Abastecimento De água
Artigo: Abastecimento De água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagovfa • 19/3/2015 • 5.670 Palavras (23 Páginas) • 277 Visualizações
Abastecimento de água
1- Introdução
Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, adequação de sua qualidade, transporte até os aglomerados humanos e fornecimento à população em quantidade compatível com suas necessidades. Um sistema de abastecimento de água pode ser concebido para atender a pequenos povoados ou a grandes cidades, variando nas características e no porte de suas instalações.
O Sistema de Abastecimento de Água representa o "conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos".
A água constitui elemento essencial à vida vegetal e animal. O homem necessita de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente para atender a suas necessidades, para proteção de sua saúde e para propiciar o desenvolvimento econômico.
Unidades de um sistema de abastecimento de água
Quando abrimos uma torneira, a água que sai provavelmente já percorreu um longo caminho através de tubulações. Nesse percurso, que se inicia no local de coleta nos rios, poços e lagos, diversos obstáculos foram vencidos pelas canalizações, que, em alguns trechos, passam acima da superfície do solo, ou na maior parte das vezes por via subterrânea.
Várias obras de engenharia são necessários para que a água chegue a sua casa com boa qualidade. Os projetos são realizados em diversas etapas e normalmente apresentam a seguinte seqüência: captação; adução (transporte); tratamento; reservação (armazenamento); e distribuição.
Portanto, um sistema de abastecimento de água é composto pelas seguintes unidades:
1. Manancial: fonte de onde se retira a água.
2. Captação: conjunto de equipamentos e instalações utilizado para a tomada de água do manancial.
3. Adução: transporte da água do manancial ou da água tratada.
4. Tratamento: melhoria das características qualitativas da água, dos pontos de vista físico, químico, bacteriológico e organoléptico1. a fim de que se torne própria para o consumo. É feito na chamada ETA2.
5. Reservação: armazenamento da água para atender a diversos propósitos, como a variação de consumo e a manutenção da pressão mínima na rede de distribuição.
6. Rede de distribuição: condução da água para os edifícios e pontos de consumo, por meio de tubulações instaladas nas vias públicas.
Em alguns casos é preciso acrescentar ao sistema uma sétima unidade:
7. Estações elevatórias ou de recalque: instalações de bombeamento destinadas a transportar a água a pontos mais distantes ou mais elevados, ou para aumentar a vazão de linhas adutoras.
A importância do sistema de abastecimento de água
A importância do sistema de abastecimento de água pode ser considerada nos seguintes aspectos:
Os aspectos sanitário e social
melhoria da saúde e das condições de vida de uma comunidade;
diminuição da mortalidade em geral, principalmente da infantil;
aumento da esperança de vida da população;
diminuição da incidência de doenças relacionadas a água;
implantação de hábitos de higiene na população;
facilidade na implantação e melhoria da limpeza pública;
facilidade na implantação e melhoria dos sistemas de esgotos sanitários;
possibilidade de proporcionar conforto e bem-estar;
melhoria das condições de segurança.
Os aspectos econômico
aumento da vida produtiva dos indivíduos economicamente ativos;
diminuição dos gastos particulares e públicos com consultas e internações hospitalares;
facilidade para instalações de indústrias, onde a água é utilizada como matéria-prima ou meio e operação;
incentivo à indústria turística em localidades com potencialidades para seu desenvolvimento.
2- A captação da água
As obras de captação são aquelas realizadas para coletar de modo adequado as águas naturais de nascentes, represas ou depósitos subterrâneos (mananciais), elas variam conforme as condições locais, hidrológicas, topográficas e, para as águas subterrâneas, também segundo condições hidrogeológicas.
A captação é a primeira unidade do sistema de abastecimento de água e do seu constante e bom funcionamento depende o desempenho de todas as unidades subsequentes. A concepção de uma unidade de captação deve considerar que não são admissíveis interrupções em seu funcionamento. A concepção e a escolha do local de captação da água devem:
assegurar condições de fácil entrada da água em qualquer época do ano;
assegurar, tanto quanto possível, a melhor qualidade da água do manancial;
garantir o funcionamento e a proteção contra danos e obstruções;
favorecer a economia das instalações;
facilitar a operação e manutenção ao longo do tempo;
planejar com cuidado a execução de estruturas junto ou dentro da água, já que sua ampliação é geralmente muito trabalhosa;
prever proteção contra inundação.
Captação de águas superficiais
Na elaboração de projetos de captação de águas superficiais, várias de águas características quantitativas e qualitativas dos cursos d’água devem ser avaliadas. Algumas das mais importantes são:
levantamento de dados hidrológicos da bacia em estudo ou de bacias próximas;
levantamento de dados fluviométricos do curso d’água em estudo e informações sobre as oscilações
...