Aborto Eugênico E Eugenésico
Casos: Aborto Eugênico E Eugenésico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: faabiescavacini • 11/9/2013 • 252 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Aborto Eugênico ou Eugenésico
Aborto Eugênico ou Eugenésico é considerado aborto piedoso, praticado quando o feto é portador de anomalia grave e incurável. Hoje, a Medicina, com sua contínua evolução, permite identificar e diagnosticar, com precisão, as anomalias das quais o feto é portador. O diagnóstico destas anomalias é feito pela análise de células fetais, obtidas no líquido amniótico ou das células da placenta, e as anomalias anatômicas são diagnosticadas por ultrassonografia. Assim, não obstante detectadas as anomalias consideradas graves e incuráveis, a mãe poderia optar em levar até o fim esta gestação, mesmo correndo o risco de ter sua saúde física e principalmente psíquica gravemente abalada.
Desta feita é de se enfatizar que o aborto eugênico é aquele implementado para eliminar fetos com anomalias graves e irreversíveis, e não se presta para fazer nenhum tipo de "seleção". Estudos demonstram que o feto anencefálico sofre inúmeras convulsões, o que, além do sofrimento do próprio ser, pode ocasionar um desgaste emocional à mãe e ainda lhe causar danos à saúde. Esta mãe está condenada a uma gravidez complicada, e certamente, ao trauma de ter gerado um filho que não sobreviverá mais do que alguns dias. Se realmente há um diagnóstico que atesta a anencefalia, nada mais justo que poupar mãe e filho de um sofrimento como este. É preciso considerar que, se o feto possui sensibilidade à dor e às emoções da mãe, certamente permitir que uma gestação como esta se complete é como castigar mãe e filho, cruelmente, por um ato que não cometeram.
...