Abrir concurso. Planejamento
Tese: Abrir concurso. Planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianoalves • 30/3/2014 • Tese • 1.687 Palavras (7 Páginas) • 266 Visualizações
RESUMO
O trabalho tem por finalidade explicitar como é o processo administrativo de confecção, formatação e realização de um concursos públicos, demonstra como as principais funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar são utilizadas na construção de concurso. Demonstra a complexidade da realização, os resultados obtidos e toda a significância atual desta modalidade nas organizações.
Palavras-chave: Concurso público. Planejamento. Organização. Direção. Controle.
INTRODUÇÃO
A cada dia que passa vemos nos noticiários várias reportagens nos mostrando que estão abertas as inscrições para vários tipos de concursos públicos no Brasil inteiro. O concurso público visa dar a chance para alguém que está procurando um emprego que lhe traga uma estabilidade financeira, mas este alguém deve ser um profissional qualificado para poder passar em todos os exames realizados.
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de servir como instrumento norteador para explicar o processo de construção e realização de um concurso publico.
Observa o emprego das funções administrativas no processo, esclarecendo como será realizada a confecção do edital, tipos de provas, teste psicológico ou psicotécnico, prova de Títulos, revisão de questões e recursos, processamento e classificação final dos candidatos, dossiê.
1 PLANEJAMENTO
O planejamento de um concurso público começa a partir do ponto em que há necessidade de recursos humanos para desenvolver uma determinada tarefa e/ou função em uma instituição ou empresa, seja ela pública ou privada. Vários pontos serão analisados, por exemplo: como será realizada a confecção do edital, quais os pontos relevantes, quantas vagas a ofertar, definição de critérios para recebimento de inscrição, especificação de disciplinas e peso de provas e como será:
Elaboração do Edital de abertura,
Forma de recebimento das inscrições;
Prova Escrita;
Prova Redação;
Prova Prática da Função;
Teste psicológico ou psicotécnico;
Prova de Títulos;
Revisão de questões e recursos;
Processamento e classificação final dos candidatos;
Dossiê;
2 ORGANIZAÇÃO
Depois do planejamento das etapas os responsáveis elaboram o plano organizacional, que visa organizar as diversas etapas discriminadas no planejamento.
2.1 Elaboração do edital de abertura
Elaboração e montagem da minuta editalícia para apresentação ao órgão contratante e análise juntamente com a Procuradoria Jurídica, que devera conter:
Número de vagas e quadro de vagas;
Vencimentos ou remuneração;
Nível mínimo de escolaridade exigido, que pode ser fundamental, médio, médio-técnico e superior;
Data de inscrição;
Data das provas;
Prazo de validade do concurso;
Conteúdo programático, onde serão listadas todas as disciplinas cobradas na prova.
Definição de critérios para recebimento das inscrições;
Especificação de disciplinas e peso de provas, bem como média para aprovação;
Regulamentação da forma de nomeação, processo de desidentificação e identificação de provas, recursos e demais dados necessários;
Seleção e convocação das Bancas Examinadoras;
Preparação de manual do candidato e fichas de inscrição, bem como todo material de apoio para a equipe responsável pelas inscrições.
Após as especificações acima é confeccionado extrato de todos os editais para publicação junto à imprensa.
2.2 Recebimento de inscrições
Será disponibilizado pela empresa contratada:
Programa informatizado para processamento das inscrições;
Treinamento aos encarregados do recebimento das inscrições;
Assessoramento de especialistas, para orientações técnicas e jurídicas;
Ficha-cadastro para o processamento das inscrições;
Análise de todas as inscrições efetivadas, objetivando a sua homologação;
Emissão de relatório de candidatos por ordem alfabética contendo cargo e número de inscrição e as inscrições indeferidas, com motivo de indeferimento.
Depois das instruções de recebimento das inscrições a empresa destinada fornece todos os demais editais necessários para o prosseguimento do Concurso Público.
2.3 Tipos de provas
2.3.1 Prova Escrita
È obrigatório à elaboração de questões inéditas, em conformidade com o nível de escolaridade do cargo, bem como com as atribuições, dispondo de profissionais de nível superior, devidamente habilitados, com responsabilidade técnica e registro no respectivo Órgão de Classe.
Análise técnica das questões com revisão de português;
Digitação e editoração de provas;
Impressão dos cadernos de questões;
Manter o sigilo das questões e a segurança da prova
...