Acidente De Trabalho
Trabalho Escolar: Acidente De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ivanbrida • 3/2/2014 • 737 Palavras (3 Páginas) • 803 Visualizações
ACIDENTE DE TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
1 INTRODUÇÂO
O tema “Acidente de Trabalho e Suas Consequências” enfatiza a apropriação de seu conceito bem como a inclusão de vários aspectos e distinções, implicando em direitos e obrigações diversas, e isso realmente é necessário que seja feito de forma aprofundada e completa. Ressalta-se que o Acidente do Trabalho se trata de um problema de saúde pública que afeta os trabalhadores na sua idade produtiva e por consequência dá origem a problemas de ordem econômica e social.
O intuito desta pesquisa bibliográfica é estabelecer o conceito de acidente de trabalho e suas consequências jurídicas a fim de aprofundar nossa compreensão a cerca da temática.
2 JUSTIFICATIVA
O tema em foco Acidente de Trabalho ao contrario do que muitos possam pensar, tem uma proporção e um impacto fulminante em praticamente todos os setores: familiar, fraternal, empresarial, social e econômico. Por isso, devemos estar atento em conhecer tais impactos negativos.
Segurança do trabalho não se refere somente a evitar acidentes, mas também zelar pelas condições econômicas, administrativas e de gestão de qualquer atividade empresarial. Empregados que sentem confortáveis, que são conscientes, que sabem que estão protegidos e bem treinados irão trabalhar muito mais, muito melhor e de uma forma bem mais produtiva.
3 OBJETIVO GERAL
Aprimorar conhecimentos a cerca do tema, acidentes de trabalho e sua consequências, destacando suas implicações e reflexos econômicos e sociais em nossos dias atuais.
4 DESENVOLVIMENTO
O acidente de trabalho é um fato possível a qualquer que seja a função laboral do trabalhador, embora inicialmente remeta ao pensamento das funções exercidas com periculosidade, não se pode deixar de fora nenhuma classe de trabalhador, pois mesmo que a função seja extremamente segura computa-se para efeitos de jornada de trabalho a ida e a volta do trabalhador no percurso casa trabalho e trabalho casa, e ainda o intervalo para refeição e descanso, sendo assim, consequentemente qualquer má sorte do trabalhador que venha a sofrer um acidente durante este percurso, intervalo ou ainda durante sua função laboral em estabelecimento do empregador ou fora dele a serviço do mesmo, configura-se como acidente de trabalho.
“Um acidente, de acordo com Geller (1994), nunca tem origem em apenas uma causa, mas em diversas, as quais vão se acumulando, até que uma última precede o ato imediato que ativa a situação do acidente”.
Muitas vezes, pior que o acidente em si, são as suas consequências. Todos sofrem, a vítima, que fica incapacitada de forma total ou parcial, temporária ou permanente para o trabalho; a família, que tem seu padrão de vida afetado pela falta dos ganhos normais, correndo o risco de cair na marginalidade; as empresas, com a perda de mão-de-obra, de material, de equipamentos, tempo etc., e, consequentemente, a elevação dos custos operacionais; a sociedade, com o número crescente de inválidos e dependentes da Previdência Social.
Um acidente do trabalho pode levar o trabalhador a
...