BUsca Cega E Heuristica
Dissertações: BUsca Cega E Heuristica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulaneme • 11/9/2013 • 1.802 Palavras (8 Páginas) • 1.440 Visualizações
Resumo
Este relatório indroduzirá alguns conceitos de Inteligência Artificial (IA) e mostrará a diferença na solução de problemas desta utilizando-se dois diferentes métodos de resolução, sendo eles a Busca cega e heurística e a Busca Ótima.
1. Introdução
Da definição de Winston, “Inteligência Artificial é o estudo das computações” que tornam possível perceber, raciocinar e agir.”
Dentre um dos usos de IA está: saber representar o conhecimento e utilizar métodos que o manipule, entende-se por isso o estudo de diferentes maneiras pelas quais a informação é armazenada e manipulada na memória humana e como IA pode utilizar tais modos de armazenamento.
Em toda representação do conhecimento é desejavel:
- Expressividade;
- Auto-consistência;
- Robustez;
- Capacidade de ser completa;
- Tratabilidade;
- Ausência de ambigüidade
Assim, um dos melhores métodos para representação de como o conhecimento é armazenado em nossa memória é através de Redes Semânticas, as quais descrevem relações entre objetos e propriedades, e são compostas por:
- Nós: cada um representa um objeto ou uma propriedade
de um objeto;
- “Links”: Cada um representa a relação entre dois objetos.
Um exemplo simples de Rede Semântica seria sobre animais, descritos pelo que se é conhecido deles por:
- Animais comem;
-Mamíferos e pássaros são animais;
-Mamíferos têm pelo;
- Cachorros são mamíferos.
Um exemplo simples de Rede Semântica referente ao exemplo seria dado na figura 1:
Figura 1 - Rede Semântica simples
2. Métodos e Discussões
Após a utilização das redes semânticas representando o conhecimento e, muitas vezes, modelando problemas, foram desenvolvidos métodos para que estes problemas pudessem ser resolvidos.
Estes métodos, baseiam-se na busca da solução para o problema proposto através do uso da Rede Semântica.
No problema dado em laboratório, foram utilizadas as estratégias de busca: Métodos de Busca cega e heurística e a Busca Ótima.
Métodos de Busca cega são caracterizados por uma busca sistemática sem orientação da melhor maneira de realizá-la e estes métodos são:
1) Busca em Profundidade (Depth-first search), a qual parte do princípio de que todos os caminhos têm importâncias idênticas.
2) Busca em Amplitude (Breath-first search), onde considera todas as opções em um mesmo nível hierárquico antes de mudar de nível.
Métodos de Busca Heuristicamente informados são buscas sistemáticas onde as opções a serem exploradas são ordenadas, investigando-se inicialmente caminhos mais promissores. Dentre estes, pode-se destacar o Método Subida de encosta (Hill-Climbing), o qual é semelhante ao método de busca em profundidade, exceto no detalhe de ordenamento das escolhas do caminho de busca, no qual considera-se alguma medida heurística de distância ao objeto e as menores distâncias guiam a busca.
Por fim, tem-se as outras quatro métodos de busca que foram utilizados, que são:
• Busca em Feixe (beam search), semelhante a busca em amplitude porém quando em um nível o método só considera os w melhores nós em cada nível para prosseguir.
• Busca pela Melhor Escolha (best-first search), combina as vantagens das buscas em profundidade e em amplitude.
• Busca Ótima, onde foram implementados os métodos branch-and-bound e Pesquisa A*, baseados em programação dinâmica, na qual o melhor caminho através de um caminho específico entre dois lugares é o melhor caminho para o objetivo do lugar onde se inicia, seguido pelo melhor caminho de onde se está para o objetivo.
O problema a ser resolvido em laboratório era o de criar uma rede semântica que estabelecesse um sistema de comunicação entre 15 cidades, sendo elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Chicago, Tóquio e Madri, com a limitação de que cada cidade só poderia se comunicar com duas outras, exceto Rio de Janeiro que poderia se comunicar com quatro.
A solução do problema foi implementada na linguagem Lisp, utilizando-se de um programa feito por ex-alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Para tanto, deveríamos alterar alguns arquivos do programa padrão, baixado e instalado em cada máquina do laboratório, adaptando assim os arquivos padrões para o problema em questão.
3. Resultados
Primeiramente, na implementação para a solução de Busca Cega e Heuristica, o arquivo padrão a ser alterado era o “cidades.lsp”, dado abaixo:
;;;; -*- mode:Lisp; syntax:Common-Lisp; package:user -*- ;;;;
;;;; Copyright 1992 Patrick H. Winston. All rights reserved.
;;;; Version 1.1.1, copied from master file on 23 Apr 93
;;;;
;;;; This software is licensed by Patrick H. Winston (licensor) for
;;;; instructional use with the textbooks ``Artificial Intelligence,'' by
;;;; Patrick H. Winston, and ``Lisp,'' by Patrick H. Winston and Berthold
;;;; K. P. Horn. Your are free to make copies of this software and
;;;; modify it for such instructional use as long as:
;;;; 1. You keep this notice intact.
;;;; 2. You cause any modified files to carry a prominent notice stating
;;;;
...