TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NO SETOR VAREJISTA DE MEDICAMENTOS

Por:   •  25/11/2017  •  Resenha  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRITICA

ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NO SETOR VAREJISTA DE MEDICAMENTOS

RESUMO DA OBRA

O objetivo desse estudo foi conhecer as estratégias funcionais utilizadas pelas empresas do setor varejista de medicamentos de Campina Grande-PB e identificar as que foram mais utilizadas pelas empresas que obtiveram maior desempenho entre 2005 e 2007.

Para melhor entendimento desse trabalho, o mesmo foi dividido em quatro partes: a introdução, que ora finda; a fundamentação teórica, que apresenta uma discussão breve sobre a temática mediante o ponto de vista de autores importantes da área de estratégia; a metodologia, que revela as particularidades sobre como o estudo foi conduzido; a apresentação e análise dos resultados, que traz uma breve caracterização do setor farmacêutico, a análise das estratégias funcionais e do desempenho empresarial; e, por fim, as considerações finais.

O trabalho segue a abordagem quantitativa tanto na coleta quanto na análise dos dados, e pode ser classificado como um estudo de caso descritivo e exploratório. O caso estudado é o setor varejista de medicamentos em Campina Grande, Paraíba, em que a opção por um estudo de caso quantitativo ocorre justificado pela busca de entendimento ampliado, que possibilite margem de segurança nas inferências dos pesquisadores.

A coleta dos dados foi realizada entre junho e agosto de 2008, através de um questionário composto de três partes. Na primeira parte, questões referentes ao perfil sóciodemográfico das redes pesquisadas, a segunda parte se refere às estratégias funcionais composta por 4 blocos, referentes as estratégias de marketing, operações, recursos humanos e finanças; a terceira realizou questionamentos sobre o desempenho das redes. A aplicação dos questionários ocorreu junto aos proprietários ou gestores ocupantes de cargos da administração superior.

A pesquisa evidenciou que as quatro estratégias funcionais abordadas nesse estudo: marketing, operações, recursos humanos e finanças foram implementadas pelas farmácias, entre 2005 e 2007. Entretanto, as ações relativas a cada uma das estratégias funcionais foram enfatizadas por algumas empresas em detrimento de outras, considerando a visão de gestão praticada para atender as necessidades dessas empresas no mercado campinense.

CRÍTICAS

A ideia foi a de conhecer as estratégias funcionais utilizadas pelas empresas do setor varejista de medicamentos de Campina Grande e identificar as que foram mais utilizadas pelas empresas que obtiveram maior desempenho nos últimos três anos (2005-2007).

A coleta dos dados foi realizada entre junho e agosto de 2008, através de um questionário composto de três partes. Na primeira parte, questões referentes ao perfil sóciodemográfico das redes pesquisadas, a segunda parte se refere às estratégias funcionais composta por 4 blocos, referentes as estratégias de marketing, operações, recursos humanos e finanças; a terceira realizou questionamentos sobre o desempenho das redes

No que tange a estratégia de marketing, foi possível verificar que dentre as oito ações de marketing apresentadas na pesquisa, cinco delas concentram índices de concordância acima de 80%. Sobre o uso dessas ações nos últimos três anos, entre elas, a formação de Parcerias e Qualidade do Serviço apresentaram 100% de uso nas sete redes pesquisadas, seguida de Diversificação dos produtos, Atendimento ao cliente e Preços Competitivos, todas com 86% de concordância.

A utilização das ações de marketing mencionadas pelo setor pode ser justificada pelo fato de se tratar de comércio varejista, cujo foco é a venda de produtos diretamente aos consumidores. Isso significa que as redes buscam aprimorar o serviço de atendimento ao cliente de uma maneira geral, promovendo a formação de parcerias com fornecedores para adquirir produtos diversificados e de qualidade a um valor que possa ser repassado aos clientes de maneira aceitável e competitiva em relação aos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com