Acidentes Domesticos
Ensaios: Acidentes Domesticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erica.teato • 9/10/2013 • 2.336 Palavras (10 Páginas) • 324 Visualizações
Acidentes domésticos
A maioria dos episódios acontece dentro de casa, inclusive com crianças e idosos, e os mais comuns são queimaduras, quedas, afogamentos, intoxicações, asfixias.
Mas todos nós temos que tomar inúmeras precauções, pois o objetivo principal é evitar essas situações, sempre conversando, orientando e observando os principais riscos.
A criança se machuca o tempo todo, em qualquer idade, quando caminha, tropeça, corre, cai, bate a cabeça, sobe nos móveis. O tipo de acidente muda de acordo com a idade dos pequenos.
Muitas das crianças costumam fantasiar, imaginar situações e criar um mundo de faz de conta em suas brincadeiras, sendo influenciadas por histórias infantis e desenhos animados e acham que podem voar como os super-heróis.
Os pais devem estar atentos aos comportamentos dos seus filhos, e sempre que presenciarem uma situação de risco deve chamá-los para conversar e orientar. Isso não quer dizer que a criatividade das crianças precisa ser censurada, pois são importantes e saudáveis para o desenvolvimento psíquico, mas devemos orientá-los.
Irei citar os principais acidentes domésticos:
Asfixia e Sufocamento
Geralmente ocorrem com as crianças menores, por cobertores, aspirar ou engolir algum objeto pequeno, vômitos, alimentos crus ou não mastigados, balas.
Precauções: nunca deixar as crianças sozinhas, evitar deixar objetos, brinquedos, pequenos, alimentos nos lugares baixos.
No caso dos brinquedos, eles devem ser suficientemente grandes para não poderem ser engolidos e resistentes para não serem lascados ou partidos. Eles não devem ter arestas ou serem pontiagudos.
Verificar sempre os rótulos e etiquetas dos brinquedos para saber quais os materiais de que são feitos, evitando alergias.
Comprar brinquedos adequados à idade de criança e verificar se os oferecidos também são apropriados.
Sacos plásticos, fios de telefone soltos, almofadas e travesseiros altos e fofos podem asfixiar ou estrangular.
Não coloque cordões à volta do pescoço da criança para segurar as chupetas, elas podem sufocar.
Se algo acontecer, procurar ajuda médica.
Queimaduras
São causadas por líquidos quentes, alimentos, fogo, chamas, objetos quentes.
A melhor maneira de evitar é manter a criança longe da cozinha.
Mas mesmo assim, as precauções são inúmeras, por exemplo:
Cuidados para as crianças:
Sempre virar o cabo das panelas para dentro do fogão;
Bicos do fogão sempre desligados ou até mesmo removê-los quando não estiver usando;
Guardar bem os fósforos, torradeiras, bules, garrafas térmicas, panelas, ferro de passar roupa, secador de cabelo, chapinhas de cabelo e outros equipamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças;
Ao acender uma vela, sempre colocá-la no alto, longe do alcance das crianças;
Ao preparar o banho da criança na banheira, sempre verificar a temperatura da água com um termômetro ou com o cotovelo.
Cuidados especiais para adultos:
Cuidados com utilização das panelas de pressão, sempre cumprir as indicações do fabricante;
Verificar periodicamente a validade da mangueira do botijão e do registro de gás, se estiverem vencidos, trocar imediatamente;
Cuidados com vazamento de gás, se acaso sentir cheiro de gás, não acender nenhuma lâmpada, sob o risco de explosão, o certo a fazer é abrir portas e janelas até o gás se dispersar do ambiente e depois investigar o vazamento;
Sempre usar luvas ou pegadores quando for tirar algo quente do forno;
A mangueira do botijão nunca deve estar encostada no fogão, para evitar que derreta com o calor do forno;
Na utilização do microondas, não cubra alimentos com papéis metalizados nem coloque no seu interior, louças com decoração prateada ou dourados, pois causam faíscas;
Quando acender o forno, coloque-se de lado e não em frente do fogão;
Ao estar na cozinha, evitar usar roupas de tecidos sintéticos e aventais de plástico, usar apenas toalhas, aventais e panos de tecidos naturais.
Se algo acontecer, em casa, nós não temos condições de avaliar se a queimadura é de primeiro, segundo ou terceiro grau, sendo assim, quando a queimadura for mais grave, colocar a área queimada na água fria e procurar ajuda médica.
Não beba líquidos quentes com seu filho no colo, pode cair sobre a criança e causar queimaduras.
Intoxicação – Ingestão de Medicamentos
Nunca devemos nos referir aos medicamentos dizendo que são doces, pois isso pode levar a criança a pensar que não é perigoso ou que é agradável e deve comer.
Sempre mantê-los fora do alcance das crianças, em lugares altos, em armários ou caixas bem fechadas e com chave.
Não usar remédio cujo prazo da validade já expirou, se os tem em casa, descarte-os.
Nunca medicar sem prescrição médica.
Se a criança ingerir medicamentos, mantenha a calma, e veja o que ela ingeriu e em qual quantidade. Pegue a embalagem e a criança e procurar ajuda médica. Não force o vômito, porque, dependendo do que foi ingerido, pode perder a consciência ou ficar sonolento e aspirar o vômito.
...