AVALIAÇÃO HEURISTICA
Tese: AVALIAÇÃO HEURISTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipergfm • 14/9/2014 • Tese • 497 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
AVALIAÇÃO HEURÍSTICA
O método de avaliação heurística é um método que visa identificar problemas de usabilidade. Baseia em melhores práticas definidas por profissionais experientes e especialistas em IHC. Recomenda-se que 3 a 5 especialistas realizem uma avaliação heurística. Este método é rápido, e de menor custo.
1. Sessões curtas (1 a 2 horas) de avaliação individual, onde cada especialista,julga a conformidade da interface, anota os problemas encontrados, julga a gravidade destes problemas, gera um relatório.É importante que estas sessões sejam individuais, para que um avaliador não seja influenciado pela opinião de outros
2. Uma consolidação da avaliação dos especialistas com um novo julgamento dos problemas e relatório de problemas de usabilidade. Cada avaliador tem acesso aos relatórios individuais de todos os avaliadores, e pode expressar seu julgamento sobre os problemas apontados pelos outros avaliadores.
3. Seleção dos problemas que devem ser corrigidos deve ser realizada junto ao cliente ou ao gerente de projeto. Trata-se de uma análise de custo/benefício das correções aos problemas encontrados. Esta análise deve levar em a gravidade dos problemas e também os prazos e o orçamento do projeto, bem como a capacitação da equipe de desenvolvimento.
TESTE DE USABILIDADE
O teste de usabilidade tem por objetivo a usabilidade de um software, ou seja, facilidade de aprendizado, facilidade de uso, eficiência de uso e produtividade. Através do teste procura-se quantificar o desempenho do usuário. Alguns exemplos de medidas comumente utilizadas no teste de usabilidade são tempo gasto para se executar uma tarefa, número de erros executados, porcentagem de usuários a conseguirem se recuperar de um erro, ou porcentagem de usuários a se dizerem satisfeitos com a aplicação, ou a preferirem a aplicação a outro sistema sendo utilizado.
Na análise dos dados coletados durante o teste de usabilidade o avaliador primeiramente classifica os problemas pela sua gravidade.
• Problema catastrófico: impede que o usuário termine sua tarefa
• Problema sério: atrapalha a execução da sua tarefa
• Problema cosmético: atrasa a execução e/ou irrita usuários
Além disso, para cada medida observada, ele verifica a distância para limites mínimos, máximos e almejados, determinando se o critério está em um patamar desejável ou não.
TESTE DE COMUNICABILIDADE
Testes de comunicabilidade devem ser executados em laboratório. No entanto o seu objetivo é avaliar a interface com relação à qualidade da comunicação do designer para os usuários. No caso de testes de comunicabilidade, a gravação da interação do usuário com o sistema durante o teste deve ser feita, pois a análise será feita principalmente a partir deste registro. Além das anotações do observador durante o teste.
A análise dos dados é dividida em 3 passos:
1. Uma etiquetagem,
...