Acidentes De Trabalho
Exames: Acidentes De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laura098 • 12/3/2015 • 1.401 Palavras (6 Páginas) • 234 Visualizações
Acidentes de Trabalho
Prevenção é estratégia contra acidentes de trabalho
É considerado acidente de trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. A prevenção é a melhor maneira de evitar esse mal que gera custos e reduz a produtividade.
Os principais fatores que causam os acidentes de trabalho são:
- Falta de treinamento: É de fundamental importância que os funcionários conheçam as operações de trabalho, bem como os riscos destas operações. O treinamento dos funcionários evita acidentes e melhora o seu desempenho;
- Exibicionismo: Devemos respeitar nossos limites, portanto, qualquer atitude ou comportamento que exceda a nossa atividade, são possíveis fontes geradoras de acidentes. Na fabrica presenciei um funcionário se exibindo com um produto químico, ele segurava soda caustica em pó, sem nenhuma proteção, sendo assim um ato inseguro;
- Excesso de autoconfiança: Com o passar do tempo o trabalhador adquire habilidades na atividade desenvolvida no seu dia a dia, sendo às vezes benéficas à produção, porém, com esta habilidade aparece o que chamamos de autoconfiança, ignorando certas medidas de segurança, indispensáveis às suas atividades, aumentando consideravelmente os riscos de sua atividade;
- Ritmo de trabalho: Tendo em vista as dificuldades econômicas e operacionais que as empresas atravessam e o aproveitamento maior de mão de obra, dependendo das limitações do trabalhador, com o ritmo acelerado ele se tornará alvo fácil da ocorrência de acidentes do trabalho;
- Fator pessoal de insegurança: A falta de concentração no trabalho por problemas financeiros, de saúde em família, monotonia e permanência excessiva do trabalhador desenvolvendo a mesma atividade;
- Ambientes insalubres e perigosos: Os ambientes de trabalho ou atividades que geram condições insalubres ou perigosas que dependendo da concentração e tempo de exposição e ausência de sistemas de proteção. A falta de iluminação adequada em alguns pontos da fabrica pode ser causador de doenças.
Os agentes agressivos que podem trazer ou ocasionar danos à saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração e tempo de exposição são:
Agentes químicos
Quando a exposição é feita junto a produtos químicos como corrosivos, voláteis, radioativos, entre outros. Os problemas podem ser causados pelas vias:
Cutânea – Além da absorção o contato com determinados produtos químicos pode provocar o surgimento de irritações, queimaduras e descamações.
Digestiva – A contaminação do organismo ocorre pela ingestão acidental ou não de substancias nocivas, alimentos contaminados, deteriorados ou pela saliva.
Respiratória – As substancias penetram pelo nariz e boca, afetando garganta e os pulmões. Após a penetração pelas vias aéreas vão alojar-se em diferentes órgãos, onde manifestarão seus efeitos tóxicos.
Agentes físicos
Ruído – Máquina e equipamentos utilizados pelas empresas produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, provocando sérios prejuízos à saúde, como cansaço, irritação, dores de cabeça, diminuição da audição, problemas no aparelho digestivo, taquicardia e perigo de infarto.
Calor – Altas temperaturas podem provocar vários tipos de doenças. Este é um fator bem marcante na fabrica, pois causa irritação, cansaço excessivo, fadigas digestivas, taquicardia, prostração térmica, choque térmico, aumento da pulsação e hipertensão.
Vibrações localizadas – Na indústria é comum o uso de maquinas e equipamentos que produzem vibrações, e podem ser localizadas ou no corpo inteiro. São provocadas por ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas.
Agentes biológicos
Os agentes biológicos que podem causar acidentes de trabalho são: bacilos, bactérias, fungos, parasitas, vírus, protozoários. Esses microrganismos em contato com o homem podem provoca inúmeras doenças. Como: tuberculose, brucelose, malaria, hepatite, febre amarela, entre outros. As formas de penetração no organismo são: cutânea, digestiva e respiratória.
Agentes ergonômicos
A ergonomia (NR-17) é uma ciência relativamente recente que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho. Os agentes ergonômicos citados a seguir, podem gerar distúrbios físicos e psíquicos, provocando sérios danos à saúde.
- Esforço físico intenso;
- Levantamento e transporte manual de pesos;
- Exigência de postura inadequada;
- Controle rígido de produtividade;
- Imposição de ritmos excessivos;
- Monotonia e repetitividade.
São considerados agentes de acidentes as condições de trabalho que poderão acarretar danos à integridade física dos trabalhadores, como:
- Máquinas e equipamentos sem proteção;
- Layout inadequado;
- Ferramentas inadequadas ou defeituosas;
- Iluminação inadequada;
- Probabilidade de incêndio ou explosão;
- Armazenamento inadequado;
- Animais peçonhentos.
Biossegurança: promoção de saúde e qualidade de vida
O trabalho é normalmente um dos meios pelos quais o homem alcança melhores condições de vida e a sua qualidade de vida sofre um reflexo direto das condições do local de trabalho, onde se desenvolve uma grande parte de sua existência. O ambiente de trabalho quando é salutar proporciona resultados satisfatórios daquilo que se produz e para a saúde daqueles que ali trabalham.
Assim, percebe-se que a qualidade de vida no trabalho tem um caráter fundamental para atingir-se a qualidade total.
Na década de 60, coincidentemente com a evolução das discussões
...