriais são adquiridos para futuro processamento e são utilizados na produção de outros bens ou serviços. Podem ser classificados como: Materiais, bens de capital e suprimentos e serviços.
O segundo “P” preço pode ser conceituado como expressão monetária do valor de um bem ou o valor que o consumidor está disposto a pagar no ato da compra do bem. O cliente procura por um preço justo que não deve ser muito elevado, de modo que o cliente considere que não vale a pena compra-lo; nem muito baixo para que leve o cliente a pensar que há algo errado com a qualidade do produto. Ao determinar o preço devemos levar em consideração três aspectos essenciais: o custo, a concorrência e o consumidor. Segundo Philip Kotler, as estratégias que compõe o Mix de Preços são baseadas na qualidade do produto e nas formas de condições de pagamento. São elas: Estratégia Premium referente a produtos de qualidade e valor altos, oferecidos a determinados nichos de mercado. Estratégia de Penetração determinada também a produtos de máxima qualidade, porém com um preço moderado para obter rápido market-share. Estratégia de Superbarganha caracterizada pelas promoções e cujo objetivo é a rápida introdução no mercado, com produtos de alta qualidade por preços atrativos. Estratégia de Preço Alto a qual valoriza o produto para obter lucro rápido, oferecendo produto de qualidade mediana a um valor alto. Estratégia de Qualidade Média ou Comum, com valor de produto aceitável combinado a sua qualidade. Estratégia de Barganha com produto de qualidade média e preço abaixo do padrão. Estratégia de Artigos de Qualidade Inferior, com preço razoável para produto de qualidade inferior. Por último, a Estratégia de Preços Baixos, que objetiva a venda de um alto volume de mercadoria, onde o produto e o valor são de baixa qualidade. Contudo, para uma eficaz composição do Mix de Preços, é importante se levar em consideração um valor adequado ao objetivo da marca e alinhado ao público-alvo, que satisfaça as necessidades do consumidor e gere lucratividade a empresa.
O terceiro “P” praça ou ponto de venda e distribuição entende-se por toda atividade realizada para alocar um produto em determinado local/mercado. Este componente engloba tanto a localização física da empresa, como a abrangência de mercado de seu produto, que pode ser segmentado ou não. Aborda ainda, todo processo de canais de distribuição, que é o caminho que o produto passará até seu destino final, seja consumidor, empresa ou até no comércio eletrônico. Produzir um produto e disponibilizá-lo ao consumidor final exige a existência de uma rede de relações entre clientes, fornecedores e revendedores, integrados na cadeia logística da empresa.
O quarto “P” promoção é toda comunicação e venda ao público-alvo potencial, afim de, intensificar as vendas e estimular a demanda. Segundo Philip Kotler “É um termo genérico para vários instrumentos, que são endereçados aos consumidores, ao comércio ou à própria força de vendas do fabricante”. O composto de promoção é formado por: Propaganda, Promoções de vendas, Relações Públicas, Venda Pessoal e Marketing Direto. A Propaganda informa sobre o produto, cria seu conceito de marca, posicionamento e pode também ativar a necessidade de compra. A promoção de vendas são os incentivos de curta duração para estimular as compras. A ferramenta de Relações Públicas concede ao produto a sustentação de sua marca perante o consumidor, por meio de ações institucionais. Venda pessoal envolve comunicação pessoal, de mão dupla, entre vendedor e os clientes individuais. Marketing direto: consiste em comunicações diretas dirigidas a consumidores individuais cuidadosamente selecionados, para obter tanto uma resposta imediata como também relacionamentos duradouros. O composto de Promoção constitui como peça-chave no sucesso do Produto, devido a sua propagação e difusão ao público potencial. A propaganda informa sobre o produto, cria seu conceito de marca, posicionamento e pode também ativar a necessidade de compra. A ferramenta de Relações Públicas concede ao produto a sustentação de sua marca perante o consumidor, por meio de ações institucionais.
3. Estudo de Casos
Este caso apresenta uma empresa do segmento varejo de bolsas e acessórios, sua fundação, seu histórico, seu desenvolvimento e a atuação no mercado, bem como, a apresentação e analise do Mix de Marketing através das informações coletadas na entrevista com a empresa.
3.1 Histórico da empresa
Nome da empresarial: Alberto Miranda Costa 40550214615
CNPJ: 15.638.947/0001-08
Data de Fundação: 01/06/2012
Ramo: Comercio Varejista de artigos do vestuário e acessórios
Porte: Mico Empreendedor Individual (MEI)
Quantidade de funcionários: Três vendedores
Localização: Feiras Livres nos estados de Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.
Publico Alvo: Pessoas das Classes B, C, D, E.
3.2 Análise da aplicação dos 4P´s
3.2.1 Produto
O produto é um elemento chave da oferta de mercado. O planejamento do mix de marketing começa com a formulação de uma oferta que proporcione valor a sue clientes alvo. Essa oferta se torna base sobre qual a empresa constrói relacionamentos lucrativos com os clientes. A empresa comercializa artigos do vestuário e acessórios que são classificados como Bens de compra comparados, pois o cliente durante o processo de seleção e compra, caracteristicamente compara em termos de adequação, qualidade, preço e modelo trabalha com Varias marcas diversificada entre elas principalmente Bella Vida, Borboleta.
3.2.2 Preço
Através de pesquisa das atitudes dos consumidores em relação ao preço e a qualidade, buscou uma abordagem de preço para alinhar esses fatores com as mudanças das condições econômicas e as percepções de preço do consumidor. Adotando uma estratégia de preço baseado em um bom valor oferecendo assim a combinação de qualidade e bons serviços e produtos ao um preço justo e acessível. Quanto à estratégia de ajuste de preço utiliza a determinação de preços com descontos e concessões. Desconto em dinheiro com uma redução do preço aos clientes que pagam á vista. O empresário também concede facilidades em pagamento, dividem em varias parcelas, para melhor adequar as necessidades dos clientes.
Também utiliza a estratégia de determinação de preços segmentados onde ajusta seus preços básicos segundo as diferenças entre seus clientes, produtos e localidades, pois efetiva suas vendas em feiras em varias localidades dessa maneira estuda qual melhor preço a adotar para determinada região seguindo o princípio de qualidade e preço acessível.
3.2.3 Praça
Para o varejista é muito importante à escolha de lugares de fácil acesso para o mercado alvo em áreas que sejam compatíveis com o posicionamento de seu comércio. É uma empresa itinerante não tendo loja física, o objetivo são as feiras, para atingir mais o publico alvo, que pertence a varias classes obtendo mais lucros e reduzindo os custos sem loja física. Todos os locais que a empresa atua tem estrutura adequada para o seu funcionamento, apesar de não possuir estacionamento próprio a sua fácil localização ajuda a compensar este aspecto.
3.2.4 Promoção
O mix de promoção consiste na combinação especifica de promoção de vendas, dos quais são utilizados incentivos de curto prazo para estimular à venda dos produtos a empresa. Os vendedores comunicasse de maneira persuasiva o valor para o cliente e busca construir relacionamento, assim a divulgação boca-a-boca da qualidade do produto aumenta o volume de compradores.
4. Considerações Finais
De acordo com os objetivos propostos neste trabalho, pode-se afirmar o proprietário deve intensificar suas ações, a fim de, diversificar mais seu mix de marketing, cabendo á empresa também investir em divulgação de seus produtos, explorar os nichos de mercado e agregar valor a eles. Constatou-se também que empresa não realiza promoções durante certos períodos do ano, perdendo a oportunidade de oferecer novas promoções para atrair novos clientes e fidelizar ainda mais os atuais. Verifica-se que a empresa possui um conceito de satisfação médio em quase todas as ferramentas do composto de marketing, devendo sempre estar em busca da qualidade total para a sua sobrevivência, explorar seus atributos valiosos e grande capacidade decrescimento no mercado, através da qualidade dos seus produtos e na execução de seus serviços, devendo modificar alguns itens para que ela se torne a mais recomendada. Assim, criar uma gestão de marketing estruturada seria um diferencial dos demais concorrentes, agregando continuamente valor aos seus produtos e serviços.
5. Referencia Utilizada
KOTLER, Philip. Administração de Marketing "A Edição do Novo Milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000, 10ª edição.
KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
Apêndices 1: Roteiro de entrevista
1.Qual o produto comercializado pela empresa?
2. Em qual classificação dos bens de consumo seu produto se encaixa?
3.Quais atributos seu produto possui?
4. Sua empresa oferece pacote de produtos ou só produtos individuais?
5. Com quantas marcas diferentes de produtos sua empresa trabalha.
6. Qual estratégia sua empresa utiliza para se obter novos produtos
7. Qual o posicionamento do seu produto no mercado?
8. Qual o impacto que o concorrente tem sobre suas vendas?
9. Qual seu público-alvo?
10. Em qual fase do ciclo de vida do produto sua empresa se encontra?
11. O que a empresa analisa antes de fixar um preço no produto?
12. Qual a estratégia de preços utilizada?
13. Quais ajustes de preço abaixo, sua empresa utiliza para recompensa o cliente?
14. Como você identifica se está no momento de aumentar ou diminuir o preço dos produtos?
15. Se seu concorrente reduz o preço de seu produto, qual estratégia deveria ser adotada para não perder vendas?
16. Em qual classificação de varejista a empresa se encaixa?
17. Onde a empresa se localiza e o porquê da escolha do local?
18. Qual o layout adotado? Possui estacionamento? Iluminação? É de fácil acesso?
19. Como sua empresa divulga seus produtos?
20. Quais despesas levar em consideração para determinar seus custos?
22. Tem uma vasta concorrência cujos preços recaem em um aspecto igualmente vasto. Como faço para saber se deve aumentar ou diminuir meus preços?
23. Qual estratégia você utiliza para obter vantagem no mercado diante do seu concorrente?
Apêndices 1: Ata de reunião
Ata de reunião da entrevista realizada com a empresa do setor varejista, aos vinte e quatro de novembro de dois mil e quatorze, com inicio às quinze horas, na empresa Risotherm Refratário e Isolante Térmico, situada na Rua Manoel Samora, numera quatro B, Bairro Bromélias, Timóteo/MG. Onde estiveram presentes Erlaine Moura Pereira Graduando do curdo de Administração do Unileste e o Sr. Alberto Miranda proprietário. Inicialmente Erlaine Moura Pereira agradeceu ao Sr. Alberto pela gentileza em nos conceder a entrevista e solicitou ao mesmo que contasse um pouco sobre a historia de abertura da empresa, segundo o varejista a Alberto Miranda Costa 40550214615, foi fundada no dia 01/06/2012, exercendo atividade de comercio varejista de artigos do vestuário e acessórios, onde a mesma atua em feiras livres nos estados de Minas, Espirito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. A seguir Erlaine iniciou-se a entrevista com as perguntas relacionadas ao Mix de Marketing; 1° pergunta: Quais os produtos comercializados pela empresa? R: Bolsas e acessórios. 2° pergunta: Em qual classificação dos bens de consumo seu produto se encaixa? R: Bens de compra comparados, pois o cliente durante o processo de seleção e compra, caracteristicamente compara em termos de adequação, qualidade, preço e modelo. 3° pergunta: Quais atributos seu produto possui? R: Qualidade e Preço. 4° pergunta: Sua empresa oferece pacote de produtos ou sós produtos individuais? R: Produtos individuais. 5° pergunta: Com quantas marcas diferentes de produtos sua empresa trabalha. R: Varias marcas diversificadas entre elas principalmente Bella Vida, Borboleta. 6° pergunta: Qual estratégia sua empresa utiliza para se obter novos produtos? R: Acompanha a moda da atualidade, pesquisas de mercado e na internet. 7° pergunta: Qual o posicionamento do seu produto no mercado? R: Ser referencia para clientes que procuram diversificação, qualidade e preço justo. 8° pergunta: Qual o impacto que o concorrente tem sobre suas vendas? R: Negativo, pois o concorrente atua com preços baixos, porém o que ameniza é que seus produtos são de má qualidade. 9° pergunta: Qual seu público-alvo? R: Classe B,C,D,E. 10° pergunta: Em qual fase do ciclo de vida do produto sua empresa se encontra? R: Fase de crescimento, conseguimos lidar de demanda, pois, devido à divulgação boca-a-boca da qualidade do produto, o volume de compradores cresce muito, e sempre estamos investindo em inovação. 11° pergunta: O que a empresa analisa, antes de fixar um preço no produto? R: O custo e o mercado concorrente. 12° pergunta: Qual a estratégia de preços utilizada? R: Preços Segmentados ( preços diferentes, de acordo com o tipo de cliente, a sua localização geográfica ou o tipo de canal de distribuição). 13° pergunta: Quais ajustes de preço abaixo, sua empresa utiliza para recompensa o cliente? R: Descontos para pagamento à vista e incentivos? 14° pergunta: Como você identifica se está no momento de aumentar ou diminuir o preço dos produtos? R: Analiso a Demanda dos clientes e o preço do concorrente. 15° pergunta: Se seu concorrente reduz o preço de seu produto, qual estratégia deveria ser adotada para não perder vendas? R: Desconto e facilidade de pagamento. 16° pergunta: Em qual classificação de varejista a empresa se encaixa? Comercio de artigo, vestuário e acessórios. 17° pergunta: Onde a empresa se localiza e o porquê da escolha do local? R: É uma empresa itinerante não tendo loja física, o objetivo são as feiras, para atingir mais publico alvo de varias classes obtendo mais lucros e reduzindo os custos sem loja física. 18° pergunta: 18. Qual o layout adotado? Possui estacionamento? Iluminação? É de fácil acesso? R: Todos os locais que a empresa atua tem estrutura adequada para o seu funcionamento, porém não possui estacionamento próprio. 19° pergunta: Como sua empresa divulga seus produtos? R: Exposição da mercadoria nas feiras. 20° pergunta: Quais despesas levar em consideração para determinar seus custos? R: Impostos, meio de locomoção, hospedagem, alimentação. 21° pergunta: Como determina o valor pago por seu produto ou serviço? R: Considera lucrativo. 22° pergunta: Tem uma vasta concorrência cujos preços recaem em um aspecto igualmente vasto. Como faço para saber se deve aumentar ou diminuir meus preços? R: Depende da localidade, publico e da qualidade dos produtos do meu concorrente. 23° pergunta: Qual estratégia você utiliza para obter vantagem no mercado diante do seu concorrente? R: Bom atendimento, Qualidade da mercadoria, preço acessível, facilidade e meios de pagamento. Encerrando o roteiro da entrevista, Erlaine agradeceu pelas informações. Nada mais havendo nada a tratar deu-se por encerrada a entrevista, cuja presente ata será lavrada e assinada por mim, Erlaine Moura Pereira e Alberto Miranda Costa.
_________________________________ ________________________________
Erlaine Moura Perira Alberto Miranda Costa
Apêndices 3: Foto de registro do dia em que foi realizada a entrevista
Apêndices 4: Fotos do stand da empresa
...